Certidão de meus trisavós

Pessoal, boa tarde.

Estou buscando informações de meus trisavós. Não tenho a data de entrada no Brasil, mas imagino que tenha sido entre 1870 e 1891. Ele se chama Antonio dos Santos Thimotheo, filho de Thimoteo dos Santos e Rosa de Jesus.

Achei nos registros de imigração do Rio de Janeiro um Thimoteo dos Santos que chegou ao Brasil em 1884, mas solteiro. Não parece bater com a mesma pessoa, pois o pai dele deveria já estar casado quando chegou.

O irmão do meu trisavó chama-se José dos Santos Thimoteo e deve ter chegado ao Brasil junto com toda a família.

Parece que antes de 1885 a maior parte dos navios chegavam no RJ e por isto procurei por lá. Não encontrei nada em Santos.

Todos eles foram para a região de Mococa no interior de SP, mas não encontro nenhum rastro de passaportes ou registros de batismo capazes de me ajudar a identificar o local de nascimento em Portugal

Alguém tem ideia de como conseguiria começar a pesquisa? Qualquer ajuda será super bem vinda! Muito obrigado.

Comentários

• Para facilitar a ajuda, seguem o consolidado das informações que tenho:

1. Nome do português, ano de nascimento e filiação: Antonio Thimoteo dos Santos, filho de Thimoteo dos Santos e Rosa de Jesus. Nascido por volta de 1865.

2. Freguesia, Concelho , Distrito – Não tenho a informação

3. Data da emigração; imagino que por volta de 1880, mas não tenho certeza.

4. Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou. Imagino que desembarcou no RJ e fixou residência em Mococa-SP. Mas pode ter entrado por Santos (não encontrei registro).

5. Informar se emigrou junto com a família ou sozinho; Imagino que juntamente com a familia. Creio que chegou com o irmão José dos Santos Thimoteo, nascido em 1861. Não tenho certeza se veio com os pais.

6. Estado civil na época da emigração; Solteiro.

7. Nome da esposa e/ou filhos; Maria Margarida de Jesus. Pai de Adelaide Maria dos Santos (minha bisavó).

• Incrível este documento, Klebler. Meu trisavô voltou a Portugal então logo em seguida do casamento de meus bisavós. Você sabe como pesquisar no arquivo distrital de Coimbra? Não tem link para os arquivos paroquiais como tem nos outros arquivos distritais.

• Obrigado, Gsilvestre. Não sei se não sei procurar, mas tentei na paroquia de Cantanhendê, no dia 11 de junho de 1866, porém sem sucesso. O livro está um pouco apagado, mas não encontrei em nenhum dia do ano de 1866 o registro de Thimoteo. O arquivo de Lisboa é realmente muito diferente.

• @alvesricardo tem que expandir a busca... procure 1 ano antes e 1 ano depois...depois siga fazendo isso...

se depois de procurar uns 10 anos antes e depois da possível data de nascimento não achar, tem que assumir que talvez ele fosse do concelho de cantanhede, mas de outra freguesia... e começar a procurar nelas

• Obrigado, G.Silvestre. Comparado com outras pesquisas que fiz em arquivos distritais, este de Coimbra me pareceu super difícil. A digitalização está bem apagada, mas vou continuar tentando. Uma hora a gente encontra. Rs.

• Olhei uma por uma das freguesias de Cantanhendê, inclusive vários anos antes e depois. Não encontrei nada.

Sabem se existe alguma forma de solicitar pesquisa no arquivo distrital? Acho que se eu encontrasse o passaporte, ficaria mais fácil ter certeza da freguesia. Mas não encontrei nada nas pesquisas. Alguém teria uma ideia de como eu poderia ampliar as pesquisas?

• Pessoal, boa tarde. Consegui a certidão de casamento de meus trisavós e consta a freguesia de nascimento do meu Trisavô Antonio dos Santos Thimoteo como Tocha, Cantanhede. Procurei todos arquivos de Tocha (10 anos antes e 10 depois) e não consegui nada.

Um dado interessante é que consegui encontrar o assento de nascimento da irmã de meu trisavó, Adelaide dos Santos:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9SG-DC1J?i=23&cc=1928593&cat=2045006

Muito interessante saber que o pai de meu trisavô era um exposto, de pais incógnitos (aqueles que era entregues na roda). Será que meu trisavô também era exposto e foi reconhecido depois? Achei tão estranho não encontrar nada. Parece que há o livro dos expostos, mas também não encontrei.

Qualquer pista será de grande valia...Muito obrigado a quem puder ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.