meu caso - avós portugueses
Bom gente, o Serginho e o Mauricio já me ajudaram bastante a entender o processo de naturalização. Agora eu queria entender melhor como seria por atribuição (pra ver se seria mais rápido/fácil), eu preciso decidir logo por onde começar!!
Minha situação é:
- avós portugueses
- avós casaram-se no brasil
- avó viva, avô falecido
- pai brasileiro, divorciado
- eu: solteira, sem filhos, morando na Holanda (passaporte brasileiro, visto holandês)
O que eu precisaria fazer nesse caso, se for por atribuição. quais certidões precisaria averbar, de quem, etc. De qq forma pretendo fazer tudo direto em Lisboa...
Minha situação é:
- avós portugueses
- avós casaram-se no brasil
- avó viva, avô falecido
- pai brasileiro, divorciado
- eu: solteira, sem filhos, morando na Holanda (passaporte brasileiro, visto holandês)
O que eu precisaria fazer nesse caso, se for por atribuição. quais certidões precisaria averbar, de quem, etc. De qq forma pretendo fazer tudo direto em Lisboa...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sim, so a certidao de nascimento da sua vo basta, mas ela tem que estar com o casamento dela averbado, pois acredito eu que tenha sido seu avo que foi o declarante do seu pai, entao com a averbacao do casamento na certidao de nascimento dela, vc prova a ligacao familiar.
Será que soube me explicar?
Qualquer duvida volte a perguntar, pois sempre tem gente para ajudar.
Ana
entendi perfeitamente. como meus avós se casaram no Brasil acredito que será necessário averbar isso na certidão de nascimento de minha avó.
Desculpe se a pergunta é óbvia, onde/como é feita a averbação? Eu preciso da certidão de casamento de meus avós (é só pegar no cartório em que eles se casaram em SP, certo?) e certidão de nascimento de minha avó (portal do cidadão) e depois?
Se o casamento dela não foi averbado, ela teria que fazer isso pessoalmente no consulado? Ou eu poderia fazer isso por ela direto em Portugal?
minha pergunta reformulada agora é a seguinte: se eu tiver em mãos a certidão de nascimento de minha avó (e meu avô, se necessário) e a certidão de casamento deles no brasil (devidamente legalizada, etc) SERÁ que eu posso ir com esses documentos diretamente na conservatória onde ela está registrada em portugal e transcrever o casamento dela na terrinha? eu posso fazer isso diretamente ou ela precisa autorizar/assinar alguma coisa? alguém tem alguma idéia?
é que eu posso ir pra portugal e acho que seria mais fácil do que fazer via consulado, no site do consulado tá escrito que esse processo de transcrição pode levar 3 meses... é muito tempo, né?
e com os documentos todos certinhos, mais ou menos quanto tempo depois de pedido ter sido feito na CNAI demoraria para meu pai ser atribuído a nacionalidade portuguesa?
Todas as certidoes q vc citou tem q ser de inteiro teor, e se sua avo for viva uma procuracao especifica dela pra vc para transcrever o casamento. O casamneto da minha avo demorou 1 mes! Uma pessoa fez pra mim direto em Lisboa. A cidadania se tiver com tudo certinho pode demorar ate uns 2 meses, mas ja vi pessoas q foram la (lisboa) e ficou pronta em um mes! Na verdade e relativo!
Acredito que vc mesma pode sim fazer a averbacao do casamento de seus avos ai em Lisboa, mas para isso, vc precisa sim de uma procuracao dela autorizando.
So tem um porem, aqui na comunidade mesmo, tem um topico onde a Ju fala que nao estao mais fazendo a averbacao nas CRCs de Lisboa. que tem que ser via consulado. De uma lida.
Minha sugestao, mande um email para a CRC de Lisboa, e pergunte, tire suas duvidas com eles direto, é o mais certo, pois ai vc ja providencia td o que eles precisam.
Quanto a custos para a averbacao sao 130 euros.
Quanto ao tempo para sair a certidao de nascimento por atribuicao, é muito relativo, tem gente aqui que tirou em dias, e outras que levaram anos.
boa sorte.
Eles estao fazendo na CNAI Endereco abaixo:
Entregue na Extensão da Conservatória dos
Registos Centrais sita no:
Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI)
Rua Álvaro Coutinho, 14
1150-025 Lisboa
Obrigada pela informacao.
Porque depois que sair a minha cidadania, terei que fazer a averbacao do meu casamento tbem, para que meus filhos tirem por atribuicao.
Bom saber que na CNAI estao tirando.
Ja anotei o endereco.
Obrigada
Acho que agora eu só tenho mais uma perguntinha: meu pai tb precisaria me passar uma procuração para eu assinar o formulário de pedido de atribuição se eu for assinar o documento pessoalmente na CNAI? Ou ele teria que ir ao consulado no Brasil pra assinar o formulário e depois enviar o mesmo para mim?
Já tenho agora uma idéia bem melhor dos dois processos (naturalização x atribuição).
Dani, já saiu sua naturalização? Eu ainda estou lendo aos poucos todos os tópicos da comunidade
Seu pai tem q fazer uma procuracao pra vc e legaliza-la no consulado de SP.
Eu estou fazendo atribuicao, so falta a minha agora!!! heheh ainda bem nao aguento mais!!!!!
De anda! estou aqui para ajudar!! bjoca
super obrigada, entendi!
boa sorte agora na etapa final! quanto tempo vc acha que vai levar pra sair sua atribuição?
Quando a da minha mãe sair e for dar entrada na minha, so posso fazer depois que tiver feito a transcrição do casamento dela?Ou posso mandar a certidão dela portuguesa, a certidão brasileira do meu pae e a certidão de casamento deles junto com aminha de nascimento, sem ter averbado o casamento deles?
Voce tem o e-mail do CNAI?
Esse é do Porto, o unico disponivel. Mas ja é um bom começo
Vc fez de graca?? tb querooooooo to brincando!!!
De graça, o que? kkkkk...
Acho que apagaram alguma coisa....snif