Dúvida resposta email
Pessoal, enviei um email para Conservatória de Lisboa, perguntando sobre o andamento de um processo que enviei 3 meses atrás, não responderam. Convém enviar novamente o mesmo email? Obs: no passado, neste mesmo email já me informaram o número do processo.
Esperei o tempo de 3 meses que geralmente é o prazo pra ficar pronto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Liguei na Conservatoria, primeira vez que tinha feito, realmente são bem atenciosos e rápidos.
E para minha surpresa já sou um português, mais uma que saiu!!!
Me informaram que foi finalizada esta semana e informaram o número de assento, será que aguardo enviarem o documento ou melhor solicitar pagando o valor que pedem? No consulado onde vou dar entrada exigem o original.
Geralmente chega rapido.
Obrigado a todos da comuna, Denise, Carol, Jose Alberto e tantos outros que responderam minhas dúvidas.
Entrei aqui não sabendo nada sobre cidadania, não sabia nem onde meus avós tinham nascido em Portugal, e fui aprendendo. Uma forma de ficar livre dos preços abusivos de advogados. Pretendo sempre voltar na comuna para, na medida que eu consiga, tirar as dúvidas do pessoal.
Grande abraço a todos, e não percam as esperanças, comparada a outras cidadanias (por exemplo a italiana pode levar 10 anos para ser concluída) a portuguesa é uma das mais tranquilas.
Quanto tempo tem levado os processos de cidadania lá na CRC atualmente? Uns 3 meses?
Lembro quando à uns anos atrás eu cheguei aqui perdido, por um acaso, cheio de duvidas querendo fazer o processo de nacionalidade do meu avô, e encontrei por aqui, a ajuda que precisava. Denise e outros que eu com certeza não vou lembrar o nome agora, me ajudaram demais, e me livrei do Dr. Urubu da outra comunidade que todos aqui conhecem, que tentou, e até hoje ainda tenta, desestimular todos aqueles que tentam adquirir de maneira autonoma a nacionalidade Portuguesa.
Hoje, eu digo com total certeza, se não fosse essa comunidade, eu ainda seria um aspirante a nacionalidade portuguesa, ou talvés já tivesse até mesmo desistido.
Guardo boas lembranças dessa comuna, e toda vez que pego meus documentos lembro de vocês.
Se quiserem me achar estou no: facebook.com.br/hermanotorres
Parabéns, Renato!!!
Me sinto também muito grata pela ajuda que recebi da comunidade e vc Hermano também é muito participativo e me ajudou.
Valeu Marilia, Hermano vc também me ajudou bastante, não dá pra citar nomes porque foram tantos, agradeço a todos. Sim a minha levou 3 meses na CRC Lisboa. Realmente o Dr cobra 5 vezes mais caro o valor original de uma cidadania, poderia pelo menos ganhar um pouco menos rsss, enfim...
Pessoal, uma dúvida, o consulado de MG está levando em média 4 meses para entregar um Bilhete de Identidade e depois mais 4 meses para um Passaporte (tem que ser pedido separado), no total 8 meses, estou achando muito demorado, muito mais que a solicitação de uma cidadania.... Qual a possibilidade de eu conseguir por exemplo no Consulado de SP, eles são muito exigentes no comprovante de endereço? Tem que necessariamente estar no meu nome ou posso levar um no nome de meu primo?
Parabéns, Renato! Para mim, você já era portuga.
Quanto ao Cartão do Cidadão, o consulado do Rio seria viável para você? É possível agendar para o dia seguinte, tanto o normal como o urgente. Quando solicitei o meu, não me foi pedido nenhum comprovante de residência. Dá uma olhada no site http://www.consuladoportugalrj.org.br/re adarticle.php?article_id=41
Guilherme, eu devo fazer no consulado de SP, leva apenas 25 dias para estar com o passaporte na mão. To doido pra estreiar meu passaporte na Europa, pegar a fila dos residentes rss
Carol entrei em contato com SP e tive essa resposta que vc contou, vou fazer por lá. Obrigado a todos.
Renato!
Eu pedi o meu cartão do cidadão pelo consulado de São Paulo há uns 30 dias e ainda não fui chamada para buscá-lo, não quero desanimá-lo, São Paulo é uma ótima opção, mas talvez a demora seja um pouco maior do que o desejado.
Na verdade, a demora na entrega está relacionada a Casa da Moeda de Portugal, aos correios e ao tipo de pedido: normal ou urgente(com a demora no correio não fica tão urgente).
Neste caso, para o pedido no Brasil, o consulado do Rio (tão criticado) é ótima opção, pois é possível agendar o pedido para o dia seguinte; e a entrega para 1 dia depois de receber a carta PIN na 'morada'. rsrsrs
Renato,
Desculpe em não responder antes, mas é que só entrei agora no computador, mas vamos lá...eu não pedi em regime de urgência e no meu caso tenho que aguardar a carta PIN ou vão ligar conforme a moça do consulado me informou, eles ligaram para marcar a primeira visita no meu celular e foi marcado para o dia seguinte, em São Paulo vc pede o cartão cidadão mais o passaporte juntos, o passaporte dizem que chega 4 dias após a entrega do cartão cidadão, para solicitar o cartão do cidadão+passaporte tem que ser através do correio conforme instruções do site do consulado e não precisa enviar a certidão e só preencher o formulário e colocar o nº do assento. Entra no site, nos serviços consulares/cartão do cidadão que vai ter uma relação de documentos que vc vai enviar via correio, eles não atendem sem estar com hora marcada.
Obrigado Marilia, pela resposta;
abracos
O Dr. Urubu me fez varias peguntas, e eu fui respondendo...até que depois de alguns e-mail trocados, ele deu a facada...me cobrou um valor exorbitante...Quase desisti de tudo. Fiz direto com a censervatória e gastei 1/5 do que ele pediu. Tenho pena daqueles que acabam entrando na dele.