passo a passo para juntada de documentos

Olá, gostaria de uma ajuda se possível. Meu pai é cidadão portugues por atribuição (no caso meu avô é portugues). Sou do RJ e não estou conseguindo agendar no Consulado já há um tempo. Estou com medo de correr atrás da documentação e fazer algo errado. Existe algum passo a passo de juntada de documentos para eu fazer direto com uma Conservatória por correios? Vi a opção de fazer pela ACP, mas não consigo contato com eles. Alguém pode me ajudar, por favor?

Comentários

  • @danfmarq90 , mande os documentos para o Arquivo Central do Porto, por DHL, mais rápida e segura que os Correios.. O processo tem levado uns 6 meses.

    Veja se seu pai foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano de idade.

    Se foi ele, não precisa transcrever o casamento.

    Cópia simples da certidão portuguesa de seu pai;

    Sua Certidão de nascimento cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação, emitidos há menos de 10 anos

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida em cartório, por autenticidade, obtido após a confirmação do pagamento dos emolumentos;

    Pagamento de emolumentos no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminha o formulário

    Boa sorte!!

  • @Leticialele muito obrigado, parece um pouco simples. Tomara que de tudo certo. Acha que primeiro devo tirar essas cópias e depois pagar os emolumentos para envio? Em relação a DHL, como faço para enviar desta forma?

  • @danfmarq90 , o processo é simples!

    Peça os documentos, pode ser que haja alguma divergência a ser retificada. Depois, com os documentos todos corretos, pague os emolumentos e preencha o Formulário.

    Quanto à DHL, procure uma loja próxima a você: https://locator.dhl.com/

  • @Leticialele muito obrigado, amanhã tentarei dar início a tudo.

  • Consegui toda a documentação e realizei o pagamento dos emolumentos, mas tenho uma dúvida em relação ao formulário, o campo Código Postal e telefone não tem espaço suficiente para os números, o que devo fazer neste caso?

    Também tenho uma dúvida em relação ao endereçamento, sobre qual endereço correto devo endereçar e qual forma de endereçamento correta, posso enviar tudo via DHL em um envelope A4 normal?

  • @danfmarq90 , coloque o primeiro dígito do código postal e do telefone antes do primeiro quadradinho.

    Leve os documentos à DHL, eles têm envelope próprio para envio e fazem a etiqueta de endereçamento.

    Tem que levar identidade, pois exigem para despacho internacional.

  • Mais uma vez agradeço muito a atenção!!

  • Olá, fiz toda a juntada e meus documentos chegaram via DHL a ACP no dia de hoje às 12:01. Agora espero que eles entram em contato?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @danfmarq90 sim, daqui umas semanas deve receber no seu e-mail a chave para acompanhar o processo

  • Muito obrigado! Vamos aguardar, torcendo pra dar tudo certo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.