Ajuda Certidão de Nascimento da minha avó

Bom dia, poderiam me ajudar? Acontece que a minha avó (ainda viva) foi casada com meu falecido avô português, eu e meu irmão já conseguimos todos os documentos necessários do nosso avô, porém da minha avó, não conseguimos achar a certidão até o momento. Conversando com ela, descobrimos uma declaração do cartório onde ela foi registrada, assinada por Maria da Glória Vasconcelos, titular do cartório, informando que o cartório pegou fogo no dia 11 de setembro de 1977, e que por conta disso, não teríamos como conseguir uma segunda via desse documento. Porém, quando ela e meu avô se casaram aqui em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, achamos que a certidão que ela possuía (original) ficou retida no cartório. Gostaria de saber se existe alguma forma de conseguir essa certidão, abaixo vou por os dados que temos, obrigado!

Nome da minha avó: Severina Bezerra de Vasconcelos

Data de nascimento: 18/12/1841

Estado em que nasceu: Pernambuco

Pai: Manoel Bezerra de Vasconcelos

Mãe: Maria Joaquina de Vasconcelos


Nome do meu avô: Francisco Pereira de Matos

Data de nascimento: 19/05/1936

Pai: Antônio Marques de Matos

Mãe: Rosa Marques Pereira

«1

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Igorrr seu avô foi o declarante do nascimento do seu pai (ou da sua mãe)? Se sim, não precisa transcrever o casamento deles.

    Obs.: conforme consta da própria declaração, a Maria da Glória Vasconcelos era a titular do cartório em 2004, não juíza.

  • @gsilvestre obrigado, já editei, e não, a declarante do meu pai (filho do meu avô português) foi minha bisavó.

  • Você pode sempre contatar o cartório em Duque de Caxias e pedir o desarquivamento da habilitação de casamento. Nesse processo é que ficaria retida a certidão de nascimento.

    Mas já adianto que, por ser no Estado do Rio de janeiro, há boa chance da resposta do cartório ser que foi tudo incinerado. Infelizmente, no RJ se permitiu que cartórios simplesmente queimassem tudo sem antes nem microfilmar,

    Mas não custa tentar.

  • editado October 2021

    @Igorrr , se sua avó nasceu em 1841, não terá certidão de nascimento, e sim de batismo. Em 1841 ainda não havia Registro Civil no Brasil.

    A data está correta? Não seria 1941?

    Pergunte ao Cartório em que ela foi registrada se fariam uma reconstituição da certidão, usando todos os documentos que vocês tenham de sua avó - a certidão de casamento, a identidade, carteira de trabalho, etc.

    Se é para transcrever o casamento, a certidão reconstituída junto com a certidão de que o cartório sofreu um incêndio servirão para o processo de transcrição.

  • Se ajuda, acho que pode estar em uma dessas listas https://www.familysearch.org/search/catalog/2177293

  • @Leticialele agora que reparei, acabei digitando na correria e não me atentei, mas é 1941 mesmo, obrigado pela observação e também pela ajuda

  • @giuliab procurei aí e não consegui achar, mas muito obrigado de qualquer forma

  • @Igorrr

    Sabe os nomes dos avos maternos e paternos de Severina?

  • Boa noite!!

    Vocês podem me ajudar a encontrar onde foram registrados os nascimentos de:

    Alfredo Candido de Moraes

    Data de nascimento: 12/01/1932

    Local: Estado do RJ

    Pai: Sebastião Candido Moraes

    Mãe: Maria Francisca de Souza

    E de:

    Maria Francisca de Souza

    Ano aprox. Do nascim.: 1905

    Local: estado do RJ

    Pai: José Francisco de Souza

    Mãe: Augusta Clara de Souza

    O irmão de Alfredo, Manoel, nasceu e foi registrado em 1948, em Cambuci RJ. Mas lá não encontraram o registro do Alfredo.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @PriscilaMS

    Essas pessoas sao parentes suas?

    No óbito de Maria, consta que o Declarante é de Nilopolis.

    E o óbito dela se encontra em Nova Iguaçu, na 1a circunscrição.

    São dois lugares que você pode procurar.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @PriscilaMS

    Eu também encontrei esse atestado de óbito de uma filha de Alfredo Cândido Moraes, de 1912. A pessoa que vc procura pode ter sido nomeada em homenagem ao pai dessa certidão.

    O óbito foi registrado em ITAOCARA, no Estado do Rio e que faz fronteira com cambuci, onde nasceu o irmão.

    O registro:

    "https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6XQW-2KX?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPZ6-CTMN"

    Espero que seja um parente

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021
  • @guimoss muuito obrigada!

    Alfredo é meu tio, e Maria Francisca é minha avó(filha de português). Estou montando processo pra cidadania de netos pro meu pai e pro meu tio(os dois vivos), pra depois pedir a minha. Pois já estou na Europa e necessito de uma cidadania européia. E gostaria que meu pai, tio e irmão, viessem pra cá também.

    O Alfredo é viúvo e não teve filhos.

    Meu pai, Manoel Candido de Souza, e seus 7 irmãos nasceram no interior do Rj. E o avó Português, José Francisco de Souza, tinha terras em Três irmãos, Cambuci-Rj. Então acredito que Maria Francisca nasceu e se casou nessa região, e Alfredo também. Já mandei email pra todos os cartórios de Campus, Cambuci e Itaperuna. Mas ainda não tive resposta positiva.

    A certidão do meu pai já encontrei graças a ajuda deste fórum. Porque da primeira vez que eu mandei email pro cartório que ele foi registrado, não foi encontrado. Só depois que enviei uma cópia da certidão dele.

    Então assim fica muuito difícil..

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @PriscilaMS

    Eu acho que a sua busca ficou mais fácil.

    Vc mencionou TRÊS IRMÃOS (mencionado também no óbito acima, de ITAOCARA), que tem a seguinte história:

    "A Vila dos Três Irmãos continuou a pertencer à Freguesia de São José de Leonissa da Aldeia da Pedra (hoje Itaocara), e em 28 de outubro de 1890, com a criação do Município de Itaocara, a Vila, que já era chamada de TRÊS IRMÃOS, foi estabelecida como sede  do 3º Distrito daquele município (Itaocara), ficando Portela pertencendo a Três Irmãos.

    Em 09 de novembro de 1915, pela Lei Estadual nº 1.267, a sede do 3º Distrito de Itaocara, que era Três Irmãos, passou a ser Portela, ficando Três Irmãos pertencendo ao Distrito de Portela.

    Em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto Lei Estadual nº 1.056, as terras pertencentes a Três Irmãos, do lado esquerdo do Rio Paraíba do Sul, passaram a pertencer ao Município de Cambuci, o que foi oficializado em 28 de janeiro de 1944,  e permanece até os dias de hoje."

    Fonte: "https://portela-itaocara-rj.blogspot.com/2011/01/historia-de-tres-irmaos-6-distrito-de.html?m=1"

    Em resumo, Cambuci de agora foi Itaocara no passado, da seguinte forma:

    1) Criação do município de itaocara (1890);

    2) A vila de de Tres irmaos virou Distrito de Itaocara, que incluía Portela;

    3) Esse Distrito passou a se chamar Portela, em 1915, uncluindo Três Irmãos;

    4) Três Irmãos passou a ser Cambuci (local do nascimento do irmão), em 1943 até hoje.

    Dessa forma, a sua avó deve ser de ITAOCARA (os livros estão acima), como mencionei antes. Pesquise nesse município para achar o nascimento da sua avó, em todos os livros com data próxima.

    Obs: No obito acima que menciona alfredo, há vários nomes que eu não consegui ler. Talvez sdja interessante a leitura. Pode ser que alguma localidade tenha me escapado.

    Espero que ache.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @PriscilaMS

    Bom dia,

    Como você está com dificuldades em localizar a certidão de nascimento de Maria, eu sugiro a leitura do relato a seguir:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

    Ele pode te ajudar, caso você nao ache sua antepassada em itaocara.

    Abraços

  • @PriscilaMS , na Certidão de Casamento de 23/09/1950, de Sebastião Souza de Moraes(nascido:31/08/1930) com Maria Mendes de Oliveira, Cartório do segundo distrito de Itaperuna- Estado do Rio, Vila Nossa Senhora da Penha.

    Aparecem os pais: Sebastião Candido de Moraes e Maria Francisca Souza, o filho Sebastião, natural de Cardoso Moreira, Estado do Rio.

    Poderiam o nascimento e casamento da Maria Francisca Souza estarem nesta localidade do Estado do Rio.

    Não sei se o cartório de Cardoso Moreira ainda estaria aberto, teria que saber para onde foram repassados os documentos, se centralizados no cartório de Itaperuna, Estado do Rio.

  • @PriscilaMS , assim como o registro de nascimento do Alfredo Candido de Moraes, poderia ser de Cardoso Moreira, Estado do Rio.

  • Isso mesmo!! @Mauri Meu tio Sebastião Souza de Moraes( falecido), foi o segundo filho de Maria Francisca. E meu pai foi o 13⁰ filho. E meu pai hoje encontrou o certificado de alistamento militar do tio Alfredo, e estava escrito que ele nasceu em Itaperuna.

    @guimoss valeu mesmo pelos índices dos livros! Passei o dia procurando, mas só encontrei um livro de nascimento que tem muitas Maria sem sobrenome... fora isso não achei nenhum dos nomes que procuro.

    Mas vou enviar emails para Cardoso, que só tem 1 cartório e pra Itaperuna que só tem 3.

    Eu também estava pensando em entrar em contato com o hospital onde ela faleceu ou no cemitério onde foi sepultada pra tentar descobrir algo...

    Muito obrigada! Vcs estão me ajudando muito! Tenham uma boa noite e um ótimo início de semana!

  • @PriscilaMS

    Bom dia,

    Você viu a mensagem que te indiquei acima? Repito a mensagem aqui:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262905/#Comment_262905"

    Nela, há um relato de uma pessoa que fez pesquisa por um site por certidões, somente com os nomes da pessoa e pais desta, sem saber livro, pagina ou registro.

    O site é pago, mas no relato acredito que é dito que o dinheiro é devolvido, o caso da certidão não ser achada.

    Todos os locais de busca são cidades pequenas e devem ter poucos RCPNS.

    Cambuci:

    1) 5o Distrito

    "http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=1194"

    2) 1o Distrito

    "http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=1187"

    Itocara:

    "http://www4.tjrj.jus.br/MapaExtrajudicial/servico.aspx?cod=1036"

    Com relação à busca no Fs, sugiro que busque pelo nome do registrado e depois, pela assinatura dos pais, que, muitas vezes, é mais facil de entender do que a do escrivão.

    Boa sorte!

  • @CarlosASP estou voltando do cartório onde eles se casaram nesse momento, infelizmente incineram certidões após 10 anos do casamento

  • @Kleber Silva Aguiar não tenho essa informação, minha avó não se lembra, estou tentando ver com meu tio-avô, mas no que essa informação seria útil? (Sou completamente leigo, perdão)

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @Igorrr

    Boa tarde,

    Eu sei que os livros foram perdidos, mas olhe o relato na mensagem abaixo, que pode lhe ser útil tanto na obtenção da certidão quanto na transcrição do casamento.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/248614/#Comment_248614"

    No seu caso, pode até ser mais simples, pois sabe o local exato, não precisando emitir todas as certidões negativas.

    Boa sorte!

  • @guimoss obrigado, irei tentar

  • @Kleber Silva Aguiar desculpa a demora, consegui hoje os nomes e uma certidão da minha tia-avó (irmã da minha avó), a certidão dessa tia-avó foi registrada em Várzea, o cartório que pegou fogo, reforçando o meu achismo da minha avó ter sido registrada lá

    Avós paternos: Francisco Bezerra de Vasconcelos

    Joaquina Teodora da Conceição 


    Avós maternos: Laurentino Bezerra da Silva

    Joaquina Maria da Conceição

  • @Kleber Silva Aguiar poderia me ajudar com esses dados acima?

  • @Kleber Silva Aguiar @guimoss @CarlosASP @gsilvestre perdoem-me por marcar vocês, mas nesses dois anos ainda não consegui nada, gostaria de saber se há algo que eu possa fazer ainda, eu realmente não sei mais como prosseguir, já pesquisei de todas as maneiras possíveis, entrei em contato com todos os cartórios da possível cidade onde minha avó nasceu, responderam sem sucesso, e poucos deles emitiram as certidões negativas. Caso não tenha existam mais possibilidades, entenderei e aceitarei, mas caso ainda haja, me ajudem. Obrigado.

  • @Kleber Silva Aguiar é 1941, não consegui editar pelo celular, desculpe

  • editado February 2023

    @Kleber Silva Aguiar amigo, o documento referente ao batismo dela na igreja eu obtive, porém não encontrei o cartório onde ela foi registrada, de qualquer maneira, obrigado pelo seu tempo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.