Atribuição de nacionalidade portuguesa para neta de portugues nascida no Brasil
Eu já separei todos os documentos necessarios para dar entrada na cidadania portuguesa, mas não consegui fazer o vale postal nos correios porque dizeram que só pode ser feito para pessoa fisica. E eu disse que ra pessoa fisica mas ele não aceitaram quando viram o nome do beneficiario IRN, IP. Como eu posso fazer o pagamento para o IRN? No formulario 1D não tem outra opção, ou vale postal ou cheque. Mas meu banco não tem como descontar em Portugal. Posso pagar com cartão de crédito, com transferencia bancaria?
Alem disso, eu vi alguns comentarios por aqui que é necessário adicionar cópia da identidade do interessado com apostilamento de haia, no meu formulario 1D não fala nada disso, assim como no site do consulado de Portugal. Poderia confirmar se é necessário ou não?
E o antecedente criminal eu tirei via internet. Eu preciso fazer o apostilamento também?
Comentários
@Lucianagduarte , faça o pagamento com cartão de crédito - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D
Confirmado o pagamento, receberá, pelo email cadastrado, o Formulário 1D com o recibo no cabeçalho.
Faça, também, um print do email que encaminha o formulário e junte aos documentos.
Sim, a cópia autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação é documento necessário do processo.
O atestado de antecedentes emitido pela PF não precisa ser apostilado. Basta imprimir o atestado e, no verso, a autenticação, Os dois links estão na mesma página.