O pai português não foi declarante, reconheceu com 4 meses da criança

Bom dia! O pai da mais nhã filha não foi o declarante, eu a registrei sozinha, pois quando ela nasceu ele estava em Portugal, mas com quase 5 meses da minha filha nascida nós fomos ao cartório e ele fez o reconhecimento, não somos casados.

A minha dúvida é: como ele reconheceu a paternidade antes de 1 ano dela, o processo é o mesmo se caso ele fosse o declarante? Tem que fazer algo a mais?

Pergunto isso pq procurei um advogado especializado nesses casos e ele disse que por ele não ser o declarante o processo seria diferente, mais demorado, cerca de dois anos, e me cobrou 12 mil reais.

Desde já agradeço!

Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Luizasilva sua filha ainda é menor de idade?

    se ela for menor, acho que não tem nenhum problema, pois ele terá que assinar o requerimento de nacionalidade dela, o que deixaria livre de dúvidas que ele a reconheceu.

    se ela for maior, verifique com o cartório se eles ainda tem o documento de reconhecimento da paternidade, que narra que ele compareceu ao cartório para reconhecê-la etc...

    não acho que você precise de um advogado

  • editado October 2021

    @Luizasilva , 12 mil reais??? Socorro!! Use o dinheiro em coisas úteis!!

    O processo de menores é gratuito! Pelo artigo 1C, no Arquivo Central do Porto.

    Peça ao cartório cópia autenticada e apostilada do reconhecimento de paternidade administrativo, e mande junto com os outros documentos.

    Em 2 meses, sua filha será portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.