Busca de certidão de bisavó sem local

Olá, boa tarde. Vi vários posts do fórum mas ainda não consegui a ajuda que preciso.

Estou em busca do registro de batismo da minha bisavó. Não temos o local de nascimento dela, só sabemos que foi em Portugal. Segue as informações que tenho:

Nome: Emilia Soares

Nome do pai: Seraphim da Silva

Nome da mãe: Josepha Soares

Nascimento:06 de Novembro de 1909

Loca: Portugal, não sabemos onde

Conjuge: José Maria Martis


Ta bem difícil fazer a busca sem saber o local, to folheando os livros que estão online pros anos de 1909 e 1910. Se alguém tiver alguma dica eu agradeço.

Obrigado!

Comentários

  • @EmanuelVaz

    talvez a emigração da Emília http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID 10219 / Emília / 400982 / Serafim da Silva / Filha / 1 / Feminino / Solteiro

    ID 400982 / Serafim da Silva / Matosinhos / Matosinhos / Manuel da Silva / &bnsp; / Pintor / 27 / Santos / Casado

    sugiro solicitar informação do ID 400982 no CEPESE

    caso queira procurar nas freguesias de Matosinhos https://tombo.pt/m/mts talvez Emília tenha a mesma naturalidade do pai

  • Obrigado!

    Procurei nos registros de Matosinhos mas só tem o de 1909, como ela nasceu em novembro poderia ter sido batizada em 1910 mas não esta disponível online.

    Que tipo de informação eu conseguiria no CEPESE com o ID do Serafim? Visto que já temos a naturalidade dele nessa busca

  • @EmanuelVaz

    irão passar o numero, data e local do passaporte, com essas informações pode achar o processo e, com sorte constar o registro de nascimento da Emília.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2021

    @EmanuelVaz

    Boa tarde,

    Você também tem as seguintes opções:

    1) Procurar o casamento dos pais da Emilia na freguesia de matosinhos num periodo de 5 anos para trás do ano de nascimento dela. Com o casamento, vc teria a naturalidade e idade de ambos os nubentes.

    Se a mãe for de uma freguesia diferente, o batismo pode estar na freguesia da mãe;

    2) Você pode procurar o passaporte manualmente na torre do tombo de nov/1910 a nov/1911, pois nos dados do cepese que o Kleber achou diz que a emilia tem 1 ano de idade. Se fosse menos, a idade estaria em meses.

    3) Você pode requisitar a busca pelo batismo da emilia ou do passaporte do pai dela (caso nao queira fazer o item 2) com os dados achados no site do Arquivo Distrital.

    Acredito que só é cobrado se o batismo for encontrado.

    4) Caso ache o passaporte como dito no item 2, você pode pedir o processo de emissão deste, que é mais barato do que no cepese. Aqui custa 10 euros o passaporte (8, se for mais de um) e pelo arquivo distrital é 0,25 euro por página do processo de passaporte, que deve ter dados da Emília.

    Espero ter ajudado.

  • Obrigado gente. Não tive sucesso ainda, minha mãe falou que ela costumava contar como foi a viagem de Navio, então acredito que ela não tinha 1 ano na época.

    Outro ponto é que eles moraram na Argentina antes de vir para o Brasil, não sei se desembarcaram para o Brasil e foram pra Argentina ou se tinha alguma forma de ir diretamente pra Argentina na época.

    Sigo procurando

  • @EmanuelVaz

    sabe se Emília tinha irmãos e os nomes?

  • Tinha uma irmã chamada Dolores Soares.

    Consegui um documento do meu bisavô que diz que ela era na verdade Espanhola, nascida em Almeria em 18-08-1908. O problema é que ela se declarou portuguesa para o casamento e na certidão da minha avó também está que ela é Portuguesa :(

    Será que perdi minha chance com essa divergência de informações?

  • Pra deixar claro, eu estou tentando a cidadania para minha mãe através do meu bisavÔ, ele é portugues e temos a certidão de nascimento. Mas aparentemente precisa transcrever o casamento dele para portugal, ai que entra a necessidade da certidão da minha bisa Emilia... Mas agora com essa divergência de informações não sei mais o que fazer.

  • talvez a bisavó ser espanhola ( e não portuguesa) trabalhe a seu favor.

    há uma corrente de pensamento que nem em todos os casos é necessária a transcrição de casamento para caso de netos quando apenas o antepassado declarante é português,

    a @Leticialele saberá lhe explicar isso melhor

  • @CarlosASP , @EmanuelVaz , se o avô(ó) português(a) foi o(a) declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade, a transcrição pode ser dispensada, pois a paternidade (maternidade) portuguesa está juridicamente estabelecida.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.