dúvida em casamento para visto na Europa
Olá a todos!
Eu procurei informações no fórum a respeito de minha situação mas não encontrei nada muito parecido (e essa pesquisa é meio difícil de ser feita), então tomo a liberdade de perguntar diretamente a vocês. Queria saber a opinião de alguém que já passou por situação semelhante, ou tem ideia concreta do assunto.
Sou brasileiro e português (graças a fantástica ajuda das pessoas desse fórum!), em união estável com brasileira. A união estável está registrada em cartório no Brasil em 2009, quando ainda não havia requisitado a minha nacionalidade portuguesa por nascimento.
Estou aventando trabalhar em país europeu a partir do ano que vem, com os papéis portugueses (não é em Portugal). Minha esposa vai comigo, mas ainda não sei o que é mais inteligente de proceder com seu visto: Se nos casamos no Brasil para depois transcrever em Portugal, se é viável solicitar um casamento direto em Portugal com a união estável brasileira, se devo pedir a cidadania dela por casamento ou se a Alemanha concederia o visto a ela diretamente, sem precisar transcrever nada para Portugal. Estamos no Brasil.
Alguém tem ideia do que vale mais a pena? Alguns processos parecem maiores à toa etc,
Muito obrigado!
Comentários
@Paulo Assis , peça a cidadania portuguesa dela por aquisição. A união de fato (estável) tem mais de 6 anos, não haverá oposição do Ministério Público português.
Veja aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
A ligação efetiva com Portugal são mais de 6 anos de união.
@Leticialele, nao seria necessario averbar a uniao estavel em tribunal portugues? Abcs.
@athneto , pelo que entendi, sua união estável foi registrada em cartório. Não sei como homologaria uma sentença de reconhecimento de união estável que não existe!
Muito obrigado @Leticialele ! minha união estável é "de papel" mesmo, no cartório. Vou começar ver a documentação desde já. Última vez que eu tentei ver essa história, quando tirei a minha cidadania uns anos atrás, eu tinha entendido que Portugal ignoraria completamente a união estável brasileira.