Etapa 6/7 do processo de nacionalidade e Cartão Cidadão

Olá amigos, espero que estejam bem.

Preciso de uma luz, estou com muitas dúvidas no meu processo de nacionalidade.

Estou no meu processo de nacionalidade portuguesa por Atribuição, neto de português, desde janeiro/2021 (após o processo do meu pai ser finalizado), na Conservatória de Tondela.

Após verificar inúmeras vezes todos os dias no site de consultas o andamento do processo, e nunca sair da bolinha 1, de repente no dia 12/OUT/2021 as bolinhas ficaram verdes até a etapa 5, e no dia seguinte, a etapa 6 também foi concluída, restando então a etapa 7 (segue em laranja/marrom).

1- Assim, mesmo sendo difícil prever, saberiam me informar um prazo para a etapa 7 ser concluída?


2- Gostaria de saber se a minha linha de raciocínio está correta: após as etapas serem todas concluídas, a Conservatória enviará o Assento de Nascimento Português, e somente após isso poderei fazer o agendamento do Cartão Cidadão?


3- Infelizmente tenho extrema urgência para ter o Cartão Cidadão em mãos, visto que me mudarei para a Irlanda assim que estiver com ele em minha posse, no mais tardar abril/2022.

Dessa forma, optarei em ir a Portugal emitir o cartão, já que o agendamento em São Paulo está no mínimo para Agosto/2022. É possível saber se consigo fazer o Agendamento em Portugal rapidamente? Fazendo diretamente em Portugal, eu conseguiria ter o Cartão Cidadão em poucos dias?


Estou sempre aprendendo com o Fórum, agradeço o espaço para tirar minhas dúvidas. Gnd abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.