Duvidas sobre obter Certidão de de nascimento inteiro teor com averbação de paternidade
Olá, procurei bastante aqui nas discussões e não achei ninguém com a mesma dúvida.
Minha avó tem 81 anos, ela é filha de português e estamos tentanto buscar a cidadania portuguesa para ela. Já coletamos todas as documentações que achamos que sejam necessárias e demos entrada diretamente na conservatória do Registro Civil de Coimbra. (Tenho um tio que mora em portugal).
O cenário é o seguinte, minha avó ja esta nas ultimas e não sei se ela vai aguentar até o final do processo. Caso ela venha a falecer, iremos tentar obter a cidadania portuguesa para o meu pai, mas temos um problema. O cartório nos informou que apenas a minha avó pode solicitar a certidao de inteiro teor dela, pois consta na certidão uma averbação de paternidade e que caso ela venha a falecer o único jeito é de obter essa certidão é por ordem judicial.
1 - Existe algum outro meio, ou alguma que me possibilite obter a certidao dela caso ela venha a falecer?
2 - Se for apenas por ordem judicial, como consigo obter uma?
Comentários
@JairoBranco , o processo de atribuição de sua avó está em andamento?
Para a atribuição de seu pai terá que transcrever o casamento dela.
Para isso, vai precisar da certidão portuguesa, a ser emitida ao término do processo, da certidão de casamento e da certidão de nascimento de seu avô.
Filhos e netos têm legitimidade para solicitarem a transcrição.
Para o processo de seu pai, precisará apenas da certidão portuguesa de sua avó, com o casamento averbado.
@Leticialele meu medo é minha avó vir a falecer durante o processo da cidadania dela. Pois o cartório está alegando que apenas ela pode solicitar a certidão de inteiro teor dela e eu precisaria dessa certidão para fazer a cidadania do meu pai.
O cartório está alegando isso pois existe uma averbação de reconhecimento de paternidade na certidão dela.
@JairoBranco , se você já enviou o processo de sua avó para Portugal, não vai mais precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro.
Ao final do processo, ela terá uma certidão de nascimento portuguesa.
É esta certidão de nascimento portuguesa que você vai usar para transcrever o casamento dela com seu avô. Não precisará mais da certidão brasileira que contém o reconhecimento de paternidade!
Depois do casamento transcrito em Portugal, vai usar a certidão de nascimento portuguesa, com o casamento averbado, para pedir a cidadania por atribuição de seu pai.
@Leticialele Sim, mas e se minha avó falecer antes de terminar o processo da cidadania dela?