Pedido de urgência

Boa tarde, alguém alguma vez já fez pedido de atribuição de nacionalidade via neto por urgência? Alguém poderia me informar como funciona?

Meu esposo é bisneto de português, no caso a avó dele e o pai estão vivos. Porém a avó dele por ser de idade estamos com dificuldade de conseguir convence-la a fazer. Então estamos pensando em fazer para o pai dele direto, mas gostaríamos que fosse mais rápido.

Comentários

  • @Mayaratavolaro urgência apenas justificada (saúde, trabalho ou estudo). mesmo assim, creio que em Lisboa, mesmo com urgência, demore entre 6 a 8 meses...

  • @Mayaratavolaro

    O processo como filho (art-1C) é sempre o mais rápido e garantido. Deve ser o escolhido, justamente porque tem essa pressa.

    Na verdade a urgência maior é para o processo da avó. Quando cada um for feito, garante o direito à próxima geração.

    Como dito acima o gsilvestre, esses são os motivos para pedidos de urgência.

    Faça o processo de sua avó pelo ACP, e em 18 meses já terá a sua. Se tentar como neta, vai levar 32 meses, se não houver exigências.

    Seja rápida e focada, mas não se afobe. Gaste tempo no estudo e preparação dos documentos. Veja se não há divergências graves de nomes e datas. Veja se necessita transcrição do casamento em cada fase (é dispensada quando o declarante é o português antes de 1 ano, sendo o cônjuge brasileiro). Tenha os documentos da próxima etapa preparados com uma pequena antecedência, para fazer a nacionalidade "encaixada", por etapas. Aprovado um, pede e prepara os documentos da próxima etapa, porque valem só por 1 ano.

    Tenha o dinheiro separado (com algum extra) só para isso, porque o pagamento (das taxas e cartório) se faz antes de dar entrada no processo. Não peça documentos se não tiver certeza do dinheiro para ir até o fim em cada etapa. Ficam velhos, e perde os documentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.