Busco pela certidão de batismo ou casamento de meu trisavô ou de minha trisavó, ambos portugueses.
Boa tarde a todos,
Estou iniciando o reconhecimento da cidadania portuguesa e foi com muita satisfação que encontrei este Fórum de Discussão.
Meu trisavô chamava-se Pedro de Souza Maia (nascido entre 1866 e 1868 - info obtida nas certidões de casamento dos filhos encontradas no FamilySearch), e minha trisavó Maria Roza da Conceição (nascido entre 1867 e 1869), ambos nasceram em Portugal, ele eu não tenho informação de onde, já a Maria Roza da Conceição, familiares me disseram que chamavam-a de "ilhoa", imagino que seja de alguma ilha de Portugal, mas ainda não sei qual. Vieram para o Brasil, não sei se juntos ou casados ou se se casaram no Brasil. Se estruturaram em Teresópolis-RJ onde tiveram 4 filhos (Brasileiros) até o que eu sei (e uma outra filha, Maria Roza de Jesus Maia, que não tenho conhecimento):
Manoel de Souza Maia (meu bisavô) - nascido em 20NOV1896 (Info obtida no FamilySearch lendo a certidão de casamento dele, de Santa Rita, segundo distrito do municipio de Teresopolis, com Maria da Gloria, na data de 21FEV1920. (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-9KP9)
Irmãos do meu bisavô:
- Maria Roza de Jesus Maia (Registro de casamento 01JUN1907) - Nasceu em 1893 pelo que consegui ler da certidão de casamento, porém não entendi onde: -> https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-YWFL
- Anna de Jesus Maia (Registro de óbito) -> https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYP9-D76Z
- Pedro de Souza Maia (Registro de casamento 14NOV1934) - Nasceu em Santa Rita, segundo distrito do municipio de Teresopolis pelo o que consegui entender da certidão de casamento: -> https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-HGJP
- José de Souza Maia (Registro de casamento 28JUL1923) - Nasceu em Santa Rita, segundo distrito do municipio de Teresopolis pelo o que consegui entender da certidão de casamento: -> https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-JD1R
Eu imagino que o caminho mais certo a seguir agora seria buscar a certidão de nascimento de meu bisavô Manoel de Souza Maia para encontrar o nome dos pais dos portugueses ou buscar pelas certidões de óbito dos portugueses la em Teresopolis-RJ, estou correto ou daria para buscar já sobre os portugueses sem saber o local de nascimento deles ou data que chegaram no Brasil?
Como estou no início de tudo, gostaria de saber como é possível realizar esse processo de reconhecimento de cidadania aqui do Brasil para o meu avô que é neto dos portugueses Pedro de Souza Maia e Maria Roza da Conceição.
Desde já, agradeço quaisquer informações que possam me ajudar nessa busca.
Marcelo Maia
Comentários
@MarceloMaia
Ilhoa pode se referir a Açores. Olhe essa pagina da Wikipédia:
"https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Ilhoas"
Possíveis Trisavôs:
IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil
153079Pedro de sousa MaiaMaiaMaia&bnsp;Ana de Sousa MaiaPedreiro31Rio de JaneiroCasado
175369pedro de Sousa MaiaMaiaMaia&bnsp;Ana de Sousa MaiaTrabalhador25Rio de JaneiroCasado
415987Pedro De Sousa MaiaMaiaPortoIncógnitoAna de Sousa MaiaEstucador46Rio de JaneiroCasado
Continua...
@MarceloMaia
Possíveis Bisavôs:
13124Manuel de Sousa MaiaVila do CondeVila do Conde&bnsp;&bnsp;Trabalhador32Rio de JaneiroCasado
121901Manuel De Sousa MaiaMafamudePortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoLavrador41Rio de JaneiroCasado
Continua...
@MarceloMaia
Os irmãos do bisavô nasceram no Brasil ou em Portugal?
Se nasceram no Brasil, vc pode pesquisar pelo nascimento deles no local do casamento.
E também dá para localizar um intervalo da vinda dos seis trisavós para o Brasil.
Seria do nascimento do seu bisavô, nascido em Portugal até o nascimento do primeiro filho dos seus trisavós nascidos no Brasil.
E, por fim, tendo o nascimento de alguns dos irmaos do bisavô (se nascidos no Brasil), há chance de ter na certidão o nome dos avós maternos e paternos do seu bisavô, o que poderia ajudar na busca por ele.
Boa sorte!
@guimoss obrigado pelos seus comentários! Eu estou buscando justamente as certidões de nascimento aqui no Brasil dos brasileiros e as certidões de óbitos dos meus trisavós portugueses. Empaquei nessas informações... estou tentando colher mais conversando com a familia.
Abraços!