Certidão de óbito como prova de filiação

Sou novo no fórum.

Sou neto de português por parte de meu avô. Por parte de minha, avó não tenho informações sobre a nacionalidade dela.

Já tenho todos os documentos determinados como necessários, exceto como comprovar filiação de meu pai pois só tenho o batistério dele.. A certidão de casamento de meus avós não está sendo encontrada nos livros existentes na Paróquia local nos poucos livros que existem e, os livros anteriores ao nascimento do meu pai, além dos existentes na paróquia local, a Igreja não sabe onde estão.

Ainda não tenho a certidão de óbito de meu avô. Mas com informações que existem na certidão de casamento de meu pai, tenho o ano presumível de sua morte e estou solicitando uma busca ao cartório do local.

Gostaria de informação se com a certidão de óbito de minha avó a qual já a tenho poderá ser usada como comprovação de filiação? Nessa certidão meu avô declara que ela era sua esposa, explicitando a possível dúvida sobre se eram casados.

Comentários

  • @Aren2021 em que ano seu pai nasceu?

    a certidão de óbito da sua avó não serve para fins de nacionalidade…

    voce não tem a certidão de nascimento do seu pai? se tem, seu avô não foi o declarante do nascimento dele?

  • Infelizmente só tenho o batistério. Não existe certidão de nascimento pois foi em 1882 o nascimento de meu pai, antes dos cartórios.

  • @Aren2021 seu pai nasceu em 1882?

    bom... precisa haver comprovação da filiação, o óbito não serve.

    precisa localizar o casamento ou documentos que comprovem que o português exerceu efetivamente a paternidade, como boletim escolar assinado, etc....

    o que consta do batistério? o português assinou?

  • Infelizmente só tenho o batistério. Não existe certidão de nascimento pois foi em 1882 o nascimento de meu pai, antes dos cartório. No batistério só existe a assinatura do padre local.

  • @Aren2021 então, é o que já foi dito mesmo...precisa localizar o casamento ou documentos que comprovem que o português exerceu efetivamente a paternidade, como boletim escolar assinado, etc....

  • @Aren2021 Meu caso era idêntico. A certidão de óbito do meu pai (português) consta que ele era viúvo da minha mãe. Mas não foram casados no papel. Não aceitaram para provar que foram casados... E como ela (brasileira) declarou meu nascimento, negaram a filiação (está em exigência). Tenho algumas fotos, cartas com endereço, boletim de escola... Não sei se será suficiente para provar que ele participou da minha infância.

  • @gsilvestre, vc poderia por gentileza dar mais exemplos do que poderia comprovar a participação do português na infância? Tenho vários documentos, mas todos na maioridade. Da infância só tenho um boletim escolar em péssimo estado e uma carta endereçada a meu pai (português) com meu endereço. Além de 1 única foto em que apareço com ele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.