Erro na certidão de nascimento da filha do português

Boa tarde! @Leticialele

Peço ajuda, por gentileza.

Meu avô português: registro de nascimento encontrado. Nome: Eduardo Francisco Varanda

Minha mãe : na sua certidão de nascimento o declarante não foi o meu avô e sim um terceiro que por algum motivo trocou o sobrenome dele de Eduardo Francisco Varanda para Eduardo Esteves.

Minha mãe tem na sua certidão o nome correto dos avós paternos, mas o nome do português seu pai está errado e o mesmo não é o declarante. Seu nome Alzira de Jesus Esteves ( de Jesus da avó paterna)

Quais documentos para provar que ela era filha dele ?

Grata

Comentários

  • @Klumb , com a certidão de casamento brasileira, retifique a certidão de nascimento de sua mãe no Cartório em que ela foi registrada.

    Para dirimir dúvidas em Portugal, transcreva o casamento de seu avô.

  • @Leticialele

    Obrigada por sua resposta.

    O problema é que a minha mãe até no seu casamento não fez está retificação e a certidão de casamento ainda tem o nome do pai português errado. Idem para a certidão de óbito. Ou seja: todas as certidões com nome do pai português errado!

    Estou solicitando o processo do inventário após a morte de meu avô que demonstra ela ser herdeira legítima.

    O fato do declarante ter sido outro (oficial do cartório e 2 testemunhas) pode dificultar o processo ?

    Desde já agradeço a atenção.

  • @Klumb , se seu avô não foi o declarante, terá que transcrever o casamento dele para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa.

  • @Leticialele muito obrigada pelas informações

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.