Vou precisar de algum tipo de retificação para transcrever o casamento?
Olá pessoal do forum. Neste último fim de semana finalmente encontramos a certidão que faltava.
Meus trisavós são ambos portugueses e se casaram no Brasil, encontrei a certidão de ambos. Da trisavó está nos açores e do trisavô em Coimbra. Minha dúvida é com relação a certidão do trisavô. Segue o problema:
Na certidão de casamento consta o nome dele como João Maria, filho de Manoel Maria e Candida Jorje.
Encontramos o assento de batismo com os seguintes nomes e observações:
NOME: João
FILIAÇÃO: Manuel António Castelo e Cândida de Jesus
O arquivo de Coimbra complementou: " no entanto no final do assento o padre menciona que 'o pai do indivíduo de nome João é reconhecido nesta freguesia pelo nome de Manuel Maria e a mãe é conhecida como Cândida de Jesus ou Cândida Jorge'"
Minha dúvida é se consigo fazer as transcrições com essas certidões sem problemas ou terei que fazer alguma retificação antes? Acho que essa dúvida vale somente para transcrição já que o processo de reconhecimento da cidadania pode ser feito via documentos da trisavó que consta os nome todos corretos.
Obrigado
Comentários
@viniciustf , se está escrito no assento, não terá problemas!
Acabei de receber um email de Coimbra e pelo que entendi essa observação do padre está em "nos documentos referentes ao passaporte"
Posso anexar esse documento junto ao assento de batismo para comprovar que são as mesmas pessoas?
@viniciustf , sim, peça o documento do passaporte certificado.
O consulado de Santos aceita esses anexos? Ou melhor fazer por ponta delgada?
Obrigado
@viniciustf , qualquer Consulado e Conservatória aceita os documentos, desde que devidamente certificados pelo Arquivo Distritais, se não estiverem informatizados.
Olá pessoal,
Por favor, gostaria de mostrar um exemplo do dilema e descobrir como eu posso pedir a emissão do documento para o arquivo distrital. Anexei as folhas dos livros para que vocês me entendam.
Relembro que na certidão brasileira de casamento consta o nome JOÃO MARIA filho de MANUEL MARIA e CANDIDA JORJE.
No primeira imagem, é do livro de batismo de Antuzede de 1889, o batismo é o nº 14. Nele consta um batismo de JOÃO cuja filiação é MANOEL ANTONIO CATELLO e CANDIDA DE JEZUS.
Na segunda e terceira imagens é do processo e pedido de passaporte nº 1173 de 1900. Nele a família apresentou diversos documentos para a autorização de viagem e para emigrar ao Brasil. Dentre os documentos consta uma certidão de batismo, onde o padre descreve ter consultado o livro e transcreve as informações contidas no assento original. Porém o padre completa: "Declaro e juro que os pais do indivíduo de nome JOÃO a que se refere o assunto supra, é reconhecido nesta freguesia como MANOEL MARIA, MANOEL MARIA CATELLO e MANOEL ANTONIO CATELLO, e a mãe do dito JOÃO, por CANDIDA DE JEZUS ou CANDIDA JORGE. E por tudo ser verdade asseguro."
Eu entendi que posso anexar ambas as certidões para a transcrição. Minha dúvida agora é como pedir esses documentos. Seria uma cópia narrativa do batismo e uma copia integral desse documento específico que consta no processo de passaporte? Isso é possível? Alguém consegue me ajudar sobre isso?
Muito obrigado,
@viniciustf , peça uma cópia certificada dessas certidões que constam no processo de passaporte ao Arquivo Distrital correspondente e mande junto ao processo.