Gostaria de Ajuda para encontrar documentos do meu Bisavô

vmathiasfvmathiasf Member

Gostaria de encontrar a documentação do meu Bisavô, pai do meu avô materno, que segundo relatos da família é português.


O nome dados dele que tenho são:

Nome: Joaquim Mathias

Conjuge: Luzia Mathias

Data de Nascimento: 06/02/1897 (A Confirmar - relatos da familia)

Nome do Pai: José Mathias Teixeira (A confirmar)

Nome da Mãe: Maria de Jesus (A confirmar)


O registro de nascimento do meu avô ajudaria a confirmar o nome dos avós paternos (José Mathias | ID: XXXX| CPF: XXXXXXX | Nasc.: 20/02/1935 | Rio de Janeiro)

[números apagados pela moderação]


Achei um possível documento de naturalização de Joaquim Mathias, mas qualquer documento me ajudaria, a certidão é o objetivo final, mas qq informação como o dia do desembarque no Brasil, cidade onde nasceu ajudaria muito. Segundo relatos da família ele é da região de Beira Alta.

Comentários

  • @Admin @Leticialele

    @vmathiasf Marquei os dois (administrador e moderadora) acimas para pedir para apagarem o número dos documentos, pois pode ser um dado sensível que nao deve ser divulgado.

    Beira alta engloba os atuais Distritos de Viseu e Guarda.

    Voce sabe se o casamento aconteceu em Portugal?

    A luzia era portuguesa?

    Onde foi o desembarque?

    Onde fixaram residência?

    Essas perguntas podem ajudar na busca.

    Abraços

  • @guimoss , obrigada! @vmathiasf , apaguei os números. O Fórum é público, qualquer pessoa pode acessar, inclusive se tiver más intenções!!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @vmathiasf

    Possivel bisavô. Mesmo nome do bisavô, do trisavô e da Beira Alta:

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    412942 Joaquim Matias Oliveira do Conde Carregal do Sal José Matias Sem Indicação Jornaleiro 28 Brasil Casado

    Possíveis irmãos. Mesmo pai e localidade:

    266515 António Matias Penajoia Lamego José Matias Sem Indicação Negociante 25 Rio de Janeiro Casado

    354739 António Matias Penajoia Lamego José Matias Sem Indicação Sem Indicação 16 Rio de Janeiro Sem Indicação

    Possíveis irmãos. Nome da mãe um pouco diferente:

    349694 Augusto Matias Fiais da Telha Carregal do Sal José Matias Maria Luisa Jornaleiro 31 Rio de Janeiro Casado

    367229 José Matias Junior Fiais da Telha Carregal do Sal José Matias Maria Marques Sem Indicação 42 Pará Sem Indicação

    Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s).

    ...cada pedido de informação terá um custo de dez euros, no caso de pedidos de um único ID, e de oito euros por pedido sempre que forem solicitadas informações de dois ou mais IDs.

    Espero que algum deles seja o seu parente!

  • @vmathiasf

    Talvez o Joaquim.

    Assento no. 20, ano 1897, freguesia Santar, concelho Nelas, distrito Viseu (tif 198 e 199):

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1256563

  • @Guilherme Moreira , você e o @Kleber Silva Aguiar merecem parabéns sempre! São dois gênios! Adoro!!

  • O Casamento foi no Brasil, eles desembarcaram no Rio de Janeiro, não temos certeza sobre a nacionalidade dela. Eles moraram boa parte da vida em Bento Ribeiro no Rio. Os dados são de um falecido

  • Muito Obrigado! Também achei através do Manoel, eu precisava confirmar agora que este é mesmo o Joaquim meu bisavô.


    Os dados do meu avô filho dele são:

    Nome: José Mathias

    Conjuge: Sidney Rodrigues de Carvalho Mathias

    Nasc.: 20/02/1935 (Rio de Janeiro)

    Óbito: 15/01/2015

    Casamento: 29/03/1958 (12ª Circ., 6ª Zona)


    Tenho mais dados como ID, CPF, Titulo de Eleitor....


    Como consigo confirmar seus avós paternos ?

  • @vmathiasf localizando a certidão de nascimento dele

  • @vmathiasf , como são os nomes dos pais do José Mathias?

  • Pessoal,

    Muito Obrigado! Não tenho nem como agradecer poder achar a origem de minha familia. Eternamente Grato

  • @Kleber Silva Aguiar ,


    Como faço para encontrar a certidão de nascimento ? Existe um site ou método ? Agora estou penando para descobrir onde minha mãe foi registrada, pois o cartório de Madureira não me atende, onde acredito que ela foi registrada. Vou lá pessoalmente em último caso, mas se tiver um jeito de descobrir on-line, como achou do meu avô agradeço, pergunto o método porque no futuro passarei o mesmo com meu pai.


    Os dados da minha mãe são:

    Nome: Vania de Carvalho Mathias (nome de solteira)

    Conjuge: Evaldo dos Santos Ferreira

    Nasc.: 16/01/1966 (Rio de Janeiro)

    Pai: José Mathias

    Mãe: Sidney Rodrigues de Carvalho Mathias

    Casamento: 7/12/1985 (10ª Circ.)

  • @vmathiasf

    Tente esse site:

    "https://www.registrocivil.org.br/payed-search"

    E olhe esse relato para ver o funcionamento:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

    O site acima só emite certidões em inteiro teor digitada. Esse tipo não pode ser utilizada para o requerente no pedido de nacionalidade (filho ou neto).

    Pars o requerente tem que ser a REPROGRAFICA. Mas se vc achar nesse site, vc pode ir no cartório e pedir a certidão correta.

    Abraços

  • @guimoss e @Kleber Silva Aguiar encontrei a certidão da minha mãe, fui direto ao cartório que ela foi registrada e confirmaram. Obrigado de toda forma.


    Agora esperava encontrar lá a certidão de casamento do meu bisavô, para esclarecimentos no meu processo, mas não está, desconfio agora que tenha feito no de Iraja que é o mais próximo dali. Sera que consigo encontrar on-line ?


    O nome dados dele que tenho são:

    Nome: Joaquim Mathias

    Conjuge: Luzia Mathias

    Data do Casamento: Não Sei (Estimo que foi entre 1920-1934)

    Data de Nascimento dele: 06/02/1897

    Nome do Pai dele: José Mathias Teixeira

    Nome da Mãe dele: Maria de Jesus

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @vmathiasf

    A opção é o Familysearch de 1889-1930 e no SIAN do Arquivo Nacional, de 1929-1960.

    No fs, é a página do livro. No sian, uma copia da certidão de breve relato.

    Além do site mencionado no relato.

    Há buracos em alguns livros.

    Boa busca!

  • @vmathiasf

    porque procura pelo casamento de Joaquim e Luzia? ...

    ...no registro de nascimento do José consta "filho natural" https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77RF-9KN2 , entendo que não eram casados.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.