Achar a certidão da minha bisavó
giuliab
Member
Procuro a certidão da minha bisavó, Lucy Leitão de Campos, nascida em 02-06-1920, em Belém, Pará. Alguém pode me ajudar? Senão a certidão dela, alguma informação sobre meu tataravô, Gualter Vieira Leitão e sua esposa, Maria Gondim Leitão.
Quem puder me ajudar, por favor, agradecerei demais. Não consegui fazer nenhum progressivo no lado paterno.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Não sei se ajuda, mas pela Hemeroteca Digital vi que Gualter era eleitor em Castanhal em 1912-1914 e que Maria era professora no mesmo lugar em 1915.
Pode ser um lugar para procurar certidões deles.
@CarlosASP Oi carlos, muito obrigada! você pode me dar uma explicação rápida de como achar as coisas nesse site?
Ele busca em vários jornais antigos de todo Brasil que foram digitalizados. Se acha muito anúncios de óbito listando os nomes de familiares e parentesco etc. Mas às vezes aparece outras coisas, como no caso dos seus antepassados.
Para notícias e citações, é muito mais comum achar algo sobre homens no passado, pois a vida das mulheres era mais caseira; e mulher não votava no Brasil antes de 1934. Mas nos anúncios de falecimento, casamento etc aparecem todos. Também é mais fácil achar algo sobre pessoas de classe média ou alta na época, pois era quem tinha acesso a jornais e também podia pagar por anúncios de falecimento e similares. Quanto mais "incomum" for o nome, mais fácil a busca. Mais fácil achar o Gualter certo que o José.
As 2 funções mais úteis em geral são a busca por local e por período. No caso dos seus antepassados, escolhi local = PA e vi os resultados. Também pode escolher por década e aí busca no país todo para aquele período.
Além disso coloque entre aspas o nome da pessoa, E pronto.
Sugiro usar computador e não celular. Até pela dificuldade de ler as imagens de jornais antigos na tela de celular.