Atribuição: Cartão e Passaporte x Custo

Olá, pessoal!
Retomei o meu processo e resolvi solicitar a minha cidadania por Atribuição por causa dos riscos que posso correr sendo neta de Portugueses e pela vantagem de poder passar para a minha filha que vai completar 21 anos.
Vejam se os passos estão corretos:

1- Vou fazer as transcrições do casamento e óbitos dos meus avós pelo Consulado SP (R$ 380,00), e pretendo enviar os documentos da minha mãe para o Porto, pois meus avós nasceram em Portugal e já consegui as informações dos assentos;
2- Chegando a certidão da minha mãe, pretendo iniciar o meu processo.

Dúvidas:
Preciso também solicitar o Cartão Cidadão e Passaporte para minha mãe para eu conseguir a minha certidão?
É necessário fazer a transcrição do casamento da minha mãe?
Pergunto porque os gastos são altos, no Consulado SP para fazer a Naturalização, transcrição de casamento mais passaporte custa R$ 1430,00 sem urgência e minha mãe não quer o passaporte e Cartão.

Por favor me orientem, pois pela experiência de vocês podem me apontar a melhor forma para a Atribuição no menor custo.

Abraços,
Cláudia

Comentários

  • Pelo que entendi vc quer passar para suas filhas então tem que pedir por atribuição ,faça assim peça a atribuição de sua mãe por Porto, quando sair a certidao vc da entrada no consulado para averbar o casamento ( isso se foi seu Pai quem declarou o seu nascimento) e ja peça somente o Cartão não precisa pedir o passaporte se não quizer depois entre com o seu so vai precisar do Cartão de sua mãe para
    o processo . 
    Adriana
  • Adriana e Al Tri, muiiiiito obrigada!

    Pelo que entendi, a certidão da minha mãe vem pelo Porto, mas terei que tirar o Cartão Cidadão dela no Consulado SP para dar entrada no meu processo, certo?
    E a averbação do casamento dela é feita automaticamente no Porto? É necessária ou não precisa?

    Mais uma vez obrigada! Estou feliz em voltar e contar com esta Comunidade!

    Cláudia
  • Faça todo o processo de sua mãe em Porto la e mais rapido , não sei te dizer se la eles fazem a transcrição de casamento ja no mesmo processo mas mande esta pergunta para o Sr. Mario que e ele que faz o processo " mario.m.ferreira@irn.mj.pt ". Depois so peça o cartão cidadão so depois que tiver transcrito o casamento se não vai ter que pedir 
    outro e pagar novamente pois tem que estar atualizado para vc entrar com o seu pedido.
    Abraços
    Adriana
  • imageContesini *:
    Adriana e Al Tri, muiiiiito obrigada!

    Pelo que entendi, a certidão da minha mãe vem pelo Porto, mas terei que tirar o Cartão Cidadão dela no Consulado SP para dar entrada no meu processo, certo?
    E a averbação do casamento dela é feita automaticamente no Porto? É necessária ou não precisa?

    Mais uma vez obrigada! Estou feliz em voltar e contar com esta Comunidade!

    Cláudia

    Sim, se o seu processo for pelo ConsuladoSP.

    Não, o Arq. Central do Porto não faz transcrições.

    Acho que é necessária.

    **************

             Menor custo: atribuição mãe - Porto

                                      transcrição casamento - Consulado SP

                                      sua atribuição - CRC-Lisboa

                                      transcrição casamento - Consulado SP

              Se os seus planos incluem uma viagem com alguns dias de estada em Portugal:

    http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=99&Itemid=35&lang=pt 

    http://www.pep.pt/aquisicao.html  

     

  • Adriana e All Tri, olá!

    Enviei um e-mail para o Sr. Mário e ele me respondeu prontamente. Está analisando a certidão da minha mãe e os dados dos assentos que obtive nas Conservatórias. Ele é muito atencioso e parece que ama o que faz...
    Aguardo um retorno dele, mas vocês já me deram um caminho claro dos passos que vou ter que dar com melhor custo.
    Vou postando ao próximos acontecimentos.
    Muito obrigada!!!!

    Cláudia Contesini
  • Guilherme, olá!!!

    Muito obrigada pelas dicas e sequência dos documentos, as coisas vão clareando aos poucos.
    Vou seguir principalmente o conselho de dar uma "passadinha" em Portugal. É meu sonho!
    Muito bom contar com todos vcs!!!

    Cláudia
  • Cláudia,

                   o consulado-SP lhe respondeu sobre as divergências no sobrenome da sua avó?

  • Guilherme,
    Não respondeu. Na época enviei um e-mail e depois tive que deixar o assunto de lado por outros problemas.
    Enviei a certidão de Inteiro teor da minha mãe e de batismo do meu avô para o Sr. Mário analisar antes de enviar para o Porto. Creio que se houver algum problema ele estará indicando.
    O nome do meu avô está correto nos documentos dele e ele foi o declarante do nascimento da minha mãe. Da minha avó é que está incorreto porque não colocaram os dois sobrenomes de solteira e excluiram o "do" do sobrenome "nascimento".
    Vamos ver, acredito que passará desta forma.
    Grata pelas i formações! Ótima semana!!
    Cláudia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.