Atribuição de Menor pelo Consulado do RJ. Atualizar cartão cidadão?

Prezados, bom dia.

Desculpe se estou perguntando algo já respondido, porém não ví nada a respeito de atualizar o cartão cidadão para solicitar atribuição de menor, pelo consulado do RJ.

Sou cidadão, fiz a transcrição de casamento pelo consulado, saiu muito rápido, agora quero fazer a atribuição do meu filho, menor de idade.

Nas instruções do site, informam que:

"Do mesmo modo, todo cidadão português obrigatoriamente precisa ter o seu cartão de cidadão atualizado, independentemente de qualquer outro pedido. É isso que o identifica como cidadão português, podendo assim usufruir dos direitos de cidadão português, sendo um dos quais, passar a nacionalidade para os filhos. Se os pais (aquele que for português) ainda não têm o cartão de cidadão atualizado, deve tratar essa ataualização antes."

https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#nacionalidade

Procede essa informação, mesmo eu tendo feito a transcrição de casamento por lá?

No cartão cidadão não possui informação de cônjuge ou estado civil, talvez internamente no sistema deles lá seja preciso atualizar.

Alguém sabe confirmar isso?


Agradeço desde já!

Comentários

  • @leorjgj , não precisa do cartão cidadão para a atribuição do filho! Basta a transcrição de casamento.

    Mande o processo dele para o Arquivo Central do porto (ACP) e, em 2 meses, ele será português.

  • Obrigado pela resposta @Leticialele , eu já fiz a transcrição do casamento.

    Estou querendo fazer aqui pelo consulado, o custo é de R$30 + a postagem local, vai ficar por volta de R$35, se mandar para PT sairá bem mais caro. Não tenho pressa no processo, vou aguardar por aqui mesmo, minha transcrição pelo consulado saiu em 1 mês.


    Fiquei na dúvida do cartão cidadão atualizado, achei estranho, pq não consta nele (impresso) nada a respeito de estado civil, nem nome de cônjuge... enfim...

    Vou tentar mandar lá e ver se eles vão recusar.


    Abraços!

  • @leorjgj , certamente eles atualizam os dados do cartão, a cada alteração que você faz.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.