Busca de certidão de bisavó sem local
EmanuelVaz
Member
Olá, boa tarde. Vi vários posts do fórum mas ainda não consegui a ajuda que preciso.
Estou em busca do registro de batismo da minha bisavó. Não temos o local de nascimento dela, só sabemos que foi em Portugal. Segue as informações que tenho:
Nome: Emilia Soares
Nome do pai: Seraphim da Silva
Nome da mãe: Josepha Soares
Nascimento:06 de Novembro de 1909
Loca: Portugal, não sabemos onde
Conjuge: José Maria Martis
Ta bem difícil fazer a busca sem saber o local, to folheando os livros que estão online pros anos de 1909 e 1910. Se alguém tiver alguma dica eu agradeço.
Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@EmanuelVaz
talvez a emigração da Emília http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10
ID 10219 / Emília / 400982 / Serafim da Silva / Filha / 1 / Feminino / Solteiro
ID 400982 / Serafim da Silva / Matosinhos / Matosinhos / Manuel da Silva / &bnsp; / Pintor / 27 / Santos / Casado
sugiro solicitar informação do ID 400982 no CEPESE
caso queira procurar nas freguesias de Matosinhos https://tombo.pt/m/mts talvez Emília tenha a mesma naturalidade do pai
Obrigado!
Procurei nos registros de Matosinhos mas só tem o de 1909, como ela nasceu em novembro poderia ter sido batizada em 1910 mas não esta disponível online.
Que tipo de informação eu conseguiria no CEPESE com o ID do Serafim? Visto que já temos a naturalidade dele nessa busca
@EmanuelVaz
irão passar o numero, data e local do passaporte, com essas informações pode achar o processo e, com sorte constar o registro de nascimento da Emília.
@EmanuelVaz
Boa tarde,
Você também tem as seguintes opções:
1) Procurar o casamento dos pais da Emilia na freguesia de matosinhos num periodo de 5 anos para trás do ano de nascimento dela. Com o casamento, vc teria a naturalidade e idade de ambos os nubentes.
Se a mãe for de uma freguesia diferente, o batismo pode estar na freguesia da mãe;
2) Você pode procurar o passaporte manualmente na torre do tombo de nov/1910 a nov/1911, pois nos dados do cepese que o Kleber achou diz que a emilia tem 1 ano de idade. Se fosse menos, a idade estaria em meses.
3) Você pode requisitar a busca pelo batismo da emilia ou do passaporte do pai dela (caso nao queira fazer o item 2) com os dados achados no site do Arquivo Distrital.
Acredito que só é cobrado se o batismo for encontrado.
4) Caso ache o passaporte como dito no item 2, você pode pedir o processo de emissão deste, que é mais barato do que no cepese. Aqui custa 10 euros o passaporte (8, se for mais de um) e pelo arquivo distrital é 0,25 euro por página do processo de passaporte, que deve ter dados da Emília.
Espero ter ajudado.
Obrigado gente. Não tive sucesso ainda, minha mãe falou que ela costumava contar como foi a viagem de Navio, então acredito que ela não tinha 1 ano na época.
Outro ponto é que eles moraram na Argentina antes de vir para o Brasil, não sei se desembarcaram para o Brasil e foram pra Argentina ou se tinha alguma forma de ir diretamente pra Argentina na época.
Sigo procurando
@EmanuelVaz
sabe se Emília tinha irmãos e os nomes?
Tinha uma irmã chamada Dolores Soares.
Consegui um documento do meu bisavô que diz que ela era na verdade Espanhola, nascida em Almeria em 18-08-1908. O problema é que ela se declarou portuguesa para o casamento e na certidão da minha avó também está que ela é Portuguesa :(
Será que perdi minha chance com essa divergência de informações?
Pra deixar claro, eu estou tentando a cidadania para minha mãe através do meu bisavÔ, ele é portugues e temos a certidão de nascimento. Mas aparentemente precisa transcrever o casamento dele para portugal, ai que entra a necessidade da certidão da minha bisa Emilia... Mas agora com essa divergência de informações não sei mais o que fazer.
talvez a bisavó ser espanhola ( e não portuguesa) trabalhe a seu favor.
há uma corrente de pensamento que nem em todos os casos é necessária a transcrição de casamento para caso de netos quando apenas o antepassado declarante é português,
a @Leticialele saberá lhe explicar isso melhor
@CarlosASP , @EmanuelVaz , se o avô(ó) português(a) foi o(a) declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, a transcrição pode ser dispensada, pois a paternidade (maternidade) portuguesa está juridicamente estabelecida.