Ajuda para obter Certidão de nascimento bisavô português

thisrothisro Member

Bom dia pessoal.

Preciso muito da ajuda de vocês para obter a certidão de nascimento do meu bisavô português que se chama Justiniano Rodrigues, já procurei de diversas formas e sozinho não estou conseguindo.


Nome: Justiniano Rodrigues (Português, nascido em Ville de Alenquer, conselho da mesma Portugal)

Esposa: Maria Fontanez (Brasileira, Nascida em São José do Rio Pardo/ SP)

Filiação 01: Francisco Rodrigues

Filiação 02: Quitéria Maria


Tenho a informação de que ele casou no Brasil em 20/04/1914 (certidão de casamento anexa), com 24 anos de idade. Então possivelmente ele teria nascido em 1889/1890, procurei nas certidões de batismo de Lisboa e não obtive sucesso. buscando através do Museu da Imigração do Estado de SP encontrei um registro que pode ser dele já que o município de destino é o mesmo de onde a esposa dele nasceu (São José do Rio Pardo) que consta no seguinte link http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L084_051.pdf

Porém não estou sabendo como dar sequência através desta informação.


Alguém pode me ajudar a encontrar ou me dar dicas?


Nome: Justiniano Rodrigues (Português, nascido em Ville de Alenquer, conselho da mesma Portugal)

Esposa: Maria Fontanez (Brasileira, Nascida em São José do Rio Pardo/ SP)

Filiação 01: Francisco Rodrigues

Filiação 02: Quitéria Maria

Abaixo encaminho os documentos brasileiros que consegui acesso caso ajudem na busca:


Gente por favor qualquer ajuda será muito bem vinda e útil para mim. Agradeço desde já por toda ajuda e atenção.

Comentários

  • @thisro

    Justiniano registro nº11 https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4798705 ...m0142.TIF freguesia de Alenquer (Santo Estêvão) / Alenquer / Lisboa

  • Boa tarde @Kleber Silva Aguiar ,


    Amigo muito obrigado, nada como saber pesquisar, eu tentei muitooooo e não obtive seu êxito.

    Acabei de localizar, fiquei em dúvida da data de nascimento pois consta 20 de setembro do ano próximo passado, consegue me explicar isso para eu poder solicitar o documento com a data correta, e se puder gostaria também com quais informações devo solicitar o documento.


    Muito obrigadoooooooo, estou muito feliz! Já estava sem esperanças.

  • thisrothisro Member
    editado September 2021

    @Leticialele muito obrigado pela sua ajuda, neste caso devo solicitar o Pedido de Reprodução ao Arquivo distrital de Lisboa, porém o site não funciona e pesquisando melhor encontrei a seguinte informação abaixo:

    "Arquivo Distrital de Lisboa

    O arquivo distrital de Lisboa foi extinto pelo Decreto lei 103/2012 passando o seu acervo a estar acessível através do Arquivo Nacional Torre do Tombo."

    Neste caso devo solicitar então ao Arquivo Nacional Torre do Tombo, o procedimento é o mesmo procede?

    Grato desde já, pela ajuda e informação fornecida.

  • @thisro , o link é este: https://digitarq.arquivos.pt/

    Siga o passo a passo mencionado.

  • @Leticialele Boa tarde, tudo bem?

    Com relação a divergência no ano de nascimento do Justiniano Rodrigues, pela certidão de casamento (Brasileira) possuía 24 anos em 20/04/1914 (seu ano de nascimento seria entre 1889 e 1890), na certidão encontrada pelo @Kleber Silva Aguiar e complementarmente ao seu comentário a data de nascimento é 20/09/1888, sendo assim, como há divergência no ano do nascimento e na idade nas certidões brasileiras (casamento e óbito) seria necessário retificar os documentos brasileiros por essa divergência ou é algo que não deve cair em exigência no processo de analise?

    Agradeço mais uma vez pelos esclarecimentos de vocês. Gostaria muito de possuir todo esse conhecimento que possuem, para poder ajudar mais e mais pessoas e de certa forma aliviar um pouco para vocês.

  • @thisro, a não ser que em alguma das certidões apareça explicitamente a data de nascimento, não precisa retificar. Era normal os portugueses diminuírem as idades aqui no Brasil!!

    Eu não retificaria nada!!

  • @Leticialele boa tarde, tudo bem?

    Venho mais uma vez solicitar sua ajuda e esclarecimento, estou dando sequência no pedido da certidão de batismo seguindo o passo a passo deste link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1, e para evitar erros no preenchimento do pedido gostaria de confirmar contigo se os dados abaixo estão corretos no preenchimento do pedido:

    DADOS PARA PREENCHIMENTO DO PEDIDO DE CERTIDÃO:

    Distrito ¹: Lisboa

    Concelho *: Villa d’ Alenquer

    Freguesia * Villa d’ Alenquer (Santo Estêvão)

    Nome do pai **: Francisco Rodrigues

    Nome da mãe **: Quitéria Maria

    Nome*: Justiniano Rodrigues

    Cônjuge **: 

    Cota atual (pode deixar em branco): 

    Nº do assento ¹: PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10

    Nº da página ¹: PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0142.TIF e PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0143.TIF

    Data do documento Ano / Mês / Dia (a selecionar)  : 27/01/1889 (É a data que o batismo foi lavrado?)

    Informação Adicional: Registro nº 11 da página PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0142.TIF


    Link onde consta o batismo: https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4798705 , registro nº 11 da página PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0142.TIF

    PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0142.TIF

    PT-ADLSB-PRQ-PALQ11-001-B10_m0143.TIF


    Permaneço no aguardo da sua informação.

    Desde já fico grato.

    Atenciosamente,

    Thiago Dos Santos Rodrigues

  • @thisro , sim, está corretíssimo

    Eles vão fazer um orçamento que você terá que validar e pagar, no prazo de 10 dias.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele bom dia.

    Acabei de solicitar minha certidão, muito obrigado por sua ajuda e também graças ao @Kleber Silva Aguiar.

    Que Deus abençoe em dobro a vida de vocês.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.