Sem resposta do consulado português de São Paulo

Maria SantosMaria Santos Member
editado September 2021 em Tirar documentos portugueses

Olá,

Em janeiro 2021 entreguei os documentos para pedido de cidadania para meus dois filhos no consulado de São Paulo. Até o momento não recebi o número do processo e no site só informam que foi encaminhado ao setor.. alguém sabe o que significa " encaminhado ao setor "? Gostaria de saber se já encaminharam para Lisboa ou se engavetaram em SP. Como não recebi número de processo acredito que os documentos estão parados em SP. E no site não aparece nenhuma informação nova sobre o status do meu pedido.

Recentemente enviei mais dois pedidos, 1 para outra filha maior de 18 e outro para cônjuge. Desta vez enviei direto para Porto e Lisboa, via DHL, em uma semana já recebemos o número de processo dos dois.

Quanto tempo ainda deve demorar para que o consulado de São Paulo envie meus pedidos anteriores para Lisboa ? As mensagens que envio para eles solicitando informação não são respondidas.

Comentários

  • @Maria Santos , os processos feitos nos Consulados não podem ser acompanhados online. Tem que aguardar.

  • editado September 2021

    @Maria Santos

    Para processo de filhos (art-1C) os próprios consulados fazem (por inscrição), e não mandam para conservatórias. Não criam um número de processo para acompanhar. Não tem como acompanhar nem online, nem pela LR, nem pelo próprio consulado. Quando ficar pronto eles te informam.

    Somente quando o consulado não tem competência para fazer a nacionalidade (pelo casamento, netos, etc), eles recebem os documentos, e encaminham para Lisboa em bloco. Nesses casos você conseguirá acompanhar online, depois que chegar na Conservatória.

    Leia aqui: https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

    Quem pode consultar:

    No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:

    • atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.