Ajuda para encontrar certidão - Coimbra

Pessoal, preciso encontrar a certidão de batismo do meu trisavô para conseguir a cidadania para minha vó.


Tenho pesquisado nos arquivos distritais, tanto para encontrar o passaporte que daria mais informações ou a certidão de batismo mesmo mas até agora não consegui. Se alguém tiver informações ou instruções de como conseguir ficaria grato.

João Maria Pereira

Natural de COIMBRA (imagino que seja o distrito)

Nascimento: 21 de Julho de 1891

Filiação: Manoel Maria e Candida Jorge

Desembarque no Brasil (Porto de Santos) em 1903 no navio "Mala Real Inglesa"


Obrigado

Comentários

  • Pessoal, achei o casamento deles no religioso no Brasil e há a informação que ele teria nascido em Mira (se entendi bem). Já vi os livros de 1889, 1890, 1891 e 1892 e ainda nada. Alguma sugestão? Obrigado!


  • Boa tarde @viniciustf

    O provincia do Douro era uma antiga divisão de Portugal e posteriormente se dividiu em Beira Litoral e Douro Litoral.

    Mira era uma vila pertencente a Beira Litoral, pertencente a Coimbra, infelizmente no site do Tombo,não tem nenhum documento online https://tombo.pt/m/mir mas tente solicitar ao arquivo distrital.

  • Boa tarde, Gostaria de pedir ajuda aos senhores(as), estou dando entrada na minha CIDADANIA, mas nao sei a freguesia de onde meu bisavô nasceu,, sei +- que foi em vila de gaia 31/12/1911, mas nao sei a freguesia. Pai: IRINEU VALENTE TEIXEIRA MÃE: MARIA COSTA TEIXEIRA BISAVÔ: EDUARDO VALENTE TEIXEIRA (É DE QUEM PRECISO SABER ONDE ESTA O REGISTRO PARA DAR ENTRADA NA CIDADANIA) Vou deixar aqui alguns documentos que possuo para auxiliar quem for e puder me ajudar.


  • editado September 2021

    @marcosjunior

    acredito que consiga solicitar o registro no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1


    a emigração do Eduardo http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID 90345 / Eduardo Valente Teixeira / Gaia / Porto / Irineu Teixeira / Maria Valente / Agricultor / 14 / Manaus / Solteiro

  • editado September 2021

    @marcosjunior , coloque uma data de nascimento com menos de 100 anos - ex: 31 de dezembro de 1921

    Em Informações adicionais, coloque a data correta. O pessoal do civil online já está acostumado com esse procedimento.

  • Boa tarde,

    @Leticialele

    @Kleber Silva Aguiar

    Como saber em qual freguesia foi registrado, Gaia/porto é muito grande o leq. Estou fazendo pelos links que me enviou, mas tenho como saber antes dessa solicitação civil online, se esta foi pra arquivo ou se esta em gaia e qual freguesia?

    ID 90345 / Eduardo Valente Teixeira / Gaia / Porto / Irineu Teixeira / Maria Valente / Agricultor / 14 / Manaus / Solteiro

  • e ja queria agradecer pela ajuda. Forum bem legal...

  • @marcosjunior

    na solicitação no civilonline, coloque qualquer freguesia e no campo informação adicional que não tem certeza da freguesia

  • Já chequei Mira 1889, 1890, 1891, 1892, 1893 e 1894.


    Pedi desarquivamento dos documentos de casamento e certidão em inteiro teor para ver se consigo mais informações.


    Familiares falaram que ele seria de Póvoa do Pinheiro, chequei que seria freguesia de Antuzede, olhei os registros e nada também. Preciso da certidão dele para transcrever o casamento. Meu trisavô e minha trisavó erma portugueses e se casaram no Brasil. Tenho tudo dele já, falta o assento de batismo dele para realizar a transcrição.

  • Finalmente encontramos.


    Conseguimos achar uma certidão de desembarque no brasil, lá havia a data desse desembarque. Com isso, procuramos o passaporte e encontramos a freguesia.


    Eles eram de Antuzede mesmo, encontramos a certidão com os sobrenomes dos pais um pouco diferentes, mas o arquivo de coimbra informou que há uma nota do padre no fim dizendo que eles também eram conhecidos como Manoel Maria e Candida Jorge, que são os nomes que conhecemos.


    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.