Encontrar assento de batismo

Pessoal, boa tarde.

Cometi um erro elementar, acreditei que havia encontrado o assento de batismo em portugal do Bisavô, porém era um homônimo. Portanto, agora tenho todas as certidões do Brasil, mas não tenho a principal.

O nome dele era Bernardino da Costa (Esse é o nome que consta na certidão de casamento e na certidão de nascimento da minha avó, porém na certidão de óbito consta como Bernardino da Costa Marques). O nome do pai era Manoel da Costa Marques e da mãe Maria de Jezus.

Pela certidão de casamento ele nasceu por volta de 1888 e pela de óbito por volta de 1884, considerando quantos anos tinha no casamento e na morte. Infelizmente ambos os registros somente falam que era de portugal, não citando a região.

Pensei em buscar algum documento referente a chegada dele ao Brasil, mas não achei nada e o fato dele ter casado em Caxambu - MG, não ajuda a saber se ele chegou pelo RJ ou por Santos.

Teriam alguma dica?

Obs.: Caso alguém seja descedente de um Bernardino da Costa Marques, nascido em Avidos em 1900, a certidão já está vindo de Portugal. Podem pegar comigo. :(

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @marcelo1987 pode ser ele:

    Com 20 anos (sem o Marques): 432637Bernardino Da CostaPovoa de CervãesMangualdeManuel da CostaMaria de JesusTrabalhador20Rio de JaneiroSolteiro

    Com 38 anos (com o Marques): 354901Bernardino Da Costa MarquesPovoa de CervãesMangualdeManuel da CostaMaria de JesusSem Indicação38Rio de JaneiroSem Indicação

    Os livros de Póvoa de Cervães: https://tombo.pt/f/mgl13

  • @gsilvestre muito obrigado!

    Já busquei nos batismos de Póvoa de Cervães e de Mangualde. Vou agora para os demais.

    Mais uma vez, obrigado!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @marcelo1987 voce pode solicitar ao cepese as informações desses dois passaportes, caso não localize o assento… só informar os ids 432637 e 354901

    aqui tem as instruções: http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    qual o espaço de tempo que você procurou em póvoa? é bom olhar uns 10 anos pra mais e pra menos…

  • @gsilvestre obrigado mais uma vez. No momento procurei somente no final de 87 e 88 inteiro.

    Vou continuar buscando, caso não encontre solicito as informações do passaporte.

  • Amigos, boa tarde.

    Conseguem me ajudar a entender se este é o assento correto? É um Bernardino e o nome do pai é Manoel Marques, porém não consegui identificar o nome da mãe com clareza e existe um registro do lado esquerdo que também não entendi bem. Gostaria de ter certeza das informações antes de solicitar a reprodução. O assento é o número 3, do lado esquerdo da imagem,


  • @marcelo1987

    talvez o registro do Bernardino nº8 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1058373 ...m0153.tif freguesia de Póvoa de Cervães / Mangualde / Viseu

  • @Kleber Silva Aguiar

    Acho que é isso mesmo, meu amigo. Muito obrigado. Mais um pouco teria errado novamente. Vou solicitar agora o envio do documento.

    Fácil fácil alguém inexperiente como eu, pode acreditar que encontrou e não ser o registro correto.

    Mais uma vez, obrigado!

  • Bom dia.

    O nome do bisavô está como Bernardino da Costa na certidão de casamento e na certidão de nascimento da minha avó, porém na certidão de nascimento da minha mãe está como Bernardino da Costa Marques. Acredita que pode haver algum problema?

    Desde já muito obrigado.

  • @marcelo1987 de onde veio o Marques? O melhor seria retificar a certidão da sua mãe

  • @gsilvestre

    Do nome do pai, se chamava Manoel da Costa Marques. Até ali em cima vimos que existem 2 registros de passaporte, com Marques e sem Marques.

    Esse procedimento de retificar certidão precisa ser feito com o cartório da certidão, certo?

    Att.,

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @marcelo1987 o pai era Manuel da Costa, a avó materna que tinha o Marques, né, tava vendo no assento de baptismo. Eu acho mais seguro retificar, pq no casamento ele não adotou o Marques, apesar de ter a explicação de ser da avó.

    Sim, é com o cartório da certidao de nascimento da sua mãe... veja se eles não aceitam retificar com base na certidão de nascimento da sua avó e na certidão de casamento dele

  • @gsilvestre

    Muito obrigado, meu amigo!

  • @gsilvestre

    Eu não tinha me dado conta que no assento o nome do pai está como Manoel da Costa, porém em todos os outros documentos do Bernardino o pai está como Manoel da Costa Marques. Que confusão! Posso ter problemas com isso?

  • @marcelo1987 no comentário acima eu disse que o Marques era da avó materna, mas, na realidade, é da avó paterna. Logo, existe uma explicação para o Manual da Costa "Marques" (pegou da mãe).

    Eu, particularmente, acho difícil opinar nessas questões de retificação. Não tenho muita segurança, pq acho que varia muito de acordo com quem vai analisar os documentos. Se formos bem rígidos, todos os documentos precisam estar iguais ao assento de baptismo do português, então, teria que retificar. Mas, como eu disse, existe uma explicação para o Marques, o que pode significar que não exijam a retificação.

  • @gsilvestre

    Pois é, infelizmente só saberei quando analisarem o processo. Irei solicitar a retificação do nome do Bernardino, que é o avô, para que fique igual em todas as certidões, quanto ao pai dele, irei arriscar, pois caso contrário seriam 3 certidões para retificar em 3 cartórios diferentes.

    Muito obrigado pelas explicações.

  • Olá pessoal, boa noite!

    Por gentileza,

    Me ajudem.

    Estou tentando descobrir a cidade de nascimento de meu bisavô português e sua certidão de batismo. Os dados que tenho são:


    Nome: José Gomes Carneiro

    Pai: Júlio Carneiro

    Mae: Maria da Conceição Carneiro

    Data de nascimento: 01/01/1900

    Local = Peso da Régua


    Infelizmente, o único documento que temos é o atestado óbito e nele constam apenas os dados citados acima.


    Obrigada

  • @polimelo

    você sabe o destino dele no BR? Talvez seja o passaporte dele: 262977José Gomes CarneiroPeso da RéguaPortoIncógnitoMaria da Conceição MedeirosEmpregado Comercial21ManausSolteiro


    se ninguém conseguir te ajudar mais, vale a pena dar uma olhada nas freguesias de peso da régua, pois não são muitas - https://tombo.pt/m/prg você pode começar pela data que vc tem 01/01/1900 e ir expandindo a busca 1 ano pra mais e 1 ano pra menos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.