passo a passo para juntada de documentos
danfmarq90
Member
Olá, gostaria de uma ajuda se possível. Meu pai é cidadão portugues por atribuição (no caso meu avô é portugues). Sou do RJ e não estou conseguindo agendar no Consulado já há um tempo. Estou com medo de correr atrás da documentação e fazer algo errado. Existe algum passo a passo de juntada de documentos para eu fazer direto com uma Conservatória por correios? Vi a opção de fazer pela ACP, mas não consigo contato com eles. Alguém pode me ajudar, por favor?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@danfmarq90 , mande os documentos para o Arquivo Central do Porto, por DHL, mais rápida e segura que os Correios.. O processo tem levado uns 6 meses.
Veja se seu pai foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade.
Se foi ele, não precisa transcrever o casamento.
Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;
Sua Certidão de nascimento cópia reprográfica do livro, apostilada;
Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, emitidos há menos de 10 anos
Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida em cartório, por autenticidade, obtido após a confirmação do pagamento dos emolumentos;
Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Print do email que encaminha o formulário
Boa sorte!!
@Leticialele muito obrigado, parece um pouco simples. Tomara que de tudo certo. Acha que primeiro devo tirar essas cópias e depois pagar os emolumentos para envio? Em relação a DHL, como faço para enviar desta forma?
@danfmarq90 , o processo é simples!
Peça os documentos, pode ser que haja alguma divergência a ser retificada. Depois, com os documentos todos corretos, pague os emolumentos e preencha o Formulário.
Quanto à DHL, procure uma loja próxima a você: https://locator.dhl.com/
@Leticialele muito obrigado, amanhã tentarei dar início a tudo.
Consegui toda a documentação e realizei o pagamento dos emolumentos, mas tenho uma dúvida em relação ao formulário, o campo Código Postal e telefone não tem espaço suficiente para os números, o que devo fazer neste caso?
Também tenho uma dúvida em relação ao endereçamento, sobre qual endereço correto devo endereçar e qual forma de endereçamento correta, posso enviar tudo via DHL em um envelope A4 normal?
@danfmarq90 , coloque o primeiro dígito do código postal e do telefone antes do primeiro quadradinho.
Leve os documentos à DHL, eles têm envelope próprio para envio e fazem a etiqueta de endereçamento.
Tem que levar identidade, pois exigem para despacho internacional.
Mais uma vez agradeço muito a atenção!!
Olá, fiz toda a juntada e meus documentos chegaram via DHL a ACP no dia de hoje às 12:01. Agora espero que eles entram em contato?
@danfmarq90 sim, daqui umas semanas deve receber no seu e-mail a chave para acompanhar o processo
Muito obrigado! Vamos aguardar, torcendo pra dar tudo certo!