Busco certidão de nascimento da minha avó sem saber qual o cartório. Alguém pra me dar uma ajuda?

Olá a todos! Procuro a certidão de nascimento da minha avó, mas até agora não obtive sucesso, uma vez que não sei qual o cartório, livro, folha... sei que ela nasceu na Rua Álvaro de Miranda, Pilares - Rio de Janeiro. Tenho a impressão que ela foi registrada no 11ºrpcn, mas não consigo nenhuma informação deles se eu não tiver as informações citadas... Então, se alguém puder me dar uma luz, eu agradeceria imensamente!

Nome: Aurora Sant'Anna

Data de nascimento: 08/09/1924

Pai: José Sant'Anna

Mãe: Antônia Moreira da Silva

Comentários

  • To com o mesmo problema com esse mesmo cartorio. Nao atendem telefone, emails, e nao tem nenhum site online. Dificil viu, pois estou em Sao Paulo e ja tentei de tudo para entrar em contato com esse cartorio e nada.

    Boa sorte.

  • @lanebr85 Sim, é bem difícil! Eu consegui falar com eles por telefone um tempo atrás (liguei insistentemente, mas consegui). A atendente foi até bem solícita... me disse até que a certidão pode estar no cartório de cascadura, mas se a gente não tiver o número da livro e da folha, eles não podem fazer nada...

  • Eu achei a certidao de nascimento que estava procuranda de 1959. Achei no acervo nacional e tive que ir olhando pagina por pagina. La tem os documentos desse cartorio, só nao sei te dizer se tem documentos de 1924

  • @lanebr85 O Arquivo Nacional só divulga os docs de 1926 em diante... antes disso só nos cartórios... Mas valeu sua boa intenção em informar! Obrigada!

  • O Family Search tem imagens dos livros da cidade do Rio de Janeiro antes de 1926 e nem todos estão indexados por nome, Teria que olhar página a página.Nesse caso não se pesquisa por "Registros" no FS, mas sim por "Imagens", Mas pode ser que não tenha de todos os bairros em todos os períodos.

    Os da região de Irajá em 1924 estão lá sim, mas acho que Pilares em 1924 era o primeiro ofício de Sétima Pretoria (regiao de Inhauma) e Irajá era o segundo ofício. Depois os dois viraram 11RCPN,

    Acho que os livros de Inhaúma de nascimento não estão com as imagens no FS nessa data (alguns estão faltando), mas pode ser que eu não tenha achado.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

  • @Danielle_Bastos , pelos registros de nascimentos de: Firmino(27/02/1916), Angelo(22/08/1920), Helena(25/03/1936), todos da 7ª Pretoria Cível, atualmente 11ª Circunscrição, são da Freguesia de Inhaúma.

    O óbito de José Sant'Anna, dia 30/04/1944, também da 11ª Circunscrição, Freguesia Inhaúma, pai da Aurora, ela e mais 8 filhos.

    A certidão de casamento da Palmyra Sant'Anna com Arthur de 23/05/1942 e a certidão de óbito do Luiz Sant'Anna de 18/08/1989, seriam da 12ª Circunscrição, Freguesias Irajá e Jacarepaguá.

    Acredito que tenha que fazer buscas, perguntando aos cartórios se teriam os referidos livros de registros de nascimentos do ano de 1924, Freguesia de Inhaúma:

    11ª Circunscrição - Pilares - tel: 2487-5766

    11ª Circunscrição - Cascadura - tel: 2289-6179

    ou

    6º RCPN - Tanque - tels.: 3392-1596/2424-3920 - Freguesias de Irajá e Jacarepaguá, caso não encontre na Freguesia de Inhaúma.



    Mauriceia.

  • @Mauri Te agradeço muito as informações que vc me deu! E adorei a organização da sua explicação! Jogou uma boa luz sobre a minha investigação. Acho que ela foi registrada na 11º - Freguesia de Inhaúma, uma vez que os irmãos dela, minha mãe e inclusive eu fomos registrados. Agora eu só tenho que achar o livro, porém um outro usuário me deu uma dica bem interessante acerca do Family Search e vou tentar buscar por lá. Mais uma vez, sou muito grata por dedicar seu tempo para me ajudar!

  • @CarlosASP Muito obrigada pelas suas dicas! Por elas, inclusive essa manhã, encontrei o registro de batismo dela, feito na Igreja Paroquial de São Tiago de Inhaúma, com os números 19 e 24 ao lado do nome dela e da mãe dela, mas não sei o que significam. Acredito que não seja nada relacionado com o cartório. Então, continuei buscando imagem por imagem, conforme sua orientação, e ainda estou "debruçada" na investigação, uma vez que são muitas páginas e ainda tenho que contar com o fato dela poder ter sido registrada no ano seguinte. Mas estou bastante otimista! Eu só pesquisava nos "registros" do Family Search e nunca me ocorreu de pesquisar as imagens... acredito que uma dessas imagens seja o que estou procurando. Mais uma vez, te agradeço imensamente as dicas!

  • @Danielle_Bastos, achei também a certidão de casamento de José Sant'Anna, (filiação: Antonio Sant'Anna e Maria da Conceição) com Antonia Moreira da Silva, (filiação: Luis Alves da Costa e Beatriz Moreira da Silva), na 5ª Pretoria Cível, atualmente 8ª Circunscrição de 01/05/1915.

    Certidão de casamento de Orlando Lito Sorrilha(nascido 20/07/1918), (filiação: Basilio Lourenço Sorrilha e Flora Pinto Litto) com Aurora Sant'Anna(nascida 08/09/1924), passou a chamar-se Aurora Sant'Anna Sorrilha, na 2ª Circunscrição de 17/12/1942.

  • Bianca013Bianca013 Member
    editado October 2021

    Estou na mesma situação, não consigo localizar o cartório de Registro de nascimento:

    Nome: Virginia Calomino

    Nome Dos Pais: Benedita Calomino e José Calomino

    Data de Nascimento: 24/05/1918

    CPF: [apagado pela moderação]

    Rio De Janeiro.


    Alguém poderia me ajudar, ou me dar alguma luz de como buscar por essa certidão de nascimento.


    Gratidão!

  • @Bianca013

    Virginia se casou em 1934 na antiga 2 pretoria (no segundo oficio) que hoje em dia é o 3RCPN. Eu tentaria lá.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6S43-9DR?i=5&cc=1582573

    Nesse meio tempo, já iria pedindo ao Arquivo Nacional (é grátis, mas demora) a habilitação do casamento dela; na habilitação pode aparecer a certidão de nascimento:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ)  

    Se quiser, pode seguir o conselho dado acima para buscar diretamente a certidão olhando os livros de registro no site do Family Search para essa freguesia.

  • Bom dia pessoal!

    Muito obrigada por me aceitarem no grupo!

    Estou iniciando minhas buscas de certidões para cidadania do meu pai, neto de Português. O problema é que já não estou no Brasil, e estou fazendo busca atraves de emails telefonemas. Perguntei ao cartório de cambuci rj onde ele foi registrado, e me responderam que não encontraram. Então consegui uma cópia da certidão de nascimento na escola onde ele estudou e enviei ao mesmo cartório. Então me disseram que o registro está apagado e que tenho que pedir uma restauração judicialmente. Achei estranho porque o registro não é muito antigo. Notei um mal atendimento. Não sei o que fazer! O nome do meu pai é

    Manoel Candido de Souza

    D.N. 12/04/1948

    Pai: Sebastião Candido Moraes

    Mãe: Maria Francisca de Souza

    Já encontrei no familysearch o registro de Óbito de Maria Francisca de Souza (filha do Português), mas não informa onde de casou ou onde nasceu, só diz que nasceu nesse estado (rj) e o ano de nascimento aproximado de 1905.

    Maria Francisca de Souza

    D.N. 1905 (aproximadamente)

    Pai: José Francisco de Souza (Português)

    Mãe: Augusta Clara de Souza

    E nos arquivos de registro de passaporte em Portugal, encontrei somente um José Francisco de Souza que veio ao Rio de Janeiro em 1883 com 17 anos. Mas pra ter certeza que é ele tenho que encontra os documentos de Maria.

    Me ajudem por favor!

    Desde já agradeço a atenção! E boa sorte a todos!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @Bianca013

    Eu concordo com o @CarlosASP .

    O casamento no centro, indica que as provaveis pretórias para voce pesquisar são as seguintes:

    1a pretoria, 1o ofício (atual 1o RCPN) - Centro (Candelária), Paquetá. No familysearch, é a 1a circunscrição;

    2a pretoria, 1o oficio (atual 1o RCPN) - Centro(Sta Rita), Morro da Conceição, Saúde, Gamboa, Ilha do Governador. no fs, é a 1a circunsc;

    2a pretoria, 2o oficio (atual 3o Rcpn) - Centro(Sacramento), SAARA. No fs, é a 2a circunsc;

    1a pretoria, 2o oficio (atual 3o rcpn) - Centro(SJosé) , Castelo, Calabouço, Passeio, Lapa, Sta Teresa. No fs, 2a circunsc;

    3a pretoria, 1o oficio (atual 3o rcpn) - Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa. No fs, 3a circunscr;

    3ª pretória, 2º oficio (atual 3o Rcpn) - Central, Santo Cristo, Gamboa, Santana. No fs, 6a circunsc.

    Pela habilitação que o Carlos achou acima, parece que é a 2a circunsc. Procure ver o endereço de residencia no noivo, no casamento. Pode ajudar a limitar os locais acima.

    O @CarlosASP se esqueceu de dar os dados da busca da habilitação. São eles:

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ) 

    Vicente, José da Costa - Contratante

    Calomino, Virgínia - Contratante 

    Ano - 1934

    Número - 114

    Maço - 297

    Gal - A

    Voce coloca esses dados no site:

    "http://consulta.an.gov.br/"

    O cadastro pode ser o do SIAN do Arquivo Nacional, se vc já estiver inscrita.

    Obs: existem várias pessoas com o sobrenome "Calomino".

    Talvez, vc deva fazer uma busca nesse sentido, pois podem ser parentes da sua antepassada que você desconhece.

    Boa sorte!

  • @Mauri Uau! Você está descobrindo fatos da minha família que derrubam algumas histórias contadas há anos! Rsrsrsrs! Nós tínhamos a informação por exemplo, que meus bisavós se casaram em Portugal, mas pela sua descoberta, eles se casaram aqui... nossa, que fascinante! Muito obrigada pela sua investigação e dedicação do seu tempo! Estou ainda na procura pela certidão da minha avó Aurora, está difícil, mas estou otimista! Valeu!

  • @PriscilaMS peça ao cartório a cópia reprográfica do registro, no estado que estiver... eles não podem se negar a fornecer. qualquer coisa, procure a corregedoria do TJRJ

  • @gsilvestre

    Funcionou!!! Obrigada pela dica!!

    Pedi que enviassem por sedex com confirmação de entrega para rasteamento. Agora só esperar para saber se há mis dados sobre minha avó Maria Francisca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.