Iniciando o processo para filha de português falecido

Gostaria de saber quais os documentos necessários para dar entrada no pedido de cidadania de filha de português já falecido.

  1. Não tenho a certidão de nascimento dele, porém pelo civil online consegui as informações referentes ao concelho, freguesia e distrito.
  2. É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus seus pais que já são falecidos, ele é português e ela brasileira?
  3. Preciso fazer a minha transcrição de casamento, pois mudei o nome quando se casei ?
  4. Posso fazer esse pedido direto pelo Consulado?
  5. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(s) progenitor(es) português(es), ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respectiva localização, posso utilizar essa certidão do civil online?

Obrigada.

Comentários

  • Gostaria também de saber como posso pedir a modificação do nome da minha avó, pois pela certidão que recebi no civil online o nome está Carmo Duarte Bento e na verdade o nome correto seria Maria do Carmo Duarte Bento, será que este detalhe daria problema na hora de pedir a cidadania?

  • @Marciafeio , mande um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt e peça para verificarem se o nome está correto, porque nos outros documentos consta Maria do Carmo. Mande um documento português como anexo, se tiver.

  • @Marciafeio :

    1. Não tenho a certidão de nascimento dele, porém pelo civil online consegui as informações referentes ao concelho, freguesia e distrito.
    2. É necessário fazer a transcrição de casamento dos meus seus pais que já são falecidos, ele é português e ela brasileira? Se ele foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano de idade, não precisa fazer a transcrição
    3. Preciso fazer a minha transcrição de casamento, pois mudei o nome quando se casei ? Só após a conclusão do processo de atribuição, quando você se tornar portuguesa, terá que transcrever o casamento. Para o processo de atribuição, vai precisar de uma certidão de casamento inteiro teor apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de casamento e no RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.
    4. Posso fazer esse pedido direto pelo Consulado? O pedido de atribuição, atualmente, é mais rápido pelo Arquivo Central do Porto. Leva uns 6 meses.
    5. Uma fotocópia simples da certidão de nascimento portuguesa do(s) progenitor(es) português(es), ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respectiva localização, posso utilizar essa certidão do civil online? Sim, pode usar cópia simples da certidão do civil online.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.