RG com grafia divergente

Uma dúvida , estou reunindo os documentos para o processo de atribuição de cidadania Portuguesa para minha vó que é filha de Português.

O nome do pai dela que é Português está correto em todos os documentos que localizei, quais sejam, certidão de nascimento, casamento e no RG, porém a grafia do nome da mãe dela que era espanhola apresenta divergência.

Na certidão de nascimento da minha avó, bem como em seu no RG e na certidão de casamento o nome da mãe dela está grafado como JOSEFA ( SEM PH) , mas na certidão de casamento dos pais da minha vó o nome Josefa está escrito com PH.

Será que terei algum problema com isso ? Resumidamente apenas na certidão de casamento dos pais dela está com PH nos documentos dela estão todos escritos com F.


O que acham ?

Comentários

  • @Danipukaro , PH e F têm o mesmo sim, não é divergência. Relaxe.

  • @Leticialele muito obrigada você sempre me salva.

    se puder, poderia me orientar ? Nessas dúvidas

    Você poderia me informar, por favor, como faço pra saber qual certidão tem que ser com cópia reprográfica e qual tem que ser de inteiro teor apostilhada ? Não estou entendendo isso.

    Eu achei esse informação abaixo em outras discussões.

    Coloquei algumas dúvidas que tive .

    Atribuição (Pais para Filhos)

    Vou fazer o pedido pela ACP,,Porto

    • Certidão de nascimento do português
      • Com estado civil atualizado ( solicitado no civelonline - aguardando o envio )

    • Certidão de nascimento do requerente (vó)
      • De inteiro teor
      • Emitida há menos de 1 ano
      • Firma do oficial que a assina reconhecida( isso seria o apostilhamento ?
      • Além desta tem que pedir também a tal cópia reprográfica ?
    • Legalizada no consulado português ( o que seria essa legalização ?


    • Cópia do RG ou passaporte do requerente
      • Autenticada em cartório
      • Minha vó ja tem 83 anos o último rg que ela tirou foi em 2012 ela ainda tinha cabelo escuro rsrs hoje está todo branquinho :) , mas em 2018 ela tirou o passaporte e o visto americano , pode ser então cópia autenticada no passaporte ?


    Li que para pessoas com mais de 80 anos e preciso fazer uma declaração , wue servirá como prova de vida mas faz isso onde ? Tem algum modelo que tem que seguir ? Impresso frente e verso (1 folha apenas)


    Pelo que estou entendendo os documentos são :

    certidão de nascimento do português

    a certidão de nascimento dela e o cópia do passaporte + o formulário preenchido

    Enviar por correio para a ACP

    Só isso mesmo? Obg

  • @Danipukaro , essas informações são antigas! Depois da Apostila de Haia, não é mais necessário legalizar os documentos no Consulado de Portugal. A Apostila pode ser feita em qualquer cartório.

    Os documentos a mandar são:

    Certidão de batismo certificada, emitida pelo Arquivo Distrital, se o pai dela nasceu antes de 1911; cópia simples emitida pelo civil online se nasceu após 1911;

    Se a certidão for de batismo e só constar o nome do português, mandar uma certidão de casamento ou de óbito APENAS para fixar o nome usado na vida adulta.

    Certidão de nascimento da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Formulário 1C com o recibo no cabeçalho, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras, com a assinatura reconhecida por autenticidade - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Se sua avó tem mais de 80 anos, pode fazer prova de vida no Cartório OU ir ao Consulado que atenda ao Estado em que ela mora para reconhecer a assinatura. Isso vale como prova de vida.

  • Bom dia, Letícia! Obrigada

    Se for necessário enviar a Certidão de casamento do pai dela apenas para comprovar o assento de nome também precisará apostilar o documentos? Ou pode ser uma cópia de inteiro teor Autenticada ?

    Boa semana : )

  • @Danipukaro

    A certidão quando é para fixar o nome basta ser em inteiro teor (digitada), certificada. Não precisa apostilar.

  • @gandalf muito obrigada :) excelente semana !

  • Boa noite,

    Tentei agendar a prova de vida e a assinatura do 1c da minha vó no consulado em SP e não há data disponível nem para os próximos 03 meses.

    Como tem essa opção de fazer no cartório, chegando lá eu peço por uma escritura pública ou uma declaração simples com firma reconhecida ?

    Li alguns comentários dizendo que alguns cartórios dizem que só faz essa escritura pública que é muita mais cara e outros que fazem a declaração simples com firma reconhecida apenas, é verdade? Em ambos os casos tenho que pedir apostilamento da prova de vida ? Seja ela escritura ou declaração

    Quanto a assinatura do formulário 1c, devo pedir um reconhecimento de assinatura ( firma) simples ou tem quer apostilar tb ? Obg

  • @Danipukaro , peça ao cartório uma declaração simples, apostilada, não precisa ser escritura!!

    Quanto à assinatura, tem que ser reconhecida por autenticidade. O Formulário não precisa ser apostilado.

  • Muito obrigada! Minha vó está muito animada, ela estava triste de não sair mais de casa pela pandemia.

    Mas agora ela está bem ansiosa para ser portuguesa como o pai dela hahah até mais alegre de conversar sobre a história da família ela está .

  • @Danipukaro, ela deve estar feliz por deixar um legado para seus descendentes!!

    Muita saúde para ela e boa sorte no processo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.