Certidão de Nascimento com Averbação do Casamento

Olá!

No Vice-Consulado de Porto Alegre estão solicitando a Certidão de Nascimento dos meus avós portugueses já com a Averbação do Casamento.

Como o Casamento ocorreu após 1911 devo solicitar a Certidão de Cassmento à Conservatória do Registro Civil do Concelho ao qual pertenciam meus avós .

Ocorre que ao solicitar em Civil Online há um campo obrigatório a ser preenchido que é a data do casamento deles, a qual eu desconheço com precisão (me informaram 1925).

Como faço para solicitar essa Certidão já que não tenho essa data precisa e nem a Conservatória e nem o Vice-consulado respondem meus e-mails!?

Comentários

  • @drica_lamb53

    Qual o ato que vc quer praticar?

    Se for transcrição de casamento, sugiro que você procure outro Consulado, se tem algum parente fora do RS ou que mande para Portugal, onde não há essa burocracia.

    Se for atribuição de filhos (netos só é feita em lisboa), eu escolheria o Porto, que é a opção mais rápida, durando 6 meses em média. Bem mais rápido do que por Consulado.

  • Vou encaminhar a Nacionalidade para a minha mãe e minhas tias, que são filhas de portugueses.

    Mas eu não tenho a Certidão de Casamento.

    Posso solicitar a Transcrição direto mesmo sem ter a Certidão de Casamento!?

    Eu realmente preciso fazer essa Transcrição para solicitar a Nacionalidade?

    Apenas a Certidão de Nascimento dos meus avós não basta?

  • @drica_lamb53

    Se vc quiser falar com algum forista, coloque @+ apelido e espere ficar ambos coloridos.

    Assim, o sistema avisa que há uma mensagem nova no sino do menu da sua conta.

    O casamento ocorreu em Portugal? Ambos os avós eram portugueses?

    Se ambos eram portugueses e o casamento ocorreu em portugal, o termo correto não é transcrição e, sim, anotação ou averbação de um casamento português num nascimento português.

    E isso nao seria necessário em um processo de Atribuição de filhos.

    Se o casamento ocorreu no Brasil e os pais eram portugueses, a transcrição é necessária.

    Com relação ao pedido do assento de casamento com data desconhecida, coloque uma data qualquer e informe que não tem certeza da data, apenas do ano, nas informações adicionais.

    Se vc já tem o assento do nascimento do pai português sem o casamento anotado, peça o casamento do jeito que te informei acima e mande os dois (nascimento e casamento do pai português) no processo de atribuição das filhas.

    Basta pedir uma cópia do casamento. Você pode usar o assento do civilonline quantas vezes quiser.

    Abraço.

  • Entendido!

    Muito obrigada pelos esclarecimentos!

    Abraço.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.