pelo Consulado ou direto por Lisboa?

Por onde é melhor / mais rápido para se dar entrada no processo de cidadania portuguesa??
Quais as diferenças?


Essa dúvida que surgiu depois de ler vários tópicos aqui na comu mencionando a possibilidade de se enviar a documentação direto para Lisboa (oque eu nem sabia que era possível!)...
Eu sou filha de pai português com mãe brasileira, então meu pedido de cidadania vai ser por atribuição. Inclusive, já solicitei as certidões pela internet, só to esperando estas chegarem para poder dar início ao meu processo.

Minha idéia inicial era pedir minha cidadania pelo consulado aqui do RJ, porém vi tantos comentários em tópicos diversos de gente que acha melhor fazer por Lisboa, que me surgiu a dúvida... Sera que se eu mandasse minha documentação direto para lá seria mais rápido e/ou melhor? Se sim, onde posso achar mais informações sobre como fazer isso?

((Olha só, se já tiver um tópico sobre o assunto, Sorry... mas eu dei uma procurada no fórum e não achei...))

Comentários

  • As certidões deverão ser enviadas ao Itamaraty primeiro. para serem legalizadas...e depois ao consulado, deve ser enviado todos os documentos...para colocarem o famoso "selo branco", depois disso feito, você escolherá qual o caminho que vai trilhar,
    se através do consulado ou por lisboa...
    o pessoal fala que por Lisboa é mais rápido....você envia junto com os documentos um vale, emitido pelos correios, no valor de 175 euros....
  • Luciana

    Exatamente como Sandra sugeriu, vai la. Evite redundancias para não sobregarregar a Comunidade. Obrigado
  • Luciana

    Atenção, caso opte por atribuição e estás pensando em transcrever o casamento diretamente em Portugal. Antes eram as CRCs que transcreviam, mas agora isso é papel das Conservatórias de Registro Civis e pode ser feito em qualquer C. Registro Civis.

    Quando soube disso pensei: Ótimo, maravilha agora fica mais fácil pq temos várias opções e não precisamos depender da lotada CRC.

    Doce ilusão, hoje em fui a todas as conservatórias de Lisboa e todas estão agendando a transcrição do casamento para Outubro/Setembro, prazo posterior ao do consulado do RJ. (A desculpa foi que há muitos pedidos e só um funcionário para tratar disso). O jeito vai ser caçar uma conservatória de registro civil de algum concelho menor.

    Antes de tomar qualquer decisão, confirme com o lugar que vais tentar transcrever para no perderes t€mpo e dinh£iro$.

    Abraços,

    Daniel Gouveia
  • Vixi

    Foi que sugeri, a não ser averbações em certidões da própria CRC, você telefona para a conservatoria detentora do assento do Português. Cada uma tem um critério. A minha nem paguei por isso. Porque a Conservadora interpretou que eu estava cumprindo a Lei. Mandei tudo e Voilá.
  • Daniel

    Valeu pela dica pro pessoal aqui.
    Alias voce estava sumido! Depois nos conta o final da sua jornada.

    Abraco.
  • Oi gente, muito obrigado por todas as respostas e ate pela dica de tópico...
    :)

    Assim, eu não quis entrar em muitos detalhes do meu caso justamente para que ficasse um tópico mais geral que tratasse das diferenças entre pedir a nacionalidade portuguesa pelo consulado no Brasil ou direto por Lisboa... em termos de preços, prazos etc...
    Muita gente no Brasil não sabe que pode pedir por Lisboa, então é uma questão relevante!

    A dica do link da Sandra é ótima, inclusive eu já tinha olhado praticamente tudo lá desde que entrei aqui... *rs
    E isso só mostra a organização da comunidade, parabéns!
    Mas como eu disse, nao achei nenhum tópico especifico sobre as diferenças entre os locais (tempo X custo), nem lá.

    Bom, no meu caso, o casamento dos meus pais já foi averbado na certidao dele há alguns anos, e minha certidão vai passar pelo Itamaraty e eu vou por selo branco etc. Eu já tinha entrado em contato com o consulado, estou a par do processo e tal, não tenho dúvidas acerca da documentação nem nada. Oque eu to me perguntando é se valeria a pena ignorar o consulado e remeter direto a Lisboa, se isso fosse fazer minha cidadania sair mais rápido ou se saísse mais barato. Eu já morei muito tempo na Alemanha com meu pass. brasileiro mesmo, e devo voltar de vez em Jan próximo, e já queria ir com meu passaporte português, para evitar burocracia... Ou seja, eu teria um pouco de pressa!

    Alex, meu intuito não foi sobrecarregar a comunidade, tanto que não me deti em uma pergunta particular sobre meu caso (embora esta pergunta me interesse e muito! rss), mas sim sobre as diferenças em geral, para servir de ajuda a mais gente. Mas se vc achar melhor, pode apagar este tópico sem problemas!

    Valeu de qualquer jeito, pessoal!
  • Luciana

    Por Lisboa é mais rápido e mais barato. Creio que a intenção do Alex foi mostrar pra vc o melhor caminho em tópicos esclarecedores e também com o endereço para enviar os documentos etc.

    Boa sorte
  • Luciana

    Aí vão os detalhes o endereço pra onde deve mandar, etc.
    Pelo consulado fica bem mais caro e mais demorado.
    [http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao-da7435/]
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.