Ajuda para traduzir

Gente, sei que vocês são mestres e agradeço desde já a atenção e qualquer ajuda possível.

Estou tentando encontrar a certidão do português JOAQUIM LUIZ DOS SANTOS VILLA VERDE. Ele foi casado com ANNA CLEMENTINA VILLA VERDE. Infelizmente não tenho maiores informações sobre a origem e por já ter esgotado meu poder de busca, peço a ajuda de vocês.

Se puderem ajudar a traduzir tb as informações do registro ou localizar as certidões de nascimento e casamento do filho dele, THOMAZ LUIZ DOS SANTOS VILLA VERDE (nascido em Pernambuco) e casamento com EUGÊNIA LAVINIA DA CUNHA VILLA VERDE realizado em 07/11/1912 no RJ, eu agradecerei imensamente.


As informações que tenho nessa outra certidão não consigo identificar, só o nome do meu bisavô JAYME DA CUNHA VILLA VERDE.

.org/ark:/61903/1:1:KFS8-DW2?cid=fs_copy


Comentários

  • A primeira imagem é o casamento de Jayme da Cunha Vila Verde com Dolores Soares Vila Verde.

    Jayme é filho de Thomas (nascido em PE; data ignorada) e Eugenia (nascida no RJ. data ignorada). São divorciados

    Dolores é viúva de Mario da Cunha Vila Verde (será irmão de Jayme?); Mario morreu em 12/10/1913 no Rio de Janeiro.


    A segunda é uma série de transcrições que fazem referência ao divórcio de Thomas e Eugenia. Bem no final fala que se casaram na freguesia de São Cristovão - e talvez na página seguinte (onde está?) falasse a data do casamento. Pelo que entendi, você está com a data errada de casamento: em 07/11/1912 eles já estavam divorciados pelo jeito. Me parece que há algo sobre uma sentença em abril de 1912.


    A terceira imagem é o nascimento de Jayme, filho de Thomas e Eugenia. Nasceu em 20/06/1889. Diz que Thomas e Eugenia se casaram na frequesia de São Cristovão - já sabe onde procurar!

  • Muitíssimo obrigada, achei em algum lugar a possível data de casamento do Thomaz como 06/09/1873.


    Saberia me informar onde estaria a certidão de óbito do JOAQUIM LUIZ DOS SANTOS VILLA VERDE, sepultado em 02/08/1874 no cemitério são Francisco Xavier (atual caju)? Talvez nela eu localize a origem de nascimento dele.

    Olhando o arquivo nacional achei algumas reproduções que citavam o nome dele é parte da história foi preenchida.


  • @AlianeVVSB

    Como dito, Thomaz se casou em São Cristovão. Como você agora tem a data certa, foi fácil achar o casamento:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8NV-3?i=146&wc=M6ZT-TNG%3A131775101%2C142645701%2C142850401&cc=1719212

    Essa data de casamento fazia mais sentido - até pelo nascimento do filho Jayme em 1889.

    Nesse casamento, diz em que freguesia no Recife Thomaz nasceu: São José (caso não soubesse disso ainda). Já achou o batismo dele?


    Sobre o óbito: como a família tem ligações com São Cristovão, procuraria lá.

    O anúncio do falecimento faz menção às ruas de onde saiu o enterro. Rua Uruguai existe até hoje, também menciona o bairro do Andaraí. A Rua Andaraí pode ter tido trechos com nomes mudados. Imagino que a família morava no trecho inicial da Rua Uruguai. Eu olharia num mapa quais são as igrejas da região pois o óbito deve ter sido registrado numa delas em 1874. Como você tem a data do enterro, nao levará tanto tempo buscar em várias na região.

    Nesse link você pode ver a data de estabelecimento das paróquias no Rio e só buscar nas próximas que já existiam na data do óbito:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3quias_da_arquidiocese_de_S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o_do_Rio_de_Janeiro

    Notei que uma das testemunhas do casamento de Thomaz foi o Barão de Mesquita - que hoje em dia é nome de uma das principais ruas daquela região. Então a família pode ter laços fortes com a área e os nascimentos, casamentos, óbitos todos registrados nas igrejas da região,

  • Cara, vc é incrível! Fiquei dias revirando os registros mas não encontrei as principais registros e informações que preciso. No arquivo nacional não apareceu quase nada de Pernambuco. Sei que o Joaquim foi vice cônsul interino em 1866 (de acordo com uma publicação de jornal de SP) e em 1865 trabalhou como delegado no consulado de SP de acordo com o Almanak do ano.

    Da época anterior, desde sua chegada e estadia em Pernambuco não consegui encontrar. Muito obrigada pela informação do nascimento do Thomaz, não tenho noção ainda de todos os passos a tomar e lugares a procurar..rs. Essa informação do batismo eu consigo remotamente? Moro no RJ.


  • editado October 2021

    @AlianeVVSB

    Caso não use ainda, tente o Family Search. É grátis. Há muitos livros de registros microfilmados mas não indexados por nome das pessoas (como o deste casamento em São Cristovão). É um tesouro para buscas.

    Entre em Pesquisar, depois Imagens. Digite o nome do local. Aí vai aparecer a lista de todos os livros que eles tem. Pode ter ou não o de batismos em São José em Recife. Do Rio de Janeiro vai achar muita coisa.

    E, caso não tenha feito ainda, sugiro criar a árvore da família no FS. O sistema tenta achar conexões com arvores já existentes e com documentos que possam ser desta família. Inclua o maior número possível de pessoas (avós, tios, primos etc) e dados delas, pois isso aumenta a chance de aparecer algo. Boa sorte!

  • @AlianeVVSB

    Você já viu essa árvore no FS?

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/KL7D-G3L

    Caso não tenha visto, já há muita coisa para poupar seu trabalho; inclusive com muitas fontes anexadas. Você pode incluir e/ou corrigir dados e certidões conforme for achando e isso pode facilitar chegar até no português.

    Outra coisa. No site do CEPESE aparecem vários passaportes portugueses emitidos com o sobrenome Vila Verde indo para Pernambuco. Como o sobrenome não é tão comum, podem ser parentes:

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1

    Escreva apenas "Vila Verde" com um L só no campo "Nome" e clique em Pesquisar para ver a lista (o site indexou tudo atualizando as grafias em geral). São todos Gonçalves Vila Verde. Podem ser pais, tios ou outros parentes do que você procura e o Gonçalves desapareceu do nome dele. Portugueses são "famosos" por ter inúmeras variações dos sobrenomes, quanto mais depois de imigrar para o Brasil.

  • OPA...vou dar uma olhada sim...minha irmã está criando a árvore e acabamos achando outra ramificação de portugueses, dessa mais próxima pois meu pai vivo é bisneto.

    Em relação ao Barão de Mesquita ser testemunha, aparentemente meu parente casou com a neta dele .


    Pode me tirar outra dúvida? No caso pra ser certidões e tudo mais, é necessário que eu e minha irmã façamos os mesmos processos de emissão cada uma ou podemos fazer 1 só é autenticar a cópia, dando entrada no mesmo período?


    Obrigadaaa

  • @AlianeVVSB cada processo precisa ter seus próprios documentos originais. não dá pra reaproveitar ou fazer cópia etc

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.