Estou a procura da certidão de nascimento do meu avô.

Boa noite a todos!


Me chamo Lenira, estou em busca da certidão do meu avô paterno, para adquirir minha cidadania portuguesa.

segue abaixo, alguns dados que tenho:

Nome: Antônio Carvalho de Azevedo.

Filiação: Manoel Carvalho de Azevedo e Rosa Maria da Silva.

Nasceu em Santo Tirso

Ano de nascimento: Entre 1860 a 1865

Agradeço de coração, toda ajuda recebida, e desejo muita paz e sucesso para todos.

Comentários

  • @LeniraCarvalho

    Talvez a emigração do António

    ID 325839 / António Cravalho de Azevedo / Santo Tirso / Santo Tirso / Manuel Carvalho de Azevedo / &bnsp; / Capitalista / 43 / Pernambuco / Solteiro

    Caso confirme, sugiro solicitar informações do ID no http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

  • bom dia

    quero saber como consigo a certidão de nascimento do meu avô. Ele faleceu em 1978 aqui no Brasil. Não casou, mas viveu junto e teve 10 filhos com minha avó brasileira. Consegui um documento no familyseach, um registro de um navio onde consta o nome do meu avô: Jose Antonio Fagundes, veio para o Brasil com 9 anos de idade em 1928, saindo de Lisboa, destino ao Uruguai, onde desembarcou em Santos. Estou buscando a certidão de obtido para obter mais informações dele.

  • @kleber258 na certidão de nascimento dos filhos do seu avô deve ter mais informações que vão te ajudar a localizar a certidão de nascimento dele

  • Boa noite Kleber!

    Meu avô veio para Pernambuco sim, casou e constituiu família em Recife.


    Como faço para saber mais sobre o ID, sou totalmente leiga nesse aspecto.


    Me orienta, por favor.


    Obrigada.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @LeniraCarvalho você manda um e-mail para cepese@cepese.pt e informa que quer obter as informações do passaporte de ID 325839. Eles vão mandar os dados para você fazer a transferência bancária no valor de 10 euros e, após a confirmação, vão te mandar os dados do passaporte.

  • Gsilvestre, muito obrigada pela informação, fiz isso sim.

    Obrigada.

  • Boa noite Gsilvestre, depois de um bom tempo, consegui informações do passaporte de ID 325839, conforme me foi orientado.


    Arquivo Arquivo Distrital do Porto

    Livro 3377

    Passaporte 506

    Data Passaporte 1906/10/12

    Tipo Ida

    Nome António Carvalho de Azevedo

    Apelido Sem Indicação

    Concelho Santo Tirso

    Naturalidade Santo Tirso

    Pai Manuel Carvalho de Azevedo

    Mãe Sem indicação

    Sexo Masculino

    Civil Solteiro

    Destino Pernambuco

    Pais Brasil

    Idade 43

    Profissão Capitalista

    Escreve Sem Indicação

    Observações l~


    Para dar entrada na solicitação de cidadania, vou precisar da certidão de batismo, correto?


    A partir dessas informações, como proceder para conseguir essa certidão de batismo dele?


    Grata pela atenção de sempre.

  • @LeniraCarvalho

    Solicite a reprodução do passaporte n°506 de 12/10/1906 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1525030

    Talvez tenha o registro ou informações para encontrá-lo

  • Olá Kleber!


    Nesse caso, eu peço a reprodução "Digital" e a finalidade "Investigação"?


    Uma dúvida: Essa reprodução do passaporte, vai servir apenas para avançar na busca da certidão de batismo?


    Grata.

  • Olá, boa tarde!


    Me chamo Ivanildo Tobias, estou pesquisando os documentos para minha esposa solicitar a cidadania dela, através do seu avô.


    Entrei com uma solicitação anteriormente, e obtive a resposta abaixo.

    #1163153 FIM DE FLUXO DO PEDIDO DE PESQUISA

    Imprimir

    MENSAGEM RECEBIDA

    Prezado Ivanildo Filho,


    Vimos por este meio informar que o documento pretendido foi localizado.

    Para submeter um pedido de reprodução, vá ao separador Meus Pedidos e crie um novo pedido de reprodução a partir do código de referência:

    PT/ADPRT/PRQ/PSTS05/001/0007; Fls 135 e 135V; Assento 4; Imagem: m00137.tif.

    Durante o preenchimento do formulário, opte por selecionar o tipo de cópia PARCIAL, para completar a totalidade dos dados.


    Com os melhores cumprimentos,

    Arquivo Distrital do Porto


    Nesse caso, devo pedir a cópia PARCIAL, como citado por eles acima?


    Obrigado.

  • editado June 2022

    @LeniraCarvalho

    Ivanildo,

    o ADPorto já lhe informou os dados do assento de batismo. Então a freguesia é Aves, concelho Santo Tirso, distrito do Porto.

    Assento no. 4, de 1863 (tif137):

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=820773

    Solicite a certidão como informado nesse tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Bom dia Guilherme!

    Me tira um dúvida por favor.

    Na resposta que eles mandaram para mim, ele orientam o preenchimento da seguinte forma:

    "Durante o preenchimento do formulário, opte por selecionar o tipo de cópia PARCIAL, para completar a totalidade dos dados".

    Estou na dúvida se a certidão parcial serve para solicitar a cidadania da minha esposa.

    Me orienta por favor.


    Abraço.

  • Eu sou neta de portugueses, consegui a certidão de nascimento da minha avó ligando para o cartório ( precisa saber qual cidade a pessoa nasceu e ver quais cartórios existiam na época) no meu caso eles são de Câmara de Lobos, quando liguei a pessoa pediu p eu passar os dados por e-mail, passei e no mesmo dia ela enviou o número do registo de nascimento. Fui no consulado aqui com o número e eles imprimiram e colocaram o selo do cônsul p validar o documento. Gastei uns 10€ .

  • @LeniraCarvalho

    Ivanildo,

    seguindo o roteiro do tópico recomendado, o resumo do seu pedido ficaria assim:

    Na última opção pode ser "Correio registado" se achar mais conveniente.

  • Boa tarde Guilherme!

    Obrigado pela orientação, já fiz a solicitação, o valor eles devem informar depois, é isso?

    Outro detalhe, quais os passos que devemos seguir?

    No caso minha esposa é neta de Sr Antônio( Português Falecido) casou com uma brasileira Sra. Francisca (Falecida), e o filho Sr David Carvalho que o pai da minha esposa (Falecido)


    Quais documentos precisamos reunir, e como seguir com o processo?


    Somos gratos demais pelas orientações que vocês tem nos dado, sem essas orientações não teríamos como seguir.


    Gratos pela atenção de sempre,

    Ivanildo/Lenira.

  • @LeniraCarvalho , fique de olho no Arquivo Distrital, eles vão fazer um orçamento, que você tem que aprovar e pagar.

    Depois de validado o pagamento, eles vão mandar a certidão pelos Correios.

    Veja quem foi o declarante do filho do Sr Antonio, David. Se foi o pai português até que o filho tivesse completado 1 ano de idadde, não precisa transcrever o casamento dos avós em Portugal.

    Se não foi o pai português ou o registro foi feito com mais de 1 ano de idade da criança, terá que transcrever o casamento.

    Os documentos necessários ao processo de netos podem ser vistos aqui - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

  • Olá Leticialele, para saber quem foi o declarante, tenho que pedir uma certidão de inteiro teor do nascimento, é isso?


    Obrigado pelas informações preciosas.

  • @LeniraCarvalho , sim, peça a certidão que vai usar no processo de atribuição.

  • Muti obrigado Letícia pelas informações.


    Boa noite.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.