Antecedentes criminais - necessário apostilhar?

Olá, estou reunindo documentos para o pedido de cidadania pela via de descendência sefardita conforme descrito no site do Consulado de Portugal em São Paulo (https://consuladoportugalsp.org.br/nacionalidade-portuguesa-para-descendentes-de-judeus-sefarditas/) e vi que necessito de atestados de antecedentes criminais.

Conforme o site, é necessário:

  1. Atestado de antecedentes criminais brasileiro;
  2. Atestado de antecedentes criminais de todos os países em que tenha morado após ter completado 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira (o interessado está dispensado de apresentar o certificado de registo criminal português, que é oficiosamente obtido pelos Serviços).

Minha dúvida é: é de fato necessário apostilhar os documentos? O brasileiro também? Alguém conseguiu o processo sem apostilhá-los? Pergunto isso pois vivi por cerca de 1 ano na Inglaterra e, embora eu possa emitir o certificado ACRO online, apostilhar ele me trará mais custos e dificuldades com prazos de envio/correio.

Alguém sabe melhor a respeito? Caso seja necessário apostilhar, alguém indica alguma empresa (pode me contactar via mensagem) no Reino Unido que faça esse serviço?

Obrigado desde já pela ajuda.

Comentários

  • @augustogbm , o atestado brasileiro não precisa ser apostilado. Basta imprimi-lo com a validação no verso.

    Quanto ao inglês, não faço ideia. Melhor alguém que já tenha feito, para tirar a dúvida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.