Me ajuda a localizar a morada de minha bisavó e buscar certidões

Sou bineto de meus dois bisavós, Manoel dos Santos e Brigida dos Santos (ambos eram portugueses). Fiz uma árvore genealógica no site FamilySearch.

Minha bisa Brigida se chamava Brigida de Moraes e na certidão de casamento de meus avós, ela se apresentava como Brigida dos Santos, porém em sua certidão do óbito ela se apresentava como Brigida de Moraes Santos, o que também se repete em seu cartão de imigração.

Tenho informação de que ela era de Trás-Os-Montes (como diz em uma certidão) e de Bragança (como diz em outra), sua irmã Belmira de Moraes era de fato natural de Bragança.

Em sua certidão de óbito aparece sua filiação: Pai: Francisco Anes de Moraes e Mãe: Valentina Carneiro.

Em uma das fontes a Valentina se chamava Valentina Carneiro de Moraes.


Resumo das informações:

Nome: Brigida dos Santos (nome no cartão de imigração: Brigida de Moraes Santos)

Nome de solteira: Brigida de Moraes

Filiação: Francisco Anes de Moraes (Pai) e Valentina Carneiro (também chamada de Valentina Carneiro de Moraes)

Nascida em: 24/08/1901 (segundo seu cartão de imigração)

Imigração: no registro de estrangeiros aparece a data de 1946, porém ela já estava no Brasil desde antes de 1927, pois meu avô nasceu nesse respectivo ano.

Possível local de nascimento: Bragança, Portugal (na antiga Trás-os-montes)

Ela morreu aqui no Brasil, em São Paulo, dia 17/11/1969.


Agora, como faria para eu conseguir obter a localização de nascimento de minha bisavó, a partir dessas informações? E com todas as informações, será possível obter a certidão de nascimento?



Comentários

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @vsantoz a emigração da família: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1290369. Menciona sua bisavó como Brisida da Natividade, não sei se teria que retificar os docs. brasileiros... eu acho que Brigida=Brisida... o que acha @Leticialele?

    diz que são de Vinhas-Vinhas-Macedo de Cavaleiros.

    Os livros de Vinhas de 1901 não estão online.

    Peça ao Arquivo Distrital de Bragança o assento de baptismo da sua bisavó, fornecendo os dados que você tem e indicando o link do passaporte (peça por aqui: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices; tem um tutorial aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1). Não devem ter problema em localizar.

  • @gsilvestre , @vsantoz , ela pode ter sido batizada com um segundo nome "da Natividade" e tê-lo abandonado ao casar. Quando ao Brisida, Brizida, Brigida, creio que é evolução do nome, não vejo problema

  • Fiz uma descoberta, ela teria chegado no Brasil na data de Janeiro de 1912, segundo o verso do Registro de Estrangeiro:

    E respondendo as perguntas e afirmações, não sei como seria possível Brísida da Natividade ter se tornado "Brigida de Moraes", levando em conta que tem lugares que ela se apresenta como "Brigida de Moraes", "Brigida de Moraes Santos", ou "Brigida dos Santos", sendo o último e penúltimos casos, nomes após os casamentos. Ela se casou após chegar ao Brasil, com seu marido Manoel dos Santos, antes de 1927, quando nasceu seu filho.

  • @vsantoz , o apelido "Moraes" vem do pai!! Francisco Anes de Moraes. Após o casamento, como era obrigatório no Brasil até 1967, ela adotou o sobrenome do marido!

    Pode aparecer como Brigida de Moraes ou Brigida de Moraes Santos ou Brigida dos Santos. Nada incomum!!

  • Fui bater as informações e realmente aquele passaporte que o colega apresentou faz muito sentido, com muitos nomes batendo. Vou tentar solicitar a certidão e o batismo ao arquivo de Bragança.

  • @vsantoz olha, eu diria que 99.9% de certeza do passaporte ser o correto rs

    Muitas informações batem: Francisco José Anes (a info. que você tem é Francisco Anes de Moraes); a irmã Belmira; a mãe Valentina Carneiro. O passaporte é de 1912 e diz que a Brisida tem 11 anos, ou seja, nasceu em 1901, conforme a informação que você tem...

    Muito provavelmente o "Moraes" eles adotaram após chegarem ao BR... e a Brisida virou Brigida por uma "evolução"/adaptação do nome, conforme disse a @Leticialele

  • Concordo, vou encaminhar essas informações ao arquivo e tentar obter a certidão de baptismo e logo dou novidades, muito obrigado, vocês são incríveis.

  • editado October 2021

    @vsantoz , peça cópia do processo de passaporte, para descarregar pela web. Custa alguns cêntimos por página. Normalmente, tem as certidões de batismo da família ou, no mínimo, a freguesia em que nasceram.

    Não encontrei o batismo da Brisida em Macedo de Cavaleiros, e os batismos online de Vinhas começam em 1905.

    É possível que a Brisida seja de Vinhas, o assento do filho mais novo, José Manuel, está lá: https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302467 m0005.tif (nascido em 18 de março de 1909)

    O pai era Francisco José Annes, da Freguesia de Moraes

  • editado October 2021

    @Leticialele

    A freguesia é Vinhas, os livros de 1901 não estão online.

    O ADBragança não tem os processos de passaporte de 1912. Lembra?

    Valentina é de Vinhas e o Francisco é de Morais.

  • @Guilherme Moreira .nem me lembrei, estou a cada dia mais gagá!!.

    Consta, no site do Arquivo Distrital, que o documento está na caixa 260.

    Os arquivos da Paróquia de Vinhas, de 1901, não parecem estar perdidos! https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1202880

  • Sim, mas e agora, o que devo fazer? Devo solicitar nesse arquivo da Paróquia de Vinhas uma reprodução? Estou perdido... :(

  • @Leticialele

    Não. Os livros só não estão digitalizados e disponíveis na net.

    No livro de 1909 (tif 5) tem o assento do irmão mais novo:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1302467

    @vsantoz

    Precisa fazer o que o @gsilvestre falou:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/261912/#Comment_261912

  • Certo, já efetuei o pedido, mandarei uma atualização aqui caso eu tenha sucesso, muito obrigado a todos, uma boa noite e até mais.

  • vsantozvsantoz Member
    editado October 2021

    Boa tarde, pessoal. Eu fiz a solicitação e esta é a resposta que me deram:

    Dizendo que não encontraram... o que posso fazer a respeito? Devo solicitar novamente?


    Os nomes que solicitei informações foi:

    Brísida da Natividade

    ou Brísida da Natividade de Moraes

    E solicitei com as seguintes informações:


  • @vsantoz

    Agora você solicita como Brígida da Natividade, filha de Francisco José Annes e Valentina da Assunção Alves Carneiro, diga que é o assento nº 25, nascimento em 15/09/1901, da freguesia de Morais, concelho de Macedo de Cavaleiros (tif009):

    PT-ADBGC-PRQ-MCD21-001-00047_m0009.tif - Registo de baptismos - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)

  • O senhor é muito rápido, fico surpreso na velocidade que consegues obter as informações. Refiz a solicitação, espero que dê tudo certo. Deus o abençoe, senhor, que o senhor seja recompensado por todo o bem que fizeste. Logo mais dou novidades, uma boa tarde.

  • Boa noite, senhores!

    Vim dar a notícia que foi um sucesso e logo mais a certidão está chegando. Agradeço pela ajuda de todos e pela atenção para obtenção da certidão de baptismo de minha bisavó.

    Porém se me permitem ainda tentar me localizar, eu gostaria de fazer o mesmo processo, só que para meu bisavô, desta vez, Manoel dos Santos, filho de João dos Santos e Maria José dos Santos, é dito em sua certidão de casamento com minha bisavó que o mesmo é de Madeira, Portugal, nascido em 24/05/1899, mas sem informação do concelho e freguesia, infelizmente.

    São bem poucas informações que tenho, além de que ele veio ao Brasil com seu irmão Antonio dos Santos.

    Resumo das informações:

    Nome: Manoel dos Santos

    Nome do pai: João dos Santos

    Nome da mãe: Maria José dos Santos

    Data de nascimento (segundo a certidão de casamento): 24/05/1899

    Informações extras: veio ao Brasil com seu irmão Antonio dos Santos e possivelmente seus pais também, casou-se aqui no Brasil com minha vó, Brigida.


    Onde eu poderia começar a procurar por informações dele, será?

  • Caro Vizenzo, escrevo-lhe de Portugal. Sou neto de uma prima direta de Valentina da Assumpção Carneiro, que casou com Francisco José Anes, pais de Brígida e seus irmãos. Gostaria de trocar consigo informações sobre passado familiar. Cumprimentos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.