Neta de português/ divórcio/ união estável

Boa tarde a todos, eu fiz a transcrição do primeiro casamento do meu avô português (ele ficou viúvo) e pretendo fazer do segundo casamento para fazer o agendamento de nacionalidade do meu pai (filho de português com brasileira). Minha dúvida é, meu pai conseguindo a nacionalidade:

1) Eu sendo neta, qual procedimento que tenho que fazer?

2) Eu tenho que fazer a transcrição de casamento dos meus pais para conseguir a minha nacionalidade portuguesa? Meus pais são divorciados, como é o processo de divórcio? Eu consigo fazer a nacionalidade portuguesa para mim sem ter que fazer a dissolução de casamento dos meus pais?

3) Eu tenho união estável com o meu companheiro (temos um filho de 2 anos) ele tem direito a nacionalidade portuguesa?

Comentários

  • @pryscila86

    1) você vai fazer seu processo como filha, então não muda em relação ao do seu pai;

    2) se seu pai foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento. Se não foi, precisa. Mas, em qualquer caso, não precisa homologar o divórcio;

    3) somente se realizar a homologação judicial da união estável em um tribunal português

  • @gsilvestre no caso meu processo como filha eu só tenho que fazer o agendamento para mim somente ou tenho que fazer a transcrição de casamento primeiro do meu pai para depois fazer o meu agendamento? E meu pai foi o declarante do meu nascimento

  • @pryscila86 agendamento? por onde vc vai fazer sua nacionalidade?

    como disse, se seu pai foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento. Mas faça o processo pelo Arquivo Central do Porto, pois os consulados vão exigir a transcrição

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.