Busca de Certidão do meu bisavô português

Caros,

 Estou iniciando o reconhecimento da cidadania portuguesa e foi com muita satisfação que encontrei este Fórum de Discussão.

 Meu bisavô chamava-se Hermenegildo de Assumpção Teixeira, nasceu em Portugal. Veio sozinho para o Brasil, já maior de idade e aqui casou (Curitiba-PR) com uma brasileira. Todos os descendentes são brasileiros e ninguém requereu cidadania, até agora.

 Meu pai é o último neto vivo, já é idoso (85 anos) e, além do nome do avô, informou que o seu local de nascimento seria na cidade de Murça ou Trás os Montes ... não sabe ao certo. Ele não tem nenhum documento do seu avô Hermenegildo.

 Através do Family Search, consegui as seguintes informações:

  • nome do meu bisavô: HERMENEGILDO DE ASSUMPÇÃO TEIXEIRA (lá informa data do nascimento:14/03/1867, mas não sei se está correta)
  • Filiação (pais): Antonio de Assumpção Teixeira e Maria Amália de Assumpção
  • Irmão: Pedro dos Santos - 1870 a 1894
  • Casado com Arminda do Nascimento Teixeira (casamento realizado em 15/08/1896, em Curitiba-PR) - filha de Manoel João do Nascimento e Maria Joaquina do Nascimento.

 O meu avô foi o filho mais novo do sr. Hermenegildo. Chamava-se Firmino Teixeira do Nascimento (nascido em 1907).

Também no Family Search consegui imagens (anexas) do registro de nascimento do meu avô Firmino Teixeira do Nascimento e outra irmã, chamada Noêmia de Assumpção Teixeira (nascida em 1904). Como a grafia do registro da Noêmia está mais visível, consegui a filiação do sr. Hermenegildo.

 Como estou no início de tudo, gostaria de saber como é possível realizar esse processo de reconhecimento de cidadania aqui do Brasil.

 Para fazer a ATRIBUIÇÃO da cidadania para o meu pai, precisarei da sua certidão de nascimento e casamento atualizada, preencher o Modelo 1D e depois devo enviar isso para Portugal? Como é feita a tramitação das certidões? É modo físico (correios) ou pode ser digital?

 Desde já, agradeço quaisquer informações que possam me ajudar nessa busca.


Comentários

  • Kleber,

    Muito obrigada pela sua resposta, tão rapidamente. SHOWWWW!!!!!

    Creio que seja o registro e o passaporte do bivô Hermenegildo, sim!!!

    A partir dessa documentação, posso dar entrada no assento de batismo, no site Civil On line!!

    Eu tenho que achar a certidão de nascimento do avô Firmino, (nasceu em Curitiba-PR), não é? Alguém sabe onde posso procurar?

  • Kleber,

    Muito obrigada pela sua resposta! Ajudou bastante!!.

    Com esse registro em mãos, vou começar o processo de reconhecimento da cidadania portuguesa.

    Preciso fazer a transcrição do casamento do bisavô Hermenegildo (casou no Brasil) e a aquisição de cidadania portuguesa do meu pai Olenir.

    Pelo que li no Fórum, preciso dos seguintes documentos (corrijam-me se eu estiver errada):

    1) Assento de nascimento/ batismo do bisavô Hermenegildo - devo solicitar no arquivo distrital  (a partir desse registro que o Kleber achou) como nasceu antes de 1912, devo solicitar certidão no arquivo distrital de Vila Real - Devo enviar o original recebido do Arquivo Distrital, com carimbo em relevo (marca d'água), e assinado a caneta. Como vou precisar da certidão para a aquisição e para a transcrição, já devo pedir pelo menos dois originais: um vai usar na transcrição, outro vai usar na nacionalidade depois. Um original para cada processo. Ponta Delgada não devolve os documentos.

    2) Certidão de casamento do bisavô Hermenegildo (ocorrido em Curitiba-PR - teria algum site de busca?) - Inteiro Teor, não precisa apostilar

    3) Certidão de nascimento do avô Firmino (nasceu em Curitiba-PR - teria algum site de busca?) - Inteiro Teor e apostilada 

    3) Certidão de nascimento do meu pai Olenir - inteiro teor, copia reprográfica e apostilada 

    4) Certidão de casamento do meu pai Olenir - Inteiro teor, não precisa apostilar

    5) RG do meu pai Olenir - copia colorida, autenticada e apostilada 

    6) certidão de antecedente criminal do meu pai Olenir, com a validação impressa no verso;

    7) formulário 1D com assinatura reconhecida por autenticidade;

  • @LILIA_ODT , a certidão de nascimento do Firmino você já encontrou. Peça ao Cartório de Curitiba onde está. Veja pelo link do Family Search.

    Peça que eles façam a busca da certidão de casamento,

    Como não foi seu bisavô o declarante do nascimento do filho, terá que transcrever o casamento para que a paternidade portuguesa seja juridicamente estabelecida.

    Após a transcrição, mande o processo de atribuição de seu pai, como neto, para a CRCentrais - Lisboa.

    A certidão do seu pai, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @Leticialele

    Agradeço muitíssimo seus esclarecimentos!

    A partir de suas considerações, devo tomar os seguintes passos:

    Em relação ao avô Firmino: ir ao Cartório que consta no Family Search (em Curitiba) e pegar a certidão de nascimento. No mesmo Cartório, providenciar a busca da certidão de casamento. Dúvida: É no próprio cartório que é feita a transcrição?

    Em relação ao meu pai Olenir: providenciar certidão de nascimento, casamento, RG e antecedentes criminais (como está especificado no tópico acima). Dúvida: o formulário 1D deverá ser assinado pelo meu pai, não é?

    Dúvida: quando vc menciona "A certidão do seu pai, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada" se refere a qual certidão? A de nascimento ou a de casamento? Ou as duas?

    Com esses documentos em mãos, envio o processo de atribuição do meu pai Olenir para a CRCentrais - Lisboa. Dúvida: e os documentos do bisavô Hermenegildo? Não teriam que ser providenciados antes?

    Desde já, agradeço a atenção!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Você é o mago das certidões!!

    Muito obrigada pela ajuda.

  • editado October 2021

    @LILIA_ODT :

    Em relação ao avô Firmino: ir ao Cartório que consta no Family Search (em Curitiba) e pegar a certidão de nascimento. No mesmo Cartório, providenciar a busca da certidão de casamento. Dúvida: É no próprio cartório que é feita a transcrição? Não, a transcrição é feita em Portugal - através dos Consulados ou pela Conservatória de Ponta Delgada. É um processo prévio ao de atribuição.

    Em relação ao meu pai Olenir: providenciar certidão de nascimento, casamento, RG e antecedentes criminais (como está especificado no tópico acima). Dúvida: o formulário 1D deverá ser assinado pelo meu pai, não é? Sim, e a assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade, em qualquer cartório de notas. Não precisa mandar a certidão de casamento de seu pai.

    Dúvida: quando vc menciona "A certidão do seu pai, como requerente, tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada" se refere a qual certidão? A de nascimento ou a de casamento? Ou as duas? A certidão de nascimento , não é necessário mandar a certidão de casamento dele.

    Com esses documentos em mãos, envio o processo de atribuição do meu pai Olenir para a CRCentrais - Lisboa. Dúvida: e os documentos do bisavô Hermenegildo? Não teriam que ser providenciados antes? Sim, inicialmente você tem que pedir o assento de seu bisavô, certificado, ao Arquivo Distrital de Vila Real. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1 É a certidão básica para o pedido de atribuição de neto.

    QUANTO À TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO:

    É um processo à parte, que tem que ser feito antes do processo de atribuição de seu pai.

    Pode fazer por Ponta Delgada - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Concluída a transcrição, receberá uma certidão de casamento portuguesa de seus bisavós. Mande uma cópia simples junto aos documentos do processo de atribuição.

  • @Leticialele

    Agradeço seus esclarecimentos.... dão a certeza do rumo certo a tomar.

    Surgiu uma dúvida, quando vc menciona: "Concluída a transcrição, receberá uma certidão de casamento portuguesa de seus bisavós".

    O casamento do sr.Hermenegildo ocorreu no Brasil, com uma brasileira. Ele foi casado com Arminda do Nascimento Teixeira; casamento realizado em 15/08/1896, em Curitiba-PR. Além do pedido de certificação do assento de nascimento do sr. Hermenegildo ao Arquivo Distrital de Vila Real, não seria necessário enviar a certidão de casamento (ocorrida em Curitiba-PR) para Portugal, também?

    Desde já, agradeço!!

  • @LILIA_ODT , A transcrição de casamento é um processo. Custa 120 euros.

    Os documentos para a transcrição do casamento são, basicamente

    Requerimento;

    Certidão do nubente português (no seu caso, a certificada pelo Arquivo Distrital);

    Certidão de nascimento do cônjuge estrangeiro, inteiro teor, digitada, apostilada;

    Certidão de casamento inteiro teor, digitada, apostilada

    Escritura de pacto antenupcial, se houver.

    Veja o link que enviei a respeito da transcrição do casamento em Ponta Delgada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

  • @Leticialele , desculpe a insistência...

    Entendi o processo da transcrição.

    O que gostaria de esclarecer é se preciso fazer a transcrição de casamento do sr. Hermenegildo (bisavô português), do sr. Firmino (avô brasileiro) ou dos dois.

  • editado October 2021

    @LILIA_ODT , apenas do Sr Hermenegildo, para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa do Sr Firmino.

    Do Sr Firmino, brasileiro, não há como transcrever seu casamento em Portugal, pois nem ele nem a esposa eram portugueses!

  • Boa tarde!

    Gostaria de descobrir a certidão de nascimento do meu bisavô Angelo Rodrigues de Moura. Ele faleceu em Recife.


    Sexo Male

    Idade 48

    Local do evento Arruda, Recife, Pernambuco, Brasil

    Local do evento (original)Pernambuco, Recife, Arruda (15º Distrito)

    Data de falecimento 6 Jun 1935

    Ano de nascimento (estimado)1887

    Nome do pai Jose Monteiro de Oliveira

    Nome da mãe Maria Rodrigues Moura

    Nome do cônjuge Maria dos Anjos Moura


  • @Leticialele

    Vou acender uma vela, de tanto que tenho a lhe agradecer pelas informações prestadas!!! SHOWWW!!!!

    Organizei as informações e irei iniciar meu trajeto, rumo ao reconhecimento da cidadania portuguesa.

    Como as certidões têm prazo de validade, vou seguir esses passos:

    Passo 1 - pedir o assento do bisavô Hermenegildo, certificado, no Arquivo Distrital de Vila Real.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1 

     Passo 2: Com o assento do bisavô Hermenegildo em mãos, ir ao Cartório de Registro Civil em Curitiba e providenciar sua certidão de casamento com Arminda do Nascimento Teixeira (realizado em 15/08/1896) e também a certidão de nascimento da Arminda. As certidões de inteiro teor, digitadas e apostiladas.

    Passo 3 - ir ao Cartório de Registro Civil em Curitiba (que consta no Family Search) e providenciar a certidão de nascimento do avô Firmino. No mesmo Cartório, providenciar a busca da sua certidão de casamento. As duas certidões em Inteiro Teor e apostiladas. 

    Passo 4: Iniciar o processo de TRANSCRIÇÃO, enviando a documentação para Conservatória dos Registros de Ponta Delgada. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

     Passo 5: recebo a certidão de casamento portuguesa dos meus bisavós.

     Passo 6: Inicio o processo de ATRIBUIÇÃO referente ao meu pai Olenir: providenciar certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada; RG (copia colorida, autenticada e apostilada) ; certidão de antecedentes criminais e formulário 1D assinado por ele, com a assinatura reconhecida por autenticidade, em qualquer cartório de notas. Enviar junto uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa dos bisavós. Enviar o processo de atribuição para a Conservatória dos Registros Centrais - Lisboa

     

    É isso!!!!

    Lets vamos....

  • @LILIA_ODT , seu roteiro está perfeito!

    Adoro velas!! Trazem boas vibrações!

    Se precisar, estou aqui.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    só conseguir organizar as informações graças à ajuda deste Fórum excepcional.

    Vou dando o feedback de todo o processo, como forma de contribuição aos demais.

    Um abraço!

  • @Leticialele

    Queria deixar registrado a alegria do meu pai em saber informações concretas sobre seus ascendentes.

    Gostaria de ajuda para decifrar a letra e saber o que está escrito no assento de batismo do bisavô Hermenegildo:

     http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PMUR05-001-006&imgfile=galleries/PRQ/PT-ADVRL-PRQ-PMUR05-001-006/PRTC0808D_PT-ADVRL-PRQ-PMUR05-001-006_M_00167.jpg#

    Consegui traduzir bem pouco: Hermenegildo, filho legítimo de Antônio de Assumpção Teixeira e de Maria.... de Assumpção, ...materno de João Maria Sardenha.... todos desta freguesia de Santa Maria da Vila de Murça... de Braga. Nasceu no dia sete do mês de setembro de mil oitocentos e setenta e cinco, foi batizado em ....

    Seria somente à guisa de curiosidade, para mostrar ao meu pai!!!

    Agradeço por antecipação......

  • editado October 2021

    @LILIA_ODT . transcrevendo literalmente o que está escrito:

    " Hermelgidio filho legitimo de Antonio de Asumpssão Teixeira e de Maria Ingrácia nepto paterno de Manoel de Asumpssão e Margarida Rosa, e materno de João Manoel Sardenha e Ingracia Maria, todos desta freguezia de Santa Maria da Villa de Mursa Arcebispado de Braga. Nasceu no dia sette do mes de septembro de mil e outocentos, cincoenta e cinco, e foi Baptizado solemnemente na pia Baptismal desta freguezia no dia vinte e nove do mesmo mes, e anno supra pelo Padre Manoel Teixeira do Salvamento, Cura desta, lhe pos os santos óleos. forão seos padrinhos Dona Mariana Sebastiana Maria Pires, e seo filho Helmenegido Tavares Pires, por seus procuradores = o mesmo Baptizante e Maria Amalia irmam do Baptizado. Era ut supra.

    O Pe Manoel Pinto de Sampaio (...?)"

    Certamente o padre não sabia escrever Hermenegildo, repare que ele errou as duas vezes em que aparece o nome!!

  • @Leticialele

    Que conhecimento é esse, mulher!!!!!!!

    Nem esperava a transcrição literal.... espetacular.

    Outro nível......

    Obrigadíssima!!!

  • @Leticialele

    Olá, Letícia!

    Estou pedindo o assento do bisavô Hermenegildo, certificado, no Arquivo Distrital de Vila Real. Aproveitei e pedi também o registro de seu passaporte.

    Fiz a solicitação e no momento de realizar o pagamento, após colocar os dados do cartão, apareceu a informação "pagamento não realizado". Segui adiante (cliquei no botão que aparecia) e na página seguinte apareceu a informação "pagamento realizado com sucesso". Inclusive, não havia mais pagamentos pendentes na página inicial. Aparecia como tarefa atual "Validar pagamento pelo pessoal".

    Acompanho o andamento do pedido diariamente e estava tranquila que tudo seguia normalmente......

    Ocorre que alguns dias depois, ao acessar a página inicial do Arquivo, nos meus pedidos apareceu a informação que o pedido havia sido cancelado "por falta de pagamento".

    Ou seja, é como se o sistema não tivesse considerado o pagamento... tampouco foi cobrado no meu cartão de crédito.

    Quanto ao cartão de crédito, é Visa Infinite, habilitado para despesas internacionais.

    Refiz toda a solicitação novamente e outra vez apareceu a mesma informação após colocar os dados do cartão de crédito e tudo se repetiu novamente... Agora o status da tarefa atual está como Validar Pagamento (pelo pessoal).

    Você já se deparou com esse tipo de inconsistência nos pedidos nos Arquivos Distritais?

    Coloco abaixo a tela:


    Sugere entrar em contato com o Arquivo Distrital de Vila Real para ratificar o andamento do pedido?

    Dá esse help, plisssssssssss.......

  • @Leticialele

    Dando um feedback da minha situação.

    Passei mais de mês tentando realizar o pagamento das certidões no Arquivo Distrital de Vila Real.

    Liguei no meu cartão VISA, confirmei que estava tudo ok com meu cartão de crédito, cheguei a tentar pagamento com cartão digital e nada deu certo.

    Em todas as ocasiões, embora aparecesse que o pagamento havia sido realizado, o Arquivo Distrital de Vila Real informava que não ocorria o pagamento.

    Assim, só consegui realizar o pagamento através de Multibanco, pedindo a um conhecido para pagar pra mim, lá em Portugal.

    Hoje, soube que minhas certidões estão à caminho do Brasil!!!

    É o começo de todo o processo e estou MUITO feliz e agradecida a todos vocês por isso.

    Obrigada, de coração!

  • Boa tarde!

    Gostaria de descobrir a certidão de nascimento do meu bisavô Angelo Rodrigues de Moura. Ele faleceu em Recife.


    Sexo Male

    Idade 48

    Local do evento Arruda, Recife, Pernambuco, Brasil

    Local do evento (original)Pernambuco, Recife, Arruda (15º Distrito)

    Data de falecimento 6 Jun 1935

    Ano de nascimento (estimado)1887

    Nome do pai Jose Monteiro de Oliveira

    Nome da mãe Maria Rodrigues Moura

    Nome do cônjuge Maria dos Anjos Moura


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.