O pai português não foi declarante, reconheceu com 4 meses da criança
Luizasilva
Member
Bom dia! O pai da mais nhã filha não foi o declarante, eu a registrei sozinha, pois quando ela nasceu ele estava em Portugal, mas com quase 5 meses da minha filha nascida nós fomos ao cartório e ele fez o reconhecimento, não somos casados.
A minha dúvida é: como ele reconheceu a paternidade antes de 1 ano dela, o processo é o mesmo se caso ele fosse o declarante? Tem que fazer algo a mais?
Pergunto isso pq procurei um advogado especializado nesses casos e ele disse que por ele não ser o declarante o processo seria diferente, mais demorado, cerca de dois anos, e me cobrou 12 mil reais.
Desde já agradeço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Luizasilva sua filha ainda é menor de idade?
se ela for menor, acho que não tem nenhum problema, pois ele terá que assinar o requerimento de nacionalidade dela, o que deixaria livre de dúvidas que ele a reconheceu.
se ela for maior, verifique com o cartório se eles ainda tem o documento de reconhecimento da paternidade, que narra que ele compareceu ao cartório para reconhecê-la etc...
não acho que você precise de um advogado
@Luizasilva , 12 mil reais??? Socorro!! Use o dinheiro em coisas úteis!!
O processo de menores é gratuito! Pelo artigo 1C, no Arquivo Central do Porto.
Peça ao cartório cópia autenticada e apostilada do reconhecimento de paternidade administrativo, e mande junto com os outros documentos.
Em 2 meses, sua filha será portuguesa.