Certidão do Português, chamado Renato Jose da Silva Moreira.

Olá! Boa Noite!

Preciso muito da vossa ajuda! O português, chamado Renato José da Silva Moreira, nasceu em Portugal em 1897 e foi morar no Brasil com mais ou menos 4 anos de idade.

Ele é filho de Manoel da Silva Moreira (Nascimento em 1854) e Maria Amélia da Silva Moreira. Os seus avôs paternos são: José da Silva Moreira e Antónia da Silva Leite.

O que falam no Brasil é que eles nasceram em Santo Estevão do Gião, mas já procurei imenso e não acho nada.

Será que não tem registro nenhum cá em Portugal?

Muito obrigada quem conseguir ajudar!!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @n_imbelloni

    Gião é uma Freguesia do município de Vila do Conde, Distrito do Porto.

    Santo Estevão é o Orago da Freguesia de Gião.

    O livro de 1897 dessa freguesia:

    "https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=783260"

    Abraços

  • @n_imbelloni

    Você tem a data de nascimento dele?

    Geralmente, aparece na certidão brasileira de casamento.

    Olhei o livro de 1897 e não vi um Renato. Confira o livro acima e veja se o seu antepassado está lá.

    Por fim, coloque uma margem de erro, olhando os livros de 1896 e 1898.

    Boa sorte!

  • @n_imbelloni , na certidão de óbito de 11/03/1980 de Renato José da Silva Moreira, do Cartório da Graça, Recife, nascido em 18/02/1897, seria natural de Pernambuco.

    Casado com Maria Antonieta dos Santos Moreira( de Alagoas), tinha 9 filhos: Ivone, Alberto, Renato, Maria Thereza, Margarida, Marilia, Maria Antonieta, Frederico Ricardo e Sérgio.

  • Mauri,

    Obrigada pelo retorno!

    Saiu natural de Recife, mas não é. Ele nasceu em Portugal só que foi morar em Recife muito novinho. Achei as informações do casamento tb.

  • @n_imbelloni

    No casamento ou em outras certidões em que ele é mencionado, aparece a nacionalidade?

    Como ele teve muitos filhos, é provável que vc consiga ver, em alguma delas, se aparece a nacionalidade portuguesa.

  • @n_imbelloni

    sabe se Renato tinha irmãos (portugueses) e os nomes?

  • Kleber Silva Aguiar Teve vários irmãos! Uma das irmãs era portuguesa e chamava Maria Evarista da Silva Moreira. Nasceu em 26 de Outubro de 1891. No site Family Search diz que ela nasceu em Fiães, Faro. A única coisa que encontrei dela foi um registro do passaporte. Mas, do irmão, Renato, não consigo encontrar NADA. A família garante que ele era Portugues.


  • guimoss Não diz! Diz que ele é natural de Recife - PE. O Manoel da Silva Moreira, o pai de Renato José, era um português, comendador, super influente em Recife. Inclusive, consegui alguns registos de Jornais homenageando-o.

    Ja entrei nas certidões de nascimento dos filhos de Renato José e não menciona a nacionalidade dele. Mas, vi que na sua certidão de óbito (dia 11 de Março de 1980) consta lá que é "natural do estado".

    Obrigada pelo retorno! :)

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @n_imbelloni

    Acredito que vc tenha as seguintes opções:

    1) Fazer a busca no Arquivo Distrital do Porto e no de Faro (por ele e pela irmã, pois vc poderá achar os dados precisos dos pais no batismo dela. A cobrança só e feita se encontrarem algo;

    Obs: tem certeza que se trata de fiaes, Faro? Faro se localiza muito longe do local que você mencionou antes.

    Eu vi uma serie de locais com esse nome:

    Fiães pode referir-se a:

    2) procurar o casamentos dos pais do Renato, pois o filho terá nascido na freguesia de um dos dois. Comece com 1 ano a menos do nascimento e vá para trás;

    Obs2: quando você for mandar uma mensagem para alguém coloque @+apelido e espere ficar colorido, pois, nesse caso, o sistema avisa que há uma nensagem nova no sino do menu.

    Do jeito que voce está fazendo, a pessoa nao recebe o aviso e a sua dúvida pode ficar sem resposta.

  • @n_imbelloni

    O que também pode ter acontecido é a irmã ter nascido em Portugal e, após o nascimento dela, os pais de ambos podem ter vindo para o Brasil, onde o Renato nasceu.

    Infelizmente, isso inviabilizaria o pedido de cidadania.

    Eu sugiro que você verifique essa hipótese, buscando o nascimento dele no Brasil.

    Boa sorte!

  • @n_imbelloni

    no registro do marido de Maria Evaristo https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1257334 consta algumas informações que talvez ajude na busca da freguesia

  • @n_imbelloni

    Renato José é seu parente?

  • @Guilherme Moreira Não. Sou amiga do Neto dele. Ajudo na procura das certidões!

  • @guimoss Obrigada pela ajuda! :)

  • O irmao de Renato, eh o meu bisavo (Jose).

    eu achei a certidao de batismo dele na paroquia de Santo Estevão do Gião, Vila do Conde https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/

    tenta la. coloca o ano aproximado q ele deve ter sido batizado... tem q ir de pagina por pagina...


    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=783267

  • @FernandaMuniz Que bom! Eu acho que achei tb. Mas, a letra é horrível. Não tenho 100% certeza.

    Muito obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.