Ajuda para encontrar a certidão do meu avô

Olá, amigos , tudo bem ?

Estou a procura da certidão de nascimento/batismo do meu avô, hoje me encontro com pouca grana pra pagar alguém pra me ajudar , decidi correr atrás por meios próprios, se importariam de me ajudar ?

Dados do.meu avô

Nome : João Augusto Moraes

Pai: Antônio Manuel Moraes

Mae: preciosa Augusta Moraes

Nascimento : 13/03/1935

Meus tios dizem que ele vem de vila verde , pelo que pesquisei fica em Braga

Ele não era casado com a minha avó isso implica em que ? Quais são os próximos passos ?

Obrigado desde já

Att.

«1

Comentários

  • @matheusgeber

    Boa tarde,

    Pelo ano de nascimento, vc pode pedir o assento pelo civilonline. Custa 10 euros e você pode imprimir quantas vezes quiser.

    Como pedir:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    O seu avô é vivo? O processo será o de filhos ou o de netos?

    Se o avô português foi o declarante do nascimento e este ocorreu antes do registrado completar 1 ano, não terá problemas.

    Se foi depois de 1 ano ou se outra pessoa foi o declarante do nascimento do filho,vc terá que enviar no processo documentos que comprovam a filiação, como exames médicos ou documentos escolares.

    Abraços

  • Meu avô já é falecido ,

    Minha mãe me informou informou todos os filhos têm somente o sobrenome do pai português, nenhum filho tem o nome da mãe,

    O processo será primeiro pra minha mãe "filha " por ser mais fácil e menos demorado , logo após será pra mim "neto"

  • Vou pesquisar no civilonline, obrigado pela dica !

  • @matheusgeber

    Você tem que ver se o seu avô que declarou o nascimento da sua mãe.

    Se não foi o declarante, vc ira precisar de documentos adicionais para fazer a perfilhação.

    E depois sua mãe (depois de conseguir a cidadania) terá que transcrever o casamento dela (se houve), exceto se ela declarou o seu nascimento.

    Pelo Porto, cada processo deve levar 6 meses. Menos, se houver uma prioridade por idade ou condição de saúde.

  • @matheusgeber

    na emigração menciona Macedo de Cavaleiros

    ID 417000 / João Augusto Morais / Macedo de Cavaleiros / Macedo de Cavaleiros / António Manuel Morais / Preciosa Augusta Morais / Familiar / 2 / Rio de Janeiro / Solteiro http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

  • No caso essa Id e da imigração do meu avô? Quando eu entrar em contato com o cepese eu coloco essa id?


    Nos não fazemos ideia de quem seja Macedo de cavaleiros , minha mãe é meus tios nunca ouviram falar

    Eu consigo a cópia do passaporte do meu avô com essa informação correto ? Foi isso que eu entendi , com esse custo de 8 euros

  • Eu não sei se influencia em alguma coisa mas o "MORAIS" citado em cima é com i e o Moraes dos meus avós e com e "MORAES" NAO ENTENDO MUITO SOBRE O ASSUNTO mas creio que pode ter tido algum erro na escrita

  • E sim a minha mãe tem certeza que o declarante do nascimento dela foi o meu avô, só que o problema é que ela é casada e na certidão de casamento não vem dizendo , só na certidão de nascimento que está no cartório vou ter que solicitar uma via pra provar correto?

  • @matheusgeber , Macedo de Cavaleiros é um Concelho do Distrito de Bragança. Também há uma Freguesia com o mesmo nome.

  • @matheusgeber

    Moraes = Morais, pois tem o mesmo som.

    Vc não precisa entrar em contato com o cepese, salvo se tem alguma dúvida se a data de nascimento está correta.

    Com o id que o Kleber achou, vc descobriu o Distrito, Concelho e Freguesia do seu antepassado.

    Como o nascimento se deu após 1911, basta você inserir esses dados no civilonline e pedir o assento de nascimento do seu parente a um custo de 10 euros, pagos por transferência internacional.

  • @matheusgeber

    A questão do declarante só tem que estar na certidão de nascimento da sua mãe.

    Essa deve ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada.

    Se houve mudança de nome da sua mãe por casamento e o nome de casada estiver na identidade que será usada no processo (RG, passaporte ou CNH), o fórum recomenda o envio da certidão de casamento da sua mãe em inteiro teor (digitada/narrativa), não havendo a necessidade de apostila.

    Abraços

  • Muito obrigado pela ajuda gente , Deus abençoe muito a vida de vocês .. não tem ideia de como estou feliz !

    Já tinha perdido as esperanças , e agora estou bem mais perto do que imaginava

  • @matheusgeber

    Informação importante!!!

    Como a certidão é emitida pelo civilonline, se vc souber os dados do assento, não haverá a necessidade de gastar esses 10 euros.

    É só preencher os dados no formulario 1C.

  • @guimoss

    Amigão eu sou bem leigo , no caso essa certidão certidão somente pra preencher esse formulario c1?

    Todos os dados que eu tenho estão aqui , já são suficientes ? Ou é melhor imprimir por via das dúvidas?

    Eu tô andando um passo de cada vez , pra não errar em nada , iria primeiro achar a certidão do meu avô, depois acertar todos os documentos da minha mãe pra cidadania dela , e assim chegar na minha ,

    Eu meio que "buguei" quando falou que não precisaria da certidão , RS

    O passo a passo não seria esse ? Pra conseguir a cidadania da minha mãe, estar com o o documento do português em mãos pra mim era o principal

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @matheusgeber

    No pedido de nacionalidade de filhos, tem o formulario 1c (vc pode achar um modelo no 1o topico do forum).

    Nele, vc tem que preencher os dados do português. Como, no seu caso, o nascimento é após 1911 (data da criação do reg.civil português), vc pode preencher os dados do assento do português.

    E isso tornaria desnecessário o pedido de um assento no civilonline.

    Vc tem a certidão de nascimento portuguesa do seu avô?

  • Não eu estou em busca disso , só tenho esses dados porque minha mãe sabe de cabeça

  • matheusgebermatheusgeber Member
    editado October 2021


  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @matheusgeber

    O que eu quis perguntar foi se a sua mãe, como filha do Português, teria guardado algum documento do português em que aparecem os dados do nascimento.

    Seria algo como registro n° xxxx/1935, que é o ano em que ele nasceu.

    E qual a idade da sua mãe? A depender da idade ou de condição de saúde, ela pode ter prioridade no processo.

  • Bom dia ! Postei uma mensagem Jandira dias e não a encontro mais no grupo Estou procurando um nascimento de 1908 e não encontro de jeito nenhum Alguém poderia me ajudar ? A última orientação qie obtive me remeteu aos arquivos de Coimbra e eles sugeriram pesquisar em um site, o qual conduz ao site da Igreja que possui os documentos com mais de cem anos, mas não consegui explorar o arquivo Tenho sinete o nome, filiação, data do nascimento e a provável cidade de Cantanhede como local de nascimento Caso alguém possa ajudar ou indicar alguma pessoa que tenha vivência com pesquisas ficarei agradecido

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @David Abrao

    Deixe os dados do Português e um resumo do que lhe foi informado, que o fórum dirá os próximos passos.

  • Avô : Manoel Trindade nasc 13/06/1908 Os pais são : José Augustinho Trindade e Anna Baptista Trindade

    eles entraram no Brasil em 1912 conforme e teriam vindo de Cantanhede Essas informações um amigo aqui do grupo conseguiu encontrar em um livro antigo

    Mandei várias mensagens para as conservatórias e não consegui nada Em Coimbra informaram que eu consultasse o familysearch, mas não consegui fazer a pesquisa por encontrar dificuldades em utilizar o site

  • @David Abrao

    Primeiramente, evite mandar a mesma mensagem em topicos diferentes.

    Se vc quiser falar com um forista em especial coloque @ + apelido e espere que ambos fiquem coloridos.

    Foi indicado que a familia veio de "catanhede".

    Fica a dúvida se é concelho (equivale a município no Brasil) ou freguesia (bairro ou distrito no Br).

    Dessa forma, vc tem que entrar no site do tombo (tombo.pt) e folhear todas as freguesias do concelho de Catanhede, começando pela freguesia de mesmo nome. Sao 19 ao todo.

    Site do tombo - escolher o Distrito de Coimbra - concelho de catanhade - freguesia com o mesmo nome - batismos - ano de 1907/1908.

    Ou fazer essas pesquisas pelo Arquivo Distrital. Na pagina de todo AD, há uma seção de ajuda, com videos explicando todos os procedimentos, como pedido de busca ou de certidoes.

    Vc estará pesquisando por um assento de batismo. Nesse só aparece o primeiro nome. Voce deverá conferir a filiação para saber se é o seu antepassado.

    Ex: Manuel filho de "nome completo do pai" e "nome completo da mãe".

    ---

    Outro caminho é localizar o passaporte do seu antepassado.

    Você tem a data da chegada do Brasil (23/03/1912).

    Busque nos livros dessa data até 6 meses para trás. Você irá achar o passaporte.

    Site do tombo - Distrito de Coimbra - vc verá a lista dos passaportes por data. Procure de junho/1911 até a data da chegada.

    Obs: é mais provável que a viagem tenha acontecido em dez/1911 ou jan/1912. Comece por aí.

    Tendo o passaporte, vc pode pedir o processo dele no Arquivo Distrital de Coimbra, onde geralmente aparece a certidão de nascimento do requerente.

    ---

    Se nao achar, faça o descrito anteriormente em Lisboa e no Porto.

    Boa busca!

  • @Guimoss muito agradecido pela abrangente resposta Vou seguir as instruções

  • @guimoss

    Então, eu não tenho nenhum documento em mãos do meu avô, também não tenho o n°do assento , essa certidão do civilonline será a primeira ,

    A idade da minha mãe é de 54 anos ,

    O fato de não ter o número do assento implica na solicitação da certidão pelo civilonline ? Se sim , oque devo fazer pra conseguir o mesmo antes dessa solicitação?

  • @David Abrao

    Desculpe por mencionar, mas vc errou de novo na marcação.

    O correto é o @+apelido e espere ambos ficarem coloridos.

    Caso contrário, o sistema nso avisa que há uma mensagem e vc pode ficar sem resposta.

    ---

    Você também pode fazer uma busca no arquivo distrital, informando que nao tem certeza da freguesia.

    Ou tentar fazer, 19 buscas, em um momento de desespero.

    Na primeira, coloque catanhede e a freguesia homonima.

    Houve relatos no fórum de que a pesquisa só é cobrada se eles acharem o assento procurado.

    Boa sorte nas buscas e/ou pesquisas

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @matheusgeber

    Não afeta. Você tem o nome do registrado, dos pais e a localidade do nascimento.

    Nada mais é necessário para fazer o pedido.

    Mencionei isso, para você nao gastar 10 euros, sem necessidade.

    Mas como vc não tem esse número, terá que usar o civilonline.

  • @guimoss teria algum link de instrução sobre como usar o site de forma correta ? Agora está correta a postagem ? Vou tentar refazer as buscas conforme suas orientações. Uma das respostas que obtive era que não cobravam nada mesmo, vez que eu escrevi para querendo saber como eu poderia pagar

  • @David Abrao

    Agora, vc marcou certo.

    Se vc estiver com alguma duvida, leia esse conjunto de tópicos:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest"

  • @guimoss como consigo chegar nas outras respostas que obtive no fórum ? Preciso ver uns links que estava em uma delas! Desculpe pelos equívocos que cometo na utilização do site Por favor se puder ir avisando sobre esses erros ficarei agradecido

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @David Abrao

    Clique no seu apelido e veja os comentarios que vc enviou no final da pagina.

    Vc clica lá e verá todos os comentários que vc fez.

    Ou vc busca pelo seu nome (David) na barra de buscas do fórum. A maior parte das pessoas que te responderam marcaram o seu nome.

    Fique tranquilo. Daqui a pouco vc pega o jeito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.