Certidão de Nascimento/Assento de bisavô português

Bom dia, senhores e senhoras.

Estou para dar entrada no pedido de nacionalidade portuguesa da minha avó Wanda Coelho da Paz, por atribuição, que é filha de Antônio José Coelho e Aurelia de Mattos Vieira (meus bisavós). Meu bisavô é filho de José Augusto Coelho e Thereza de Jesus do Fino, e minha bisavó é filha de João de Mattos Vieira e Maria Rosa de Mattos Vieira (meus trisavós). Ambos bisavós são portugueses, pois nasceram em território português.

Minha bisavó AURELIA DE MATTOS VIEIRA nasceu no Distrito de Viseu, no Concelho de Santa Comba Dão, na Freguesia de Óvoa, próximo à foz do Rio Dão. Falei com o Arquivo Distrital de Viseu, que me informou que a certidão ainda estava em Santa Comba Dão, e consegui a certidão de nascimento dela, que já está informatizada. Já do meu bisavô eu fiz um pedido de reprodução no arquivo do distrito de Guarda, concelho de Fornos de Algodres ou Vila Nova de Foz Côa, na Freguesia de Muxagata (como minha vó informou), mas o documento não foi encontrado, o que indica que ele não nasceu lá.

Portanto, a minha pergunta é: existe um outro local na internet onde eu possa encontrar o local de nascimento do meu bisavô através apenas das informações do nome dele e dos pais dele? É possível isso?

Obrigado desde já, e aguardo retorno.

Com meus mais sinceros cumprimentos, atenciosamente,

Bruno Paz.

«1

Comentários

  • @Bruno_Paz , qual a data de nascimento de seu bisavô?

    Sabe se tinha irmãos?

  • Verdade, esqueci rss Foi a correria.

    Ele nasceu em 21 de agosto de 1900. Ele não tem irmãos. Pior que na certidão de casamento dele está como nome da mãe THEREZA DE JESUS DO FINO, já no documento dele da marinha (ele era taifeiro) está THEREZA DE JESUS FINA. Mesma coisa com o pai: na certidão de casamento está JOSÉ AUGUSTO COELHO, mas no documento da marinha está JOSÉ JOAQUIM COELHO. Eu me baseei na certidão de casamento porque achei mais confiável.

  • Mas ao que parece, o documento dele da marinha parece ser o correto, pois eu pedi a reprodução nos arquivos distritais de Guarda com base nos dados da certidão de casamento e o documento não foi encontrado.

    Isso foi um erro crasso dos cartórios aqui do Brasil na época em que ele se casou, por isso fui induzido ao erro quando fiz o preenchimento no formulário dos arquivos distritais de pedido de reprodução. 

  • Nome do meu bisavô: ANTÔNIO JOSÉ COÊLHO

    Data de Nascimento: 21/08/1900

    Filiação: JOSÉ JOAQUIM COÊLHO e THEREZA DE JESUS FINA

    Possível distrito (não temos certeza): Guarda

    Possível Concelho (não temos certeza): Fornos de Algodres ou Vila Nova de Foz Côa

    Possível Freguesia (não temos certeza): Muxagata

    Local do casamento: no Brasil, na Freguesia de Jacarepaguá - 12ª circunscrição, 6ª zona Jacarepaguá, livro B-0036, número 293

    Data do Casamento: 13 de dezembro de 1924, às 13 horas da tarde

    Nome da esposa: AURELIA DE MATTOS VIEIRA, que também era portuguesa

    Falecimento: 19/03/1936, no Rio de Janeiro, na Fregesuesia de Irajá

    Porto de desembarque e o nome da cidade onde o português se fixou: RIO DE JANEIRO - RJ

  • Fiz um novo pedido de reprodução no arquivo distrital de Guarda, agora com os dados corrigidos. Vamos ver se eles conseguirão encontrar.

  • Sabe de algo, @Leticialele?

  • @Bruno_Paz , no registro de Óbito(19/03/1936), de Antonio José Coelho, Freguesias Irajá e Penha, 12ª Circunscrição, aparece a filiação: José Augusto Coelho e Thereza de Jesus Fina.

    No registro de Nascimento, de Wanda Mattos Coelho(nascida:10/07/1929), Freguesia Engenho Velho, 8ª Circunscrição, aparecem avós paternos: José Augusto Coelho e Thereza de Jesus.

    No registro de Nascimento, de Ilza de Mattos Coelho(nascida:19/04/1933), Freguesia Irajá, 12ª Circunscrição, aparecem avós paternos: José Joaquim Coelho e Thereza de Jesus Fina.

    No registro de Casamento(13/12/1924), de Antonio José Coelho(nascido: 21/08/1900) e Aurelia de Mattos Vieira(nascida: 06/06/1907), Freguesias Irajá e Jacarepaguá, 12ª Circunscrição, aparece a filiação dele: José Augusto Coelho e Thereza de Jesus Fino.

    Você já confirmou os nomes corretos dos pais de Antonio José Coelho, como informou acima. No sobrenome da mãe fiquei em dúvida se seria, Fina, Fino ou Feira em alguns documentos.

    Espero que consiga, boa sorte.



    Mauriceia.

  • @Mauri , primeiramente muito obrigado pela ajuda.

    Sim, liguei novamente para minha avó e ela disse que era THEREZA DE JESUS FINA e JOSÉ JOAQUIM COÊLHO, como consta na carteira de identidade dele da marinha. Olha na foto do anexo.

    Maior confusão isso, trocam todos os nomes e sobrenomes e os velhinhos nem para conferir hahaha

    Muito obrigado novamente!


  • @Mauri, aqui tem o original (foto) pra ver melhor:


  • Acabei de saber através do meu pai (Luiz Pombo da Paz Filho) que meu bisavô Antônio José Coêlho tinha uma irmã, informação essa que ele não tinha me passado:

    Nome de solteira: Ilda de Jesus Coêlho.

    Nome de casada: Ilda de Jesus Vieira.

    Só sei disso. Vou caçar agora mais informações sobre ela.

    Não se tem relevância essa informação, mas deixarei aqui se ajudar em algo.


    Obrigado a todos.

  • @Bruno_Paz , registro de Casamento(18/04/1931), 4ª Pretoria Cível, Freguesias da Glória e Coração de Jesus, de Jayme Mattos Vieira(irmão da Aurelia), nascido em 03/08/1903 e de Hilda de Jesus Coelho(irmã do Antonio), nascida em 15/08/1904, nome de casada: Hilda de Jesus Vieira, atualmente 4ª Circunscrição. Os dois portugueses como os irmãos, mas nenhum dado das regiões dos nascimentos.

  • editado September 2021

    @Bruno_Paz

    solicite informações da habilitação do casamento da irmã no AN https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/servicos/copy_of_acervos-mais-consultados/registro-civil-da-cidade-do-rio-de-janeiro

    Ficha; 82119 / Fundo/Coleção: 4ª Pretoria Cível do Rio de Janeiro, (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O

    Assunto: Habilitação para casamento de Jaime Matos Vieira e Hilde de Jesus Coelho

    Ano Inicial: 1931 / Número: 3834 / Maço: 50 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJB-8LBB

  • @Mauri e @Kleber Silva Aguiar , muito obrigado pela ajuda!

    Vou correr atrás disso agora!

  • Alguém pode ajudar na busca de uma certidão de cidadão português, nascido em 1908, a partir do nome do mesmo e de seus pais ?

  • @David Abrao , coloque todos os dados de que dispõe.

  • Olá, Leticia, obrigado pelo retorno!

    Manoel Trindade, filho de José Agostinho Trindade e Anna Baptista Trindade . Nascimento provável em 03/06/1908 .

    Tenho informações de que ele teria nascido na Ilha da Madeira, Mira ou Coimbra. Já foi procurado por muitos anos o assento, porém jamais encontramos.

  • @David Abrao

    chegada da família em SP 23/03/1912 http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L085_113.pdf nº ordem 1018 a 1021, Manuel com 4 anos, cita "CANTÃNHEDA" https://tombo.pt/m/cnt

  • kleber, com essas informações eu devo procurar em Cantanheda ? Poderia indicar uma forma para eu consultar e requerer a certidão ?

    muito agradecido pela grande colaboração

  • Caro kleber, encontrei a conservatória de Cantanheda e enviei um email, mas caso tenha algum outro caminho, por favor, ficarei agradecido pela informação.

    abs. david

  • @David Abrao , vai nos arquivos distritais de Coimbra, se tiver que se cadastrar se cadastra e faz um pedido de pesquisa. Entra aqui:

    Ou você pode entrar em contato pelos dados da imagem em anexo.

    Coloca Distrito: Coimbra e Concelho: Cantanhede para buscar. Seria bom ter a Freguesia também, mas com esses dados já da pra começar uma busca. Mas como você ja entrou em contato com a conservatória de Cantanhede, é até melhor.


  • Muito agradecido Bruno Paz Seguirei suas orientações abs

  • @David Abrao , estamos juntos! Estou na busca da certidão do meu bisavô também. Já pedi pesquisa sobre o casamento da irmã dele no AN e estou esperando a resposta do arquivo distrital de Guarda, mas ainda está como "verificação de dados". Tomara que eles encontrem e que já esteja informatizada como da minha bisavó, daí peço aqui mesmo no consulado do RJ.

  • JuDuarteJuDuarte Member
    editado September 2021

    @David Abrao precisa saber a freguesia! Eles não fazem buscas sem essa informação. Você pode procurar aquí: https://tombo.pt/m/cnt

  • Caros, a conservatória disse não possuir registros de 1908 e agora estou vendo na Universidade

    Bruno essas conservatórias que aparecem no link são todas de Cantanhedense ?

    abs e bom dia a todos

  • @David Abrao Cantanhede só tem no Distrito de Coimbra, não achei nenhuma outra em Portugal. Logo, tem que buscar no Distrito de Coimbra. Porém, sem a Freguesia fica mais difícil de achar e apesar de ser um dado que não é obrigatório no preenchimento do pedido de reprodução, é recomendável que se tenha (como diz no próprio site das conservatórias), pois sem esse dado demora mais a busca pela certidão e pode encarecer o serviço de pesquisa.

  • Bom, agradeço a @Mauri e @Kleber Silva Aguiar mas infelizmente o arquivo distrital de Guarda não achou o documento, o que quer dizer que ele não nasceu em Guarda, Fornos de Algodres ou Vila Nova de Foz Côa e Muxagata, porque o nome agora está correto.

    Nem nos docs da irmã dele aparece onde ela nasceu, porque se aparecesse, eu poderia descobrir onde ele nasceu através dela, mas parece que a família (os portugueses) ocultou essa informação não sei por qual motivo...

  • Agora vou ficar no aguardo das informações que o AN possa vir a descobrir (já me responderam hoje, dizendo que repassarão as informações para um técnico).

  • @Bruno_Paz , lendo o seu comentário inicial informou que sua bisavó Aurelia seria do Distrito de Viseu.

    Quando procurou o Assento da sua bisavó Aurelia, solicitou pesquisa no mesmo Arquivo Distrital de Viseu, a respeito do Assento do seu bisavô, Antonio José Coelho?

    As famílias pareciam ser próximas, porque os irmãos dos seus bisavós casaram-se também, poderiam ser da mesma região.

  • Bruno, bom dia! A conservatória de Cantanhede retornou hoje informando que não tem registros de 1908 e que naquela cidade só tem uma conservatória. Enviei email para o arquivo distrital com o nome de meu avô, data do nascimento e dos pais, porém não retornaram e não sei se receberam o email.

    Teria algum outro local para tentar a busca ? Você falou " preenchimento do pedido de reprodução " , onde encontro esse pedido para preencher e enviar ?

    Até hoje, por mais de trinta anos venho procurando e o mais próximo que cheguei foi a folha do livro de imigrantes que consegui aqui com a ajuda dos amigos

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.