Atribuição para netos, os filhos também são obrigado a possuir?
fasiqueira
Member
Olá. Estou iniciando a pesquisa do assento de batismo/nascimento de meu avô (já falecido) através do Arquivo Distrital da região que ele nasceu.
Tenho uma dúvida que me surgiu pesquisando em vários sites (principalmente das consultorias que intermediam esse processo): Para a cidadania através de atribuição para netos (o meu caso), eu sou obrigado a tirar a cidadania de minha mãe (filha de português) antes da minha? Ou com a nova lei de 2020 isso não é mais necessário? Outra dúvida, é necessário alguma comprovação de efetiva ligação com o país/comunidade portuguesa, ou com essa lei isso também não se faz mais necessário?
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@fasiqueira não é necessário que sua mãe faça a nacionalidade dela, mas é mais rápido. Processos de neto têm demorado mais de 24 meses, sendo que processos de filhos têm demorado 6 meses.
Fazendo a nacionalidade dela como filha e depois a sua como filho, você seria português em cerca de 12 meses. Se fizer como neto direto, vai demorar mais de 2 anos.
Sobre a ligação, é suficiente o conhecimento da língua portuguesa, que é presumido para nascidos em países lusófonos, como o BR.
@gsilvestre obrigado pela resposta!
Outra pergunta, para ambos os casos (atribuição e nacionalidade direta para filhos e em seguida para netos), o tipo de cidadania não se faz necessário abdicar da cidadania natural (brasileira)? Resultaria em dupla cidadania?
@fasiqueira sim
somente a aquisição derivada (como por tempo de residência e casamento), em tese, deixa sob risco de perder a brasileira. a aquisição por ser filho ou neto é originária.