Ajuda para encontrar certidão de bisavó em Vila Real
Thais Fernandes
Member
Caros,
Estou há meses em busca incessante para encontrar o assento de nascimento de minha bisavó. Os parcos dados que tenho são:
Nome: Silvina Miranda
Pai: Joaquim Miranda
Mãe: Rosa Carvalho
Data de Nascimento: 10 de março de 1899 ou 1900, mas há controvérsias
Concelho: Mondim de Basto - Vila Real
Veio para o Brasil em 1914 ou 1915, encontrei seu passaporte no AD Porto.
Já não sei mais onde procurar, revirei os livros paroquiais dos concelhos, se puderem me dar alguma ideia ou dica agradecerei imensamente.
Obrigada
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Thais Fernandes
Folheou os livros de Mondim de Basto?
https://tombo.pt/m/mdb
Guilherme,
Olá. Revirei todos os livros de 1898 a 1900 e não encontrei.
Estou pensando em obter a cidadania por meu outro bisavô, mas no assentamento de batismo dele o nome é Miguel Fernandes Galinha, mas chegando ao Brasil ele adotou Miguel Fernandes somente, e também suplantou o sobrenome Galinha do pai. Será que é muito trabalhoso retificar?
@Thais Fernandes
ou aumentar o período de pesquisa ou, talvez seja o caso de solicitar informações do ID ao Cepese http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
ID 338926 / Silvina Miranda / Mondim de Basto / Mondim de Basto / Joaquim Miranda / Sem Indicação / Não Indica / 15 / Rio de Janeiro / Solteiro
Kleber, eu pedi, paguei os 10 euros ao CEPESE e me retornaram o livro e folha com o registro de passaporte dela, mas nada acrescentou além do Concelho.
@Thais Fernandes
quais são as informações que passaram?
@Kleber Silva Aguiar o Concelho onde nasceu e a data de emissão do passaporte. O restante eu já tinha.
@Thais Fernandes
pode passar o nº, data e onde foi emitido o passaporte?
@Kleber Silva Aguiar foi emitido pelo Governo do Porto em 18/05/1914, passaporte 393. Visualizei e as informações são bem vagas, não informam a freguesia nem data de nascimento.
@Thais Fernandes
chegou a solicitar o processo do passaporte?
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1550774
@Kleber Silva Aguiar soliitei, mas não sei se fiz corretamente, entrei com pedido de reprodução do documento, com opção de baixar pela internet.
@Thais Fernandes
Vamos aguardar o retorno
@Thais Fernandes
Boa noite,
O local você já sabe. Você tem que olhar na freguesia de mondim de basto.
Em 18/05/1914, a Silvina tinha 15 anos. Isso dá as seguintes possibilidades:
1) Fez 15 anos em 1914 - tem que buscar o livro de batismo dessa fregresia no ano de 1899;
2) Vai fazer 16 anos em 1914 - tem que buscar nos livros de 1898;
Quando concelho e freguesia têm os mesmos nomes, isso não é mencionado no passaporte.
Também existe a possibilidade de a idade do passaporte estar errada.
Aí, vc vai ter que olhar os livros (eles estão em sequência desde 1886). Essa freguesia organiza bem os livros. Vc nao terá dificuldade de achar a silvina ou, quem sabe, o casamento dos pais dela.
No familysearch, seção imagens, tambeme é uma boa fonte de buscas e tem os livros dess freguesia.
E vc também pode fazer uma busca pelo assento no AD. Só cobram se o assento for encontrado.
O funcionário do Arquivo Distrital de Vila Real respondeu que a freguesia não é Mondim de Basto, pois fez a pesquisa de 1898 a 1900 e não a encontrou (eu havia feito pedido de pesquisa). Eu mesma já olhei todos os demais livros, que têm menos assentos, e também não encontrei.
@Thais Fernandes
Procurei nas freguesias de Mondim e também não encontrei o assento de sua bisavó.
Seu trisavô Joaquim é da freguesia de Mondim de Basto, nasceu no final dos anos de 1840 e era viúvo quando casou com sua trisavó Rosa, esta é da freguesia de Atei e nasceu em 1864, se não estou enganado. Perdi o que havia encontrado, meu notebook reiniciou na madrugada.
Que bom que o passaporte é do Porto e deve conter uma cópia do batismo de sua bisavó. A cópia de cada folha do processo custa céntimos de euros.
@Guilherme Moreira creio que ela deveria, então, ser de Mondim de Basto ou Atei, mas já procurei estas e também as outras freguesias. Lembro que a família conta que ela possuía uma irmã gêmea, começo a achar até que nasceu e foi batizada em outro local. Vou torcer para que o AD Porto tenha informações.
O Arquivo Distrital do Porto está desde 25 de outubro com meu pedido de reprodução estagnado na fase dita "Realizar Orçamento". Demora realmente vários dias para que eles liberem o orçamento do pedidos?