Filhos menores de idade de pai português declarante

Boa tarde.

Consegui minha nacionalidade portuguesa ano passado e agora quero tirar dos meus dois filhos, um com dois anos e a outra com 1 mês.

Sabem se há diferença no processo?

Detalhe: sou declarante de ambos nas certidões de nascimento e tenho união estável com a mãe deles.


Muito grato

Comentários

  • @FeFerro , a única diferença no processo de menores é que ele é gratuito.

    Preencha o Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, com a assinatura de pai E mãe reconhecidas por autenticidade. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    No Quadro 3, preencha com as informações do pai português e, depois, da mãe brasileira.

    Junte a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG de pai E mãe

    Cópia simples de seu assento português.

    Os dois processos podem ser enviados juntos, porém, ambos têm que ir COMPLETOS, sem compartilhar documentos.

    Mande para o Arquivo Central do Porto e, em 2 meses, serão portugueses.

  • Muito obrigado, Letícia!!


    Será que o fato de eu e minha mulher não sermos casados de fato, mas sim termos união estável em cartório e essa união estável não estar registrada em Portugal, pode atrapalhar?

  • @FeFerro , não atrapalha em absolutamente nada!!

    Se você, português, foi o declarante do nascimento de seus filhos, ainda que fossem com diferentes mães, poderia solicitar a cidadania portuguesa para eles, sem transcrever casamento ou homologar união estável!!

  • Bom dia @Leticialele

    Conforme sua explicação abaixo tenho mais duas dúvidas.

    Meus filhos já possuem rg e cpf, seria bom enviar junto com a documentação ou não a necessidade? os dois são menores.

    Vou dar entrada direto em Portugal, nesse caso precisa anexar mais alguma coisa?


    """""Preencha o Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, com a assinatura de pai E mãe reconhecidas por autenticidade. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    No Quadro 3, preencha com as informações do pai português e, depois, da mãe brasileira.

    Junte a certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG de pai E mãe

    Cópia simples de seu assento português.

    Os dois processos podem ser enviados juntos, porém, ambos têm que ir COMPLETOS, sem compartilhar documentos.

    Mande para o Arquivo Central do Porto e, em 2 meses, serão portugueses.""""


    Desde já agradeço.


    Oswaldo.

  • editado October 2021

    @oswaldo42 , só precisa mandar o RG dos filhos se eles tiverem mais de 14 anos.

    Entregue os processos ao Arquivo Central do Porto! Os processos de menores estão sendo concluídos em 2 meses, apenas.

    Se vai levar pessoalmente, pai e mãe têm que ir juntos, pois ambos precisam assinar o Formulário 1C.

    Os documentos necessários são apenas os que listei acima.

  • @Leticialele

    Mais uma vez obrigado pela rápida resposta.

    Oswaldo.

  • @Leticialele boa tarde, sempre na duvida sobre certidao por copia reprografica do livro ou a de inteiro teor. Na pratica qual enviar e em quais situacoes? Obg.

    PS: estou ajudando minha sobrinha no processo dela que eh filha de portuguesa.

    dps: estou ajudando minha sobrinha, filha e

  • @athneto , a certidão de nascimento do(a) Requerente (maior ou menor) tem SEMPRE que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    As demais, inteiro teor, se for o caso.

  • Olá @Leticialele , boa noite!

    Estou ajudando meu amigo, a atribuição da mãe dele finalizou com sucesso, a dúvida seria:

    Ele pode pedir a atribuição dele e também dos filhos menores juntos?

    Ou melhor ele pedir somente a dele primeiro?

    Muito obrigado!!!

  • @TRFC , tem que pedir a dele primeiro e, depois que for português, a atribuição dos filhos.

    Veja quem foi o declarante do nascimento dele. Se foi o pai brasileiro, terá que transcrever o casamento da mãe, antes de mandar a atribuição dele.

  • @LeticiaJ bem lembrado quanto ao declarante do nascimento dele, vou pedir para ele verificar antes.

    Muito obrigado e tenha um ótimo final de semana!!!! ^^

  • @Leticialele Bom dia! Fiquei em dúvida sobre os documentos de identidade dos pais. Eles precisam ser apostilados, ou bastaria a cópia autenticada? (para envio ao ACP) Obrigado novamente!

  • @JNash , as cópias do RG têm que ser autenticadas e apostiladas.

  • @Leticialele , muito grato pela sua ajuda.

    Só mais umas dúvidas.

    Recapitulando: O pai das crianças (2 meses e 2 anos de idade) já é português naturalizado (eu) a mãe é brasileira.

    O documento da mãe pode ser só o RG ou precisa da certidão de nascimento?

    O RG da mãe pode ser emissão há mais de 10 anos? Se for CNH, pode ser vencida?

    Minha esposa só tem RG com 20 anos de emissão e cnh vencida, tem alguma outra opção de documento nesses casos, se for preciso?

    Grato.

  • @FeFerro , se a CNH não estiver vencida há muito tempo, não tem problema. Ela não tem passaporte?

  • @Leticialele , acabei de ver que estou na mesma situação que ela com relacao à CNH vencida (ambas vencidas em julho/21). Ela tbm está com passaporte vencido, mas eu não.

    Será que é melhor ela mandar a CNH vencida (já que não alternativa) e eu mando passaporte, ou mando CNH vencida tbm, já que venceu recente?

    (Meu rg é de 2008)

  • @FeFerro , pode mandar as CNH - todos os vencimentos foram prorrogados por causa da pandemia!!

  • Show. Obrigado

  • @FeFerro Sua naturalização foi por Atribuição ou Aquisição?

  • @claudiopb , desculpe a super demora. Foi por atribuição

  • FeFerroFeFerro Member

    @Leticialele , sabe dizer se há aqui no fórum algum modelo de preenchimento do 1-C para menores?

  • @FeFerro , não.

    Mas a única diferença do formulário de maiores é que o quadro 3 tem que ser preenchido com os dados dos pais - primeiro o do(a) português(a). Ambos têm que ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Agora, a cópia das identidades dos pais têm que ser apostiladas.

  • FeFerroFeFerro Member

    É mesmo, agora as cópias das identidades dos pais precisam ser apostiladas? A regra mudou?

  • FeFerroFeFerro Member

    E mais uma dúvida, @Leticialele

    Preenchendo o quadro 2, posso colocar apenas o número do meu assento, sem outros detalhes? É o único "documento" português que tenho.

  • @FeFerro , sim, agora estão exigindo que as cópias autenticadas das identidades dos pais sejam apostiladas.

    Sim, pode colocar apenas o número do seu assento, lembrando que a Conservatória é a de Registos Centrais

  • @Leticialele , juntei toda documentação. Vc me ajuda com o envio?

    Melhor caminho é via DHL, né?

    Vc indicou o Arquivo central do Porto. Onde consigo o endereço completo de lá?

    Grato mais uma vez

  • @FeFerro , ache uma loja da DHL próxima a você - https://locator.dhl.com/

    Eles fornecem o envelope e fazem a etiqueta.

    Tm que levar a identidade, pois é exigência da Receita Federal para envios internacionais.

    O endereço é

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.