Mãe portuguesa e pai brasileiro (declarante)

Prezadas(os),

Gostaria da ajuda de vocês, por gentileza. Tenho 23 anos e minha mãe, brasileira, de 1973, está se tornando portuguesa agora, pois seu pai (declarante) era português. Meus pais nunca foram casados e meu pai, brasileiro, me declarou.

Assim que minha mãe conseguir a cidadania portuguesa, eu posso pedir a minha cidadania, mesmo ela não sendo a declarante? Me disseram que seria difícil. Obrigado!

Comentários

• @joaolarrubia , não é difícil, de forma alguma!! É muito mais fácil do que você imagina.

Basta sua mãe fazer uma declaração, com a assinatura reconhecida por autenticidade e apostilada, com um texto bem simples:

"Eu, Fulana de Tal, portuguesa, Assento nº xxxx/xx da RCentrais, RG XXX, residente na rua XXXXXXXXXXXXX, bairro, cidade, Estado, CEP, declaro, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas que nunca fui casada com Beltrano de Tal, pai de meu filho Joaolarrubia, requerente no atual processo de atribuição pelo artigo 1C da Lei de nacionalidade portuguesa."

data e assina

Mande os outros documentos normais:

Cópia simples do assento de sua mãe;

Certidão por cópia reprográfica apostilada;

Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

Formulário 1C pago com cartão de crédito e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

mande o processo para o Arquivo Central do Porto. Em 6 meses, será português.

Boa sorte!!

• @joaolarrubia

Como a Leticialele recomendou. Uma pequena correção: Assento nº xxxx/xx da CRCentrais, RG XXX, (eu incluiria o cpf, mas não é essencial)

A declaração sugerida deve ser assinada presencialmente no cartório e certificada por autenticidade.

Incluir também uma cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento (o que recebe com o form-1C).

Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

• Caros/as @Leticialele e @gandalf, muitíssimo obrigado! Eu estava de fato muito preocupado com a possibilidade, pois fiz tudo por conta própria e gastei uma grana, então estava na expectativa de que fosse possível. Fico agradecido!

Suas orientações foram essenciais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.