Duvidas sobre obter Certidão de de nascimento inteiro teor com averbação de paternidade

Olá, procurei bastante aqui nas discussões e não achei ninguém com a mesma dúvida.

Minha avó tem 81 anos, ela é filha de português e estamos tentanto buscar a cidadania portuguesa para ela. Já coletamos todas as documentações que achamos que sejam necessárias e demos entrada diretamente na conservatória do Registro Civil de Coimbra. (Tenho um tio que mora em portugal).

O cenário é o seguinte, minha avó ja esta nas ultimas e não sei se ela vai aguentar até o final do processo. Caso ela venha a falecer, iremos tentar obter a cidadania portuguesa para o meu pai, mas temos um problema. O cartório nos informou que apenas a minha avó pode solicitar a certidao de inteiro teor dela, pois consta na certidão uma averbação de paternidade e que caso ela venha a falecer o único jeito é de obter essa certidão é por ordem judicial.

1 - Existe algum outro meio, ou alguma que me possibilite obter a certidao dela caso ela venha a falecer?

2 - Se for apenas por ordem judicial, como consigo obter uma?

Comentários

  • @JairoBranco , o processo de atribuição de sua avó está em andamento?

    Para a atribuição de seu pai terá que transcrever o casamento dela.

    Para isso, vai precisar da certidão portuguesa, a ser emitida ao término do processo, da certidão de casamento e da certidão de nascimento de seu avô.

    Filhos e netos têm legitimidade para solicitarem a transcrição.

    Para o processo de seu pai, precisará apenas da certidão portuguesa de sua avó, com o casamento averbado.

  • JairoBrancoJairoBranco Member
    editado October 2021

    @Leticialele meu medo é minha avó vir a falecer durante o processo da cidadania dela. Pois o cartório está alegando que apenas ela pode solicitar a certidão de inteiro teor dela e eu precisaria dessa certidão para fazer a cidadania do meu pai.

    O cartório está alegando isso pois existe uma averbação de reconhecimento de paternidade na certidão dela.

  • @JairoBranco , se você já enviou o processo de sua avó para Portugal, não vai mais precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro.

    Ao final do processo, ela terá uma certidão de nascimento portuguesa.

    É esta certidão de nascimento portuguesa que você vai usar para transcrever o casamento dela com seu avô. Não precisará mais da certidão brasileira que contém o reconhecimento de paternidade!

    Depois do casamento transcrito em Portugal, vai usar a certidão de nascimento portuguesa, com o casamento averbado, para pedir a cidadania por atribuição de seu pai.

  • @Leticialele Sim, mas e se minha avó falecer antes de terminar o processo da cidadania dela?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.