Neto de portuguesa, mas minha mãe não irá tirar a dupla nacionalidade. Consigo?

Olá, pessoal!

Como vão?

Procurei pelo fórum, mas não consegui achar uma dúvida exatamente parecida com meu caso. Estou me planejando financeiramente para tirar a dupla nacionalidade, mas gostaria de tirar direto como neto.

Eu sou neto de portuguesa (minha avó é viva) e minha mãe (também viva), filha dela, é brasileira. A minha mãe não tem pretensão de tirar a dupla nacionalidade, principalmente por questão de gastos, e eu também não pretendo arcar com esse processo para ela, também pela questão dos gastos e por ela não desejar. Enfim.

Vi em diversos sites e vídeos que é muito recomendado que eu tirasse a da minha mãe primeiro para depois tirar a minha. Isso é extremamente necessário? Há muitas chances de dar ruim tirando direto como neto e pulando minha mãe? Sobretudo com a lei nova que facilita para os netos. Consultei uma agência que recomenda tirar a da mãe primeiro, mas não sei até que ponto eles só querem ganhar em cima fazendo dois processos ou se é 100% fato. Poderiam me ajudar com algumas experiências?

Obrigado!

Comentários

  • @Rod sim, é recomendável fazer o primeiro, há dois motivos para isso:

    1) é muuuito mais rápido. Enquanto o processo de neto leva entre 2 e 3 anos, fazer o da sua mãe e depois o seu levará algo entre 12 e 16 meses;

    2) a cidadania de neto pode esbarrar em questionamento pelo ministerio da justica portugues e com isso, travar por um tempo adicional.

    Sai um pouco mais caro? Sim. Mas a velocidade deveria compensar. Se eu tivesse essa possibilidade, nem pensaria duas vezes.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.