Cidadania

Caros Amigos,

SOU NETO DE PORTUGUES E ESTOU NA LUTA PELA CIDADANIA. SEGUE ABAIXO OS DOCUMENTOS QUE JA CONSEGUI:
POR FAVOR DEM UMA OLHADA PRA VER SE ALGUEM SABE ME RESPONDER SE FALTA ALGO:
MINHA CERTIDAO DE NASCIMENTO
CERTIDAO DE CASAMENTO DE MEU PAI
CERTIDAO DE CASAMENTO DE MINHA AVO
CERTIDAO DE NASCIMENTO DE MINHA AVO OBTIDA DIRETO DE PORTUGAL
ANTECEDENTES CRIMINAIS: BRASIL E IRLANDA
VALE LEMBRAR QUE TODOS OS DOCUMENTOS EXCETO A CERTIDAO DE NASCIMENTO DE MINHA AVO, FORAM RECONHECIDOS PELO CONSULADO DE PORTUGAL EM SAO PAULO.
ENTAO VAMOS LA..
CONSEGUI JUNTAR A PAPELADA PRA CIDADANIA PORTUGUESA, POREM NAO OBTIVE SUCESSO. COMO MORO EM DUBLIN, EU FUI ATE O CONSULADO LOCAL. UMA PERDA DE TEMPO, POIS ACHO QUE ELES NAO TEM MUITO INTERESSE. O MAU ATENDIMENTO NAQUELE LOCAL IMPERA. ENFIM, ACHO MELHOR IR PRA PORTUGAL. SEI QUE TEM UM FORMULARIO DO INSTITUTO DOS REGISTROS E DO NOTARIADO. COMO FACO, PREENCHO O MESMO E ENVIO JUNTO COM A PAPELADA PRA PORTUGAL?
AGRADECO A ATENCAO
MARCELO

Comentários

  • Vc vai fazer por naturalização? (pular o seus pais)

    Se for por naturalização vc vai precisar dos seguintes documentos

    A sua certidão de nascimento de inteiro teor legalizada no Itamaraty e no Consulado (menos de 180 dias)
    A certidão de nascimento do mai/mãe filho do português/portuguesa de inteiro teor legalizada no Itamaraty e no Consulado (menos de 180 dias)
    A certidão do portugues/portuguesa narrativa ou colocar no requerimento o número do assento, freguesia, ano.
    Histórico escolar
    Antecedentes criminais com firma do escrevente reconhecida (menos de 90 dias)
    Antecedentes criminais com firma do escrevente reconhecida e traduzida de todos os países q vc já morou.
    Requerimento preenchido e com o selo banco do consulado (o selo é dispensável se vc assinar lá na frente dos funcionários em Lisboa)
    Pagar a taxa de 175 Euros
  • FALA SERGINHO...
    A CERTIDAO DE MINHA AVO EU JA CONSEGUI DIRETO DO CARTORIO ONDE ELA NASCEU EM PORTUGAL.
    AGORA EU VOU PULAR O MEU PAI, POIS ELE JA TEM 70 ANOS E NAO TEM INTERESSE. SEM FALAR QUE FICA DIFICIL PRA ELE IR EM CONSULADO E TUDO MAIS.
    AGORA A CERTIDAO DE MINHA AVO DE CASAMENTO E BRASILEIRA. TENHO QUE MANDA-LA PRO ITAMARATY TAMBEM?
    VC TEM IDEIA DE CUSTOS PRA MANDAR ESSE DOCUMENTOS PRO ITAMARATY?
    QUER DIZER QUE OS MEUS DOCUMENTOS JA ENVIADOS E CARIMBADOS PELO CONSULADO PORTUGUES EM S.P NAO TEM VALOR? TAIS COMO: TODAS AS CERTIDOES QUE VC MENCIONOU PARA SEREM ENVIADAS AO ITAMARATY?
    OUTRA COISA. VC ACHA MELHOR DEPOIS DE JUNTAR TUDO IR DIRETO PRA LISBOA?
    E SO CHEGAR LA, OU TEM DE FAZER UMA MARCACAO?
    VALEU PELA SUA AJUDA
    OBRIGADO MESMO
  • Pro Itamaraty vc tem que mandar as certidões Brasileira, o custo é só do sedex, mas as certidões tem que ter firma reconhecida da escrevente.
    Não precisa da certidão de casamento para naturalização.

    Outra coisa é que por naturalização vc não passa para os seus filhos já nascidos exceto se eles forem menores de 18 e terem uma ligação efetiva.

    Só tem valor certidões brasileiras legalizadas no Itamaraty e com o selo do consulado e menos de 180 dias, os antecedentes não podem ultrapassar 90 dias.

    Em Lisboa é só chegar lá preencher o requerimento e assinar na frente dos funcionários.
  • AE SERGINHO..
    NAO SEI NEM COMO TE AGRADECER... VC ME AJUDOU MAIS DO QUE O PROPRIO FUNCIONARIO DO CONSULADO AQUI DE DUBLIN....
    A GENTE VAI SE FALANDO....
    QDO VIER PRA DUBLIN E SO ME AVISAR... PODE ENTRAR NO MEU ORKUT...
    NAO SEI SE VC JA CONHECE, MAS TE DAREI UM SUPORTE POR AQUI..
    FORTE ABRACO
  • A melhor forma de agradecer é dar continuidade à esse projeto e ajudar outras pessoas nessa situação.
  • Marcelo

    A turma aqui e afinada com as informacoes e todos gostam de ajuda mutua.
    Aqui voce esta em boas maos.
    Se precisar de algo mais e so escrever.
    Meu processo fiz pelo correio enviando tudo daqui de Londres direto a Lisboa.
    Vai firme que o seu tambem dara certo.
    Abraco.
  • BELEZA GENTE... VAMOS COM DEUS QUE TUDO VAI DAR CERTO...
    SO MAIS UMA COISA. ESSA CERTIDAO DE INTEIRO TEOR E OBTIDA NO ITAMARATY?
    PROCEDE DESSA FORMA? MANDA A MINHA CERTIDAO DO BRASIL RECONHECIDA E TUDO MAIS VIA SEDEX E ELES JA EMITEM A DE INTEIRO TEOR?
    BEM, O QUE ME FALTA E ISSO MEUS CAROS.... A MINHA CERTIDAO JA ESTA AQUI EM DUBLIN E JA FOI PASSADA PELO CONSULADO DE PORTUGAL EM SAO PAULO... SO FALTA ESSA DE INTEIRO TEOR......
    VCS SABEM MAIS OU MENOS QTO TEMPO DEMORA ESSA DOCUMENTACAO DO ITAMARATY......
    UM ABRACO MEUS CAROS
  • Não Marcelo, você faz o pedido da certidão de inteiro teor no cartório, se for sua, no cartório onde nasceu, se for a do Português você pede no portaldocidadao.pt depois que estiver com a certidão em mãos você envia para o Itamaraty legalizar.

    espero ter contribuido na sua dúvida, se estiver errado tem um pessoal afinado aí,que manja tudo, que me corrijam por favor.

    Abraços,

    Boa Sorte!
  • Marcelo

    ë o seguinte.
    A sua certidao de nascimento brasileira, tem que ser de inteiro teor, com firma reconhecida do escrivao que assina (vc pode reconhecer no mesmo cartorio em que tira), depois vc manda para o Itamaraty para legalizar, e depois vc manda para o consulado de Portugal para obter o selo branco.
    Esse procedimento é feito somente nas certidoes brasileiras.
    Nas certidoes portuguesas vc nao precisa nada, pois elas ja tem o selo (marca dägua)
    Qualquer duvida volte aqui.
  • PERFEITO MEUS CAROS....
    ENTENDI PERFEITAMENTE...MAS VCS SABEM QTO TEMPO LEVA ESSE PROCESSO DE ENVIO E RETORNO PRO ITAMARATY?
    ABRACOS
  • Marcelo

    No site, eles informam que pelo correio, eles dao prazo de ate 60 dias.
    Mas tem muita gente que consegue antes.
    Se vc tiver algum contato em Brasilia,, fica mais facil, pois eles carimbam no mesmo dia, ou no maximo de um dia para o outro, e o custo é zero.
  • OTIMO...E NO CASO D DAR ENTRADA EM PORTUGAL, OU SEJA, DEPOIS DE JUNTAR TUDO E DAR ENTRADA DIRETO EM LISBOA OU PORTO. VCS TEM IDEIA DE QTO TEMPO DEMORA?
    ABRACOS
  • Marcelo

    Outra coisa, estou tirando a minha por atribuicao, ja encaminhei td direto para a CRC de Lisboa via sedex.
    Meu filho tbem mora em Dublin e assim que sair a munha estarei dando entrada na dele.
    Ja estou com todos os papeis dele em andamento, mas daremos entrada direto em Lisboa, pois pretendo ir visita-lo no final do ano, e irmos a Lisboa para tal fato.
    (assim espero, se a minha sair até la)
    qualquer duvida, pergunte.

    e boa sorte na sua empreitada.

    Edmilson
  • Humm, isso tbem gostaria de saber.

    Mas acho que vai um pouco de sorte ai.
    Vamos aguardar, para ver se alguem mais responde.

    Abcos.
  • TRANQUILO EDMILSON...
    A SUA E DE SEU FILHO DARAO CERTO SEM DUVIDAS...
    ESTOU UM POUCO CHATEADO COM O QUE OCORREU HOJE NO CONSULADO PORTUGUES EM DUBLIN, MAS A GENTE SEGUE FIRME E FORTE...JAMAIS IREI ABANDONAR O CASO , POIS E DIREITO MEU....NOS VAMOS NOS FALANDO PELA COMUNIDADE....SE EU SOUBESSE DESSA COMUNIDADE ANTES, TALVEZ HOJE JA ESTARIA COM O MEU NA MAO...MAS, AINDA HA TEMPO....
    SORTE PRA VC E SEU FILHO...
    ABRACOS
  • Em relação ao tempo tbm não sei, o q dizem q cada caso é um caso.
    Para o Itamaraty enviei a certidão do meu pai na sexta, vamos ver quanto tempo vão demorar para me devolverem.
  • Para agilizar o negócio o importante é não ficar parado, peça as certidões, providencie os outros documentos, vá atrás de procuração caso precise que alguém pegue suas certidões no Brasil para enviá-las à Irlanda.
  • VALEU SERGIO...
    EU JA TINHA FEITO TODO ESSE PROCESSO DE PROCURACAO ETC...
    JUNTEI TODOS OS DOCUMENTOS E MANDEI PRO CONSULADO DE PORTUGAL EM SAO PAULO, MAS O CIDADAO DO CONSULADO DE DUBLIN NAO INFORMOU QUE ERA DE INTEIRO TEOR, SE NAO JA ESTAVA DANDO ENTRADA AGORA. MAS ENFIM, NAO ADIANTA MAIS LAMENTAR. VAMOS A LUTA. VOU AGILIZAR AINDA ESSA SEMANA.. E VAMOS TORCER PRA A QUE DE TODOS DE CERTO...
    VALEU MESMO PELA AJUDA... E NO QUE EU PUDER, CERTEZA QUE IREI AJUDAR..
    ABRACOS
  • Marcelo

    Rapaz, nao desanime com relacao ao que aconteceu ao consulado portugues em Dublin. Em Montreal foi igualzinho. A atendente desconhecia a lei e nao me ajudou em absolutamente nada. Mas com ajuda da comunidade, eu consegui reunir os documentos e aplicar direto em Lisboa.

    Quanto aos antecedentes, a minha certidao brasileira foi feita na policia federal com assinatura do escrevente reconhecida em cartorio. (isso eh exigencia deles) Na CNAI (centro nacional de apoio ao imigrante) em Lisboa, onde voce postulara sua cidadania se ate la (senao sera por correio junto as CRCs) aceitaram minha certidao, no entanto me disseram que existe uma recomendacao nova de que a mesma seja tambem autenticada em cartorio portugues. Sendo assim, recomendo que faça dessa maneira.

    Quanto as minhas certidoes de antecedentes criminais dos outros paises em que morei (Canada e Franca), eu as pedi nos orgaos competentes de cada pais. Nao fiz reconhecimento de assinaturas. No caso da Irlanda, sendo da comunidade europeia, tb nao creio que precise. Quando apresentei os documentos junto com as devidas traducoes reconhecidas em cartorio notarial portugues, eles aceitaram de bom grado. Em todo caso, na duvida, sugiro que voce pergunte diretamente às CRCs.

    Ai vai o link no qual eu descrevi como fiz pra reconhecer as traducoes das minhas certidoes de antecedentes criminais estrangeiras.

    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5207065659310337423&na=4&nst=35&nid=31227596-5207065659310337423-5214204741044261170

    Boa Sorte!!! (and pass it forward)
  • BELEZA MAURICIO...
    QUER DIZER QUE O ANTECEDENTE CRIMINAL DA IRLANDA TERA DE SER TRADUZIDO TAMBEM? BOM SABER. JA OBTIVE O MESMO, POREM DEPOIS DESSA INFO. TEREI QUE TRADUZI-LO...E ISSO... AMANHA MINHA IRMA JA IRA CORRER ATRAS DE TUDO NO BRASIL E EM BREVE EU ESTAREI INDO PRA LISBOA. AGORA ME DIZ UMA COISA. SERA QUE NA CIDADE DO PORTO ISSO SERIA POSSIVEL? DIGO DAR ENTRADA NA DOCUMENTACAO?
    ABRACOS
  • Marcelo

    CNAI Porto
    Rua do Pinheiro, 9
    4050-484 Porto
    Tel.: 22 207 38 10
    Fax: 22 207 38 17
    E-mail: geral.cnai-po@cnai.acidi.gov.pt
    Horário: 2ª a 6ª das 08h30 às 16h30
  • MUITO OBRIGADO...
    VC ACHA QUE E MAIS RAPIDO DO QUE O DE LISBOA?
    GRATO
  • Marcelo

    Traduzido e legalizado. Pra ver as opcoes de legalizacao, de uma olhada no link que eu mandei no ultimo post.

    Abraço.
  • Marcelo

    Mesma coisa. Apenas questâo de distancia da CRCs em Lisboa, aonde vai ser apreciado seus documentos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.