Preenchimento do formulário 1c

editado October 2021 em Outros assuntos

Boa noite, estou com dúvidas quanto ao preenchimento do formulário 1c.

Se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

**No quadro 1 **

Preenchimento do primeiro nome e sobrenome ( apelido) ok

Precisa anexar a certidão do meu casamento apostilada, pois houve alteração do meu nome para o de casada ?

Data de nascimento ok

Estado Civil: viúva

Pelo que entendi no item 4 " documento de identidade " só é para preencher se eu tivesse algum documento emitido por algum país da União europeia? ( como meu passaporte é aqui do Brasil não preencho nada) ?

No campo " residente em e código postal " eu coloco meu endereço aqui no Brasil?

**Quadro 2 **

Assinalei a opção pai português e não preencher nada, pois vou apresentar a certidão de registro emitida pelo civil online

**Quadro 3 **

Não preenchi nada, pois eu mesma que estou fazendo não há representante legal

** Quadro 4**

Asisnalei as opções de 1 a 3 com o nome dos documento que serão anexados ao formulário

**Quadro 5 **

Assinatura do declarante reconhecida presencialmente, existem duas linhas parq assinar. Vou assinar as 2 linhas no cartório para que haja o reconhecimento de firma

No meu formulário não veio o item " quarto 6" quanto ao pagamento. Vi alguns comentários com a informação do quarto 6, mas o meu não tem.

É isso mesmo ?

Fiquei com medo de estar faltando algum preenchimento, porque bastante coisa vai ficar em branco estou com medo de fazer errado.

Comentários

  • @Danipukaro

    Você buscou no roteiro?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    Creio que todas as suas respostas esta6o ai. A única coisa que mudou é o pagamento, que antes era por ValePostal e agora é por CCrédito. O cartão pode ser de qualquer pessoa, colocando o nome do requerente e o e-mail nos campos apropriados. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • editado October 2021

    Sim, fiquei com dúvida nessa parte.

    Pedi ao cartório cópia reprográfica da certidão de nascimento, mas tendo em vista a mudança de nome pelo casamento devo anexar também a certidão de casamento apostilada?

    Nas instruções tem a seguinte ;

    PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO 1C

    -------------------------------------------------------

    QUADRO 1

    NOME: são os primeiro e segundo nome (se houver). Ex: Lucia , João Manuel, etc.

    APELIDOS: são os sobrenomes Ex: da Silva Rodrigues, Figueiredo, etc.

    Obs.: Se a pessoa for uma mulher cujo nome nome se alterou pelo casamento, tem obrigatoriamente que preencher com o nome de casada (o mesmo que consta em seu RG). Irá precisar anexar uma Certidão de Casamento de inteiro teor, apostilada. Esta certidão de casamento é auxiliar para este tipo de processo e serve apenas para provar a troca do nome. Contudo, se na Certidão de nascimento da mulher requerente constar o casamento averbado (e a consequente troca de nome), não é necessário anexar a Certidão de casamento auxiliar

  • @Danipukaro

    A certidão de nascimento é reprográfica e apostilada.

    A certidão de casamento inteiro teor (digitada) certificada (sem apostilar), quando a requerente for mulher e for casada.

    Se apostilar a certidão de casamento não tem problema, mas não precisa. Ela é apenas para justificar a mudança no nome do RG.

    A cópia do RG ou passaporte tem que ser certificada e apostilada.

  • Boa noite,

    A cópia do RG no( meu caso passaporte ) não basta ser apostilada então? Tem que ser certificada também? O que seria essa certificação ? Por favor

  • O formulário 1c pode deve ser somente reconhecido firma né ? Ou precisa ser apoatilado tb além do reconhecido a assinatura? Obg

  • @Danipukaro, certificação é o mesmo que autenticação.

    A cópia do passaporte deve ser autenticada e apostilada;

    O Formulário 1C deve ter a firma reconhecida por autenticidade, não precisa apostilar.

  • Olá, obg mesmo pela grande ajuda. Sem dúvida foi essencial ao meu processo

    Hoje envio a solicitação de cidadania da minha avó.

    Quando tiver mais notícias conto a vocês. Muito obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.