Arquivo distrital de Braga - não encontrei o assento
Boa noite, pessoal,
Tenho visto muita gente se ajudando aqui e colhi muitas informações que ajudaram a clarear muito todas as minhas dúvidas.
Hoje estamos na etapa de conseguir a documentação do meu bisavô. De acordo com as informações da família, ele era natural do conselho de Barcelos no distrito de Braga, mas não temos a freguesia.
Entrei no arquivo distrital e olhei UMA POR UMA das mais de 90 paróquias percorrendo do mês de nascimento até 6 meses pra frente de cada uma delas pra ver se eu encontrava, mas não achei. Então resolvi apelar para os experts dessa comunidade.
Os dados que temos são:
Joaquim de Azevedo Mattos
Nascido em 25/12/1883
Veio para o Brasil em 1893
Filho de José Antonio de Oliveira Mattos e Anna da Gloria de Azevedo Mattos
Concelho de Barcelos no Distrito de Braga.
Se alguém tiver alguma informação relevante sobre o sobrenome Mattos ou como posso descobrir essa informação da freguesia, eu agradeceria muito!
Comentários
@paulomattos uma dica: apenas 6 meses após a data de nascimento que você tem é um período muito pequeno de pesquisa.
O melhor é olhar uns 5/10 anos antes e depois da data que você tem...
@gsilvestre sério? Vi que a média de batismo na região era de poucos dias a no máximo 1 mês, por isso pesquisei somente 6 meses de diferença.
@paulomattos sim, pq não é incomum que a data de nascimento que consta dos documentos brasileiros esteja errada... muitos portugueses gostavam de diminuir sua idade rsrs ou até mesmo informavam a data errada por desconhecimento...
@gsilvestre kkkkkkk meu deus! Eu suponho que meu biso não tenha mentido pra parecer mais novo porque ele entrou no Brasil com 10 anos de idade. Mas podem ter inventado a data mesmo. Que coisa... Mas pesquisar 10 anos em 90 e poucas paróquias não me parece humanamente possível...
@paulomattos espero que alguém consiga te ajudar a localizar, mas caso ninguém dê uma luz, vai fazendo aos poucos... trabalho de formiguinha... vê 1 ano antes e depois de uma freguesia; passa pra outra...e assim vai
ele veio com os pais ao BR? Tinha irmãos? Sabe em qual porto chegaram? tudo que você souber pode ajudar!
@paulomattos
Talvez só precise procurar em 1.
http://pesquisa.adb.uminho.pt/results?p0=*&o0=3&v0=Jos%c3%a9+Ant%c3%b3nio+Oliveira+Matos&m0=False
https://tombo.pt/f/bcl14
Quem sabe só neste livro:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1008140
@Guilherme Moreira Uau! Nunca pensei que o Mattos pudesse ter ganhado um t já no Brasil. De qualquer forma eu olhei o ano de 1884 inteiro nessa freguesia e só tem um Joaquim (no. 56) cujo sobrenome é Ferreira.
Agradeço imensamente pela ajuda.
@gsilvestre Infelizmente não sabemos nada além das informações que coloquei acima. Já fiz solicitações ao arquivo nacional, mas não sei quanto tempo terei de esperar.
@paulomattos
Olhou só 1884? O livro vai de 1882 a 1884. Achei que tinha ficado claro que precisa expandir a pesquisa.
Para fins arquivísticos a grafia usada é a atual: Mattos - Matos; Assumpção - Assunção; Thereza - Teresa; etc. No AUC suprimem também as preposições.
Assento nº 102 do irmão Armindo, ano 1881:
Representação digital - Batismos - Arquivo Distrital de Braga - Archeevo (uminho.pt)
Se não achar em Santa Maria Maior, pode procurar nas freguesias dos pais:
Creixomil | tombo.pt
Tamel (São Veríssimo) | tombo.pt
Para encontrar é preciso querer!
@Guilherme Moreira Desculpe, isso é tudo muito novo pra mim. Fiquei impressionado em como você achou tão rapidamente o assento do Armindo, estou pesquisando sobre ele desde seu retorno mais cedo.
Vou tentar pesquisar em Barcelos de 1880 a 1895, se não encontrar, parto para as freguesias dos pais. Mais uma vez, muitíssimo obrigado.
@paulomattos
Não acredito! Veja de quem é o 1º assento do livro que sugeri a busca...
Representação digital - Batismos - Arquivo Distrital de Braga - Archeevo (uminho.pt)
@Guilherme Moreira UAU!!!!!!! Não acredito! Não sei como te agradecer. De verdade! Nossa o alívio que estou sentindo, é indescritível.
@Guilherme Moreira , parabéns!!