Cidadania para neto de português

Pessoal, boa tarde. Tudo bem?

Tenho lido muito sobre a cidadania portuguesa em fóruns, sites e vídeos de YouTube, mas ainda possuo muitas dúvidas. Meu avô materno era português, nascido antes de 1911, e casou-se no Brasil. O documento que eu imagino ser mais chatinho de encontrar é o assento de batismo, o qual já está em minhas mãos, inclusive com aquele selo em alto-relevo e com a averbação do casamento dos meus avós.

Gostaria de dar entrada na documentação junto à conservatória devido ao menor tempo, iniciando pelo processo de cidadania da minha mãe. Porém, não encontrei uma listagem de documentos concisa necessária para começar a reunir e dar início ao processo, assim como informações sobre como de fato fazer o envio dos documentos.

Alguém poderia me dar uma luz?


Desde já muito obrigado!

Comentários

  • Se sua mae esta viva e voce esta com os documentos do seu avo melhor fazer o processo dela entao que eh de filha e se foi o seu avo que a registrou antes de 1 ano de idade entao podera fazer o processo dela pela ACP do Porto pois assim nao precisa da transcricao do casamento do seu avo entao qual e a situacao?

  • @smartins , tem que mandar

    Assento de batismo do avô, certificado pelo Arquivo Distrital;

    Certidão de casamento ou de óbito inteiro teor (não precisa apostilar) para fixar o nome usado na vida adulta;

    Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, da requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha filiação;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade, obtido pelo email, após a confirmação do pagamento dos emolumentos (175 euros) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande o processo para o Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • Pessoal, bom dia! Todos bem?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Se caso na certidão de nascimento da minha mãe já constar a averbação da troca de nome devido ao casamento, ainda assim é necessário o envio da certidão de casamento para fim de fixação de nome?


    At.te

  • Outra pergunta: A cópia que eu tenho do assento do meu avô é de 2015. Há algum problema?

  • @smartins , mesmo com a averbação do casamento na certidão, tem que mandar a certidão apenas para comprovar a troca de nome com o casamento.

    Quanto à certidão de seu avô, se for do civil online, pode mandar cópia simples. Se é do Arquivo Distrital, tem que mandar a original certificada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.