Impedimento para o processo de nacionalidade portuguesa.
Oi gente, tudo bem? :)
Tive conhecimento a pouco tempo que tive um português na família e desde então comecei meu processo de buscar sozinha os documentos e já estou desesperada, rs.
A história é bem complicada, minha bisavó é neta de português (ela está viva) mas ela n possui nenhuma documentação dele, sendo assim, pensei em procurar certidão por certidão até chegar no tal português.
Descobri o nome do português recentemente pois consegui achar a certidão de nascimento dela, porém na certidão dela diz que ela foi registrada com 18 anos, quase 19, filha legítima do filho do português.
Procurei algumas pessoas que trabalham com cidadania e cada uma fala uma coisa, que não tenho chances e nem adianta procurar os outros documentos, que precisaria entrar com processo judicial, outros dizem que posso fazer normalmente, enfim... queria saber se alguém passou pela mesma situação e conseguiu ter sucesso na tão sonhada cidadania? Alguém poderia me dar uma luz por favor?
Desde já agradeço!
Comentários
@marcellesfs
Não é trivial, mas é possível. Leia os posts dessa página toda que são de seu interesse. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/250853/#Comment_250853
E aqui sobre a revogação do art-14:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17815/nacionalidade-reconhecimento-na-maioridade/p1
@gandalf Muito obrigada, vou dar uma olhada sim :)
@marcellesfs
Eu esqueci de complementar que a maioridade antigamente era 21 anos, e se for o caso quando ela foi registada, então ela consegue. Provavelmente precisará fazer um requerimento, e fazer defesas por escrito na forma da lei. Se não souber como se faz, e não quer ler o Código Civil pra isso, deve contratar um advogados para ajudá-la.