Busco pela certidão de batismo ou casamento de meu trisavô ou de minha trisavó, ambos portugueses.

Boa tarde a todos,

Estou iniciando o reconhecimento da cidadania portuguesa e foi com muita satisfação que encontrei este Fórum de Discussão.

Meu trisavô chamava-se Pedro de Souza Maia (nascido entre 1866 e 1868 - info obtida nas certidões de casamento dos filhos encontradas no FamilySearch), e minha trisavó Maria Roza da Conceição (nascido entre 1867 e 1869), ambos nasceram em Portugal, ele eu não tenho informação de onde, já a Maria Roza da Conceição, familiares me disseram que chamavam-a de "ilhoa", imagino que seja de alguma ilha de Portugal, mas ainda não sei qual. Vieram para o Brasil, não sei se juntos ou casados ou se se casaram no Brasil. Se estruturaram em Teresópolis-RJ onde tiveram 4 filhos (Brasileiros) até o que eu sei (e uma outra filha, Maria Roza de Jesus Maia, que não tenho conhecimento):

Manoel de Souza Maia (meu bisavô) - nascido em 20NOV1896 (Info obtida no FamilySearch lendo a certidão de casamento dele, de Santa Rita, segundo distrito do municipio de Teresopolis, com Maria da Gloria, na data de 21FEV1920. (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-9KP9)

Irmãos do meu bisavô:

Eu imagino que o caminho mais certo a seguir agora seria buscar a certidão de nascimento de meu bisavô Manoel de Souza Maia para encontrar o nome dos pais dos portugueses ou buscar pelas certidões de óbito dos portugueses la em Teresopolis-RJ, estou correto ou daria para buscar já sobre os portugueses sem saber o local de nascimento deles ou data que chegaram no Brasil?

Como estou no início de tudo, gostaria de saber como é possível realizar esse processo de reconhecimento de cidadania aqui do Brasil para o meu avô que é neto dos portugueses Pedro de Souza Maia e Maria Roza da Conceição.

Desde já, agradeço quaisquer informações que possam me ajudar nessa busca.

Marcelo Maia

Comentários

• @MarceloMaia

Ilhoa pode se referir a Açores. Olhe essa pagina da Wikipédia:

"https://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Ilhoas"

Possíveis Trisavôs:

IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

153079Pedro de sousa MaiaMaiaMaia&bnsp;Ana de Sousa MaiaPedreiro31Rio de JaneiroCasado

175369pedro de Sousa MaiaMaiaMaia&bnsp;Ana de Sousa MaiaTrabalhador25Rio de JaneiroCasado

415987Pedro De Sousa MaiaMaiaPortoIncógnitoAna de Sousa MaiaEstucador46Rio de JaneiroCasado

Continua...

• @MarceloMaia

Possíveis Bisavôs:

13124Manuel de Sousa MaiaVila do CondeVila do Conde&bnsp;&bnsp;Trabalhador32Rio de JaneiroCasado

121901Manuel De Sousa MaiaMafamudePortoSem IndicaçãoSem IndicaçãoLavrador41Rio de JaneiroCasado

Continua...

• @MarceloMaia

Os irmãos do bisavô nasceram no Brasil ou em Portugal?

Se nasceram no Brasil, vc pode pesquisar pelo nascimento deles no local do casamento.

E também dá para localizar um intervalo da vinda dos seis trisavós para o Brasil.

Seria do nascimento do seu bisavô, nascido em Portugal até o nascimento do primeiro filho dos seus trisavós nascidos no Brasil.

E, por fim, tendo o nascimento de alguns dos irmaos do bisavô (se nascidos no Brasil), há chance de ter na certidão o nome dos avós maternos e paternos do seu bisavô, o que poderia ajudar na busca por ele.

Boa sorte!

• @guimoss obrigado pelos seus comentários! Eu estou buscando justamente as certidões de nascimento aqui no Brasil dos brasileiros e as certidões de óbitos dos meus trisavós portugueses. Empaquei nessas informações... estou tentando colher mais conversando com a familia.

Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.