Busca certidão de nascimento brasileira

Estou juntando as certidões para solicitação de cidadania Portuguesa via neto e já encontrei todas, porém a certidão do filho do português está travando o processo. Tenho a certidão de casamento que foi em Uberaba/MG que consta que nasceu em Araguari/MG em 1893, porém o cartório de Araguari não encontra. Os dados dele são: Álvaro da Costa Patrão filho de Antônio da Costa Patrão e Maria da Cruz. Olhei em registro de batismo e tb não encontro. Esta certidão está dando mais trabalho do as Portuguesas! Se não encontrar é possível fazer uma certidão tardia? Não pensei que iria morrer na praia devido justamente uma certidão brasileira!

Se alguém tiver mais sugestão para dar uma luz.

Comentários

  • @Bevilacqua o cartório de Araguari já existia em 1893? Se você for achar, provavelmente será um batismo mesmo... ou um registro em Uberlândia, talvez? mas, pelo ano, não acho que os registros civis já tinham sido instalados... tente verificar isso com o cartório

    infelizmente, a certidão tardia não é aceita por Portugal

  • Aqui também é a certidão de nascimento da filha de português que está sendo mais difícil de encontrar. Pena não aceitarem certidão de casamento ou óbito.

  • @gsilvestre o registro em cartório foi instituído obrigatório em 01/01/1889 no Brasil, já tinha cartório em Araguari em 1893.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Bevilacqua sim, mas nessa época poderia pertencer a outra comarca

    mas, se você tem a informação que o cartório já existia, isso basta. estava apenas apresentando outras opções

  • Olá @Leticialele continuo sem encontrar a certidão de nascimento do meu avô (filho do português), na certidão de casamento civil consta o local de nascimento como Araguari/MG (nascimento em 1893, o cartório é de 1888), na certidão de casamento religiosa realizada em Uberaba/MG consta que ele nasceu e foi batizado em Araguari, nas certidões dos filhos dele consta Araguari também, porém o cartório alega que não encontrou o registro e a igreja de Araguari também disse que os registros de batismos de 1893 estão incompletos. Já passei dias e noites olhando os registros dos mórmons de batismo dos anos posteriores a 1893, já o registro civil dos Mormos não é liberado o acesso. Tenho uma amiga advogada que perguntou se na cidadania portuguesa não aceita fazer o suprimento da certidão e fazer o registro tardio? Já possuo todas as demais certidões prontas, só enroscou nessa bendita certidão. Será que vou morrer na praia?

  • @Bevilacqua , só aceitam registro tardio se o Cartório da Cidade fizer uma certidão de que o assento (livro) foi extraviado.

    Mas precisará saber quem foi o declarante.

    Ou, o que seria melhor, transcrever o casamento dos pais, se ocorreu no Brasil ou mandar a certidão de casamento portuguesa, se o casamento foi em Portugal.

  • O pai e a mãe do meu avô são portugueses e se casaram em Portugal, eu tenho a certidão de casamento atualizada deles. O difícil é fazer o cartório admitir que tem falhas nos livros de registros de 1893. Como não tenho a folha, o livro que estava esse registro, podem alegar que ele nunca foi registrado e o oficial do cartório não é dos mais acessíveis.

  • @Leticialele vc sabe se é possível solicitar judicialmente uma busca e uma declaração emitida pelo cartório de que há falhas/perdas de registros naquele cartório? Eu acessei a registros bloqueados do family Search e no ano que estaria o registro foram perdidos dados, tais como, nome, filiação etc.. comprometendo a possibilidade de emissão da certidão.

  • @Bevilacqua . sim, você pode recorrer à Corregedoria para que o cartório busque a certidão e, não encontrando, emita uma certidão explicando o motivo de não poder fornecer a certidão de nascimento de seu avô.

  • Bom dia amigos, estou a procura da certidão de nascimento do marido de minha avó portuguesa para fazer a transcrição de seu casamento realizado no Brasil.

    Ele nasceu no Brasil em 16/05/1912 no estado da Bahia. Não sabemos o local exato do nascimento o que dificulta a busca da certidão, alguém poderia me ajudar?

    Nome: Arlindo Motta

    Fliação: José Motta Silveira Filho e Emilia de Figueiredo Motta

  • Olá @Leticialele

    Já estava desistindo do processo de nacionalidade devido a dificuldade de achar a certidão de nascimento do meu avô, mas do nada resolvi perguntar para uma prima e ela me deu uma informação que ele era de Leme/SP e acabei encontrando a certidão. Estou consultando o site e vejo um desencontro de informações dos documentos necessários para o processo de netos de português:

    1) Qual documento manda cópia reprográfica e qual manda inteiro teor?

    2) Na certidão de nascimento da minha mãe (que é a solicitante) já está averbado o casamento com a mudança do nome, mesmo assim precisa mandar a certidão de casamento?

    3) Como ela tem 84 e mora muito longe de um consulado português a prova de vida será feita no cartório de notas, tem algum modelo que eu possa utilizar? (a assinatura no formulário 1D será feita o reconhecimento por autenticidade).

    Quanto aos demais documentos acho que não tenho dúvida (cópia de RG, Print do e-mail que encaminhou o Formulário, antecedentes criminais)

    Obrigado

  • @Bevilacqua :

    1) Qual documento manda cópia reprográfica e qual manda inteiro teor? A certidão do português, se for anterior a 1911, tem que ser narrativa, certificada pelo Arquivo Distrital. Se nasceu após 1911, serve cópia simples do civil online. A certidão do filho do português tem que ser inteiro teor, apostilada. A certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    2) Na certidão de nascimento da minha mãe (que é a solicitante) já está averbado o casamento com a mudança do nome, mesmo assim precisa mandar a certidão de casamento? Sim, precisa mandar uma certidão de casamento, inteiro teor. Não precisa apostilar.

    3) Como ela tem 84 e mora muito longe de um consulado português a prova de vida será feita no cartório de notas, tem algum modelo que eu possa utilizar? (a assinatura no formulário 1D será feita o reconhecimento por autenticidade). Não tem modelo, cada Cartório faz como quer. Diga para o que servirá, pode ser o mesmo modelo que fazem para órgãos federais (inss, por exemplo)

    Boa sorte!!

  • Obrigado @Leticialele !

    Vc por acaso sabe se nessa declaração de vida precisa fazer a escritura pública de declaração? O cartório me perguntou isso e sinceramente não sei nem o que é isso. Kkk

  • @Bevilacqua , cada cartório faz de um jeito. Se eles propuseram assim, aceite.

  • Olá pessoal estou precisando muito da ajuda de vocês para encontrar a certidão de nascimento do meu avô no Sergipe, não sei qual é o município que ele nasceu

    Nome: João Fernandes Dias

    Pai João Fernandes

    Mãe: Antônia Rosa de Jezuz

    Data de Nascimento 15/05/1908

    Ele se casou em Sergipe como Maria Silva

    não sei o ano do casamento, mas acredito que deve ter sido por volta de 1926

  • Boa tarde Senhores!

    Preciso encontrar a certidão de nascimento de Amalia Sampaio Góes, ano de nascimento (estimado) 1940

    O motivo da pesquisa é saber em qual o cartório que foi feito o registro de Amalia para encontrar a certidão de nascimento do meu pai

    Nome: Alceu Góes

    Nascimento.: 02/07/1935

    Filiação: Ary Góes e Dulcelina Martins

    Avós paternos: Abílio Góes e Amália de Souza Góes

    Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins


    Desde já agradeço!

  • @Agnaldo Góes

    solicitou a pesquisa do registro, como filho natural, apenas com o nome da mãe Dulcelina Martins? ...Ary provavelmente não é mencionado no registro

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266079#Comment_266079

    e o Ary Filho declarou o óbito do tio Jorge, irmão do Alceu, e no registro consta apenas o nome da mãe Dulcelina.

    e este deve ser irmão do Alceu "...*José Martins, Nascido(a) em: 30/04/1930, Filho(a) de: ** * * * e Dulcelina Martins, Serviço: NOVA IGUACU-MESQUITA RCPN 01 DIST 01 CIRC N.IGUACU, Livro 61, Folha 100, Termo 15501...

  • Prezado @Kleber Silva Aguiar,

    Meus tios Jorge e Jose foram meus tios só por parte da minha vó, meus tios Ary Góes Filho (1941), Almir Góes, Aída e Altair são irmãos do meu pai por parte de mãe e pai

    Amália Sampaio Góes é de 1940, talvez encontrando a certidão de nascimento dela eu consiga encontrar o cartório

    que meu pai foi registrado

    Meu pai casou em Mesquita, o arquivo em anexo me foi passado via e-mail pelo cartório.

  • Olá pessoal estou precisando muito da ajuda de vocês para encontrar a certidão de nascimento do meu avô no Sergipe, não sei qual é o município que ele nasceu

    Nome: João Fernandes Dias

    Pai João Fernandes

    Mãe: Antônia Rosa de Jezuz

    Data de Nascimento 15/05/1908

    Ele se casou em Sergipe como Maria Silva

    não sei o ano do casamento, mas acredito que deve ter sido por volta de 1926

  • Olá a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!

    Meu pai e tio são netos de português. Felizmente encontrei onde eles foram registrados e já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica do meu tio. Infelizmente o do meu pai tive que entrar com um processo na justiça para restaurar o livro de registro de nascimento porque o mesmo estava apagado. E enquanto isso sigo buscando o nascimento e casamento da minha avó.

    Maria Francisca de Souza

    D.N. 20/11/1905

    Pais: José Francisco de Souza e Augusta Clara de Souza

    Cônjuge: Sebastião Candido Moraes

    Já busquei mais informações no óbito, no cemitério onde foi sepultada, no hospital onde faleceu... mas não encontrei nada.

    Na certidão de nascimento do meu tio (segundo filho de Maria, q nasceu em 1932) está escrito que Maria se casou no mesmo Distrito. Ele está registrado em Cardoso Moreira-RJ. Mas naquela época todas as cidades vizinhas pertencia a Campos dos Goytacases. A atendente do cartório de Cardoso fez a busca de Maria mas não encontrou. Também fiz busca em Italva, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, e em todos os cartórios de Campos.

    Também já fiz buscas nos registros dessa região no family search, mas não tive sucesso.

    No site do sian tentei buscar mas não consegui. Já não sei mais onde buscar!

    E necessito muito encontrar porque já vivo na europa mas estou ilegal aqui há 4 anos!

    Então peço por favor! Me ajudem!!

    Desde já agradeço a todos pela atenção!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.