Cidadania para neta de português

Estou começando a verificar o processo de cidadania e estou com muitas dúvidas para iniciar o processo. Meus bisavôs nasceram na Ilha da Madeira e se conheceram aqui no Brasil, casando aqui. Minha avó já é falecida e pelo que ei vi tenho que solicitar primeiro da minha mãe para depois solicitar o meu, através de um forum daqui consegui levantar a certidão de nascimento deles e já fiz o pedido da certidão por escrito, estou aguardando (segue anexos).

Proximo passo é levantar as documentações, vi em um forum que será necessário juntar os documentos abaixo para dar entrada. Gostaria de saber se terei que transcrever o casamento ocorrido no Brasil ou bata os documentos abaixo:

  • certidão de nascimento/ assento de batismo já solicitado no arquivo;
  • certidão de nascimento da neta com registro de fotocópia do livro de registros de nascimento com menos de 01 ano e apostilada;
  • certidão de nascimento do progenitor de inteiro teor;
  • cópia autenticada e apostilada do RG recente;
  • atestado de antecedentes criminais;
  • preenchimento e assinatura reconhecida no formulário 1D;


Tenho duvidas principamento sobre o casamento ocorrido no Brasil e também dos sobre os obitos se tenho ou não que fazer a transcrição. Fico muito agradecido pela ajuda



Comentários

  • @Joao_Paulo_Assis , se os dois era portugueses e se casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

    Se tiverem casado em Portugal, não é necessário.

    Veja quem foi o declarante do nascimento de sua avó.

    A documentação listada está correta.

  • Obrigado pelo retorno, então o primeiro passo é fazer transcrição do casamento deles então? é um processo a parte ante de dar entrada nessa documentação da minha mãe? É necessário encaminhar o obito também? Com relação ao nascimento, casamento e obito da minha avó tenho que fazer algo?

  • @Joao_Paulo_Assis , sim, a transcrição de casamento é um processo à parte e, para ele, precisará da certidão de nascimento da esposa.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos;

    No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio;

    Em qualquer caso, por Ponta Delgada (Açores).

    Não é necessário o óbito.

    Transcrito o casamento, vai mandar a documentação necessária à atribuição de sua avó, como neta. Dela, vai precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada e da certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) se ela trocou o nome após o casamento.

  • desculpa mas estou na duvida, meus bisavôs são portugueses e casaram aqui no Brasil (ambos falecidos). Minha avó filha deles já é falecida também, na certidão de nascimento dela meu bisavô que declarou. Independente disso tenho que transcrever o casamento dos meus bisavôs? Qual caminho é mais rapido pelo consulado de Santos ou pela conservatória?

  • @Joao_Paulo_Assis , é mais rápido pelo Consulado de Santos. Mande pelos Correios.

    Veja aqui: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    NÃO mande para São Paulo. Mande para Santos.

  • No processo de transcrição eu fiz um login em meu nome no consulado portugues, tem um formulário a ser preenchido. Os dados do requerente preencho com os dados que tenho dos meus bisavôs e os dados de contato pode ser o meu? e com relação a assinatura eu assino o quereimento?

    Na relação de documentos eles pedem a certidão de casamento apostilada, caso tenha algum dado errado eu tenho que retificar o casamento deles no cartório aqui do brasil antes de solicitar a certidão apostilada ou não é necessário?

    Pedem também a certidão simples do nubente que não possui a nascionalidade portuguesa, nesse caso ambos possuim então não preciso mandar?

    Pedi nos arquivos de Portugal a certdião de nascimento dos dois, preciso pedir mais de uma cópia para os demais processos ou posso solicitar apenas uma e caso precise de outras posso tirar cópia autenticada aqui no brasil?


    Descula pela quantidade de perguntas mas estou vendo isso pela primeira vez, muito grato pelas orientações.

  • @Joao_Paulo_Assis :

    No processo de transcrição eu fiz um login em meu nome no consulado portugues, tem um formulário a ser preenchido. Os dados do requerente preencho com os dados que tenho dos meus bisavôs e os dados de contato pode ser o meu? e com relação a assinatura eu assino o quereimento? Você coloca os seus dados e assina. E tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor para provar que é neto e tem legitimidade para solicitar a transcrição.

    Na relação de documentos eles pedem a certidão de casamento apostilada, caso tenha algum dado errado eu tenho que retificar o casamento deles no cartório aqui do brasil antes de solicitar a certidão apostilada ou não é necessário? Depende do erro! Mas, se for necessário, tem que retificar antes de mandar.

    Pedem também a certidão simples do nubente que não possui a nascionalidade portuguesa, nesse caso ambos possuim então não preciso mandar? Mande apenas as certidões portuguesas.

    Pedi nos arquivos de Portugal a certdião de nascimento dos dois, preciso pedir mais de uma cópia para os demais processos ou posso solicitar apenas uma e caso precise de outras posso tirar cópia autenticada aqui no brasil? O Consulado de Santos devolve todos os documentos, que podem ser utilizados no processo de nacionalidade. Vão emitir uma certidão de casamento portuguesa, informatizada, da qual você mandará uma cópia. Se as certidões portuguesas tiverem sido emitidas pelo Arquivo Distrital, tem que usar as originais. Se forem emitidas pelo civil online, pode usar cópias simples.

    Boa sorte!!

  • Bom dia, surgiu uma outra dúvida aqui em conversa com minha tia (irmã da minha mãe) ela também quer entrar com o processo de cidadania, a transcrição do casamento se faz uma vez só porém depois terei que entar com dois processos de cidadania um para minha mãe e outro para a minha tia. Para isso tenho que solicitar novas certiões de nascimento dos meus bisavos em portugal ou posso entrar com uma copia simples dos documentos que estou esperando o envio?

  • @Joao_Paulo_Assis , a transcrição é feita apenas uma vez e vale para todos os filhos.

    Se a certidão de seu bisavô (ou bisavó) for do Arquivo Distrital, terá que solicitar outra cópia certificada para o processo.

    Mande junto uma cópia simples da certidão de casamento portuguesa que receberá após a transcrição.

    Pode mandar os processos das duas juntos, mas sem compartilhamento de nenhum documento.

  • Bom dia, recebi hoje atraves dos correios a certidão de portugal. É dessa forma que tenho que enviar para o consulado fazer a transcrição junto com os demais documentos? No verso constam as imagens dos livros.

  • @Joao_Paulo_Assis , são exatamente essas!!

  • Muito obrigado, vou solicitar ao cartório a alteração das datyas e nomes na certidão de casamento para dar sequencia ao processo. Pelo que vi tem divergencia na data dos dois nascimentos e também no nome, esta Manuel ao invés de Manoel e Luiz ao invés de Luiz.

  • @Joao_Paulo_Assis , Manoel e Manuel; Luis e Luiz não são divergências!!

    Só faça a retificação se as datas estiverem explícitas na certidão!! Se tiver apenas a idade, esqueça. Mande como está!!

  • Boa tarde, fui hoje no cartório aqui em Santos para efetuar as alterações necessárias na certidão de casamento pois as datas de nascimento estão erradas. Para fazer as alterações eles pediram as certidões de nascimento narrativas apostiladas, é isso mesmo? As que eu recebi, conforme enviei anteripormente, estão apenas com a foto do livro em anexo.

  • @Joao_Paulo_Assis , cada cartório faz suas exigências.

    Terá que pedir a certidão narrativa e pedir para apostilar na PGR

  • Boa tarde.

    A avô do meu marido (requerente) é neta de portugueses, ambos nascidos e casados em Portugal. Para pedido de cidadania dela, gostaria de confirmar os documentos necessários para não haver possibilidade de erro devido a idade dela:

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica + apostilamento da requerente

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica + apostilamento da mãe da requerente (filha dos portugueses)

    . certidão de casamento inteiro teor reprográfica + apostilamento dos pais da requerente - É necessária?

    . certidão do avô português - nascido em 1871 - achei o nascimento no livro pelo site do Tombo, essa cópia simples é válida?

    . antecedentes criminais + autenticação da certidão emitida

    . cópia autenticada documento + apostilamento

    . cópia autenticada histórico escolar + apostilamento

    . prova de vida Consulado SP

    . formulário 1D

    Obrigada!

  • @RCS

    certidão de nascimento inteiro teor reprográfica + apostilamento da requerente Correto

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica + apostilamento da mãe da requerente (filha dos portugueses) Não precisa ser reprográfica, ´pode ser inteiro teor, apostilada

    . certidão de casamento inteiro teor reprográfica + apostilamento dos pais da requerente - É necessária? Não é necessária

    . certidão do avô português - nascido em 1871 - achei o nascimento no livro pelo site do Tombo, essa cópia simples é válida? Não, tem que pedir uma cópia certificada ao Arquivo Distrital - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    . antecedentes criminais + autenticação da certidão emitida Correto

    . cópia autenticada documento + apostilamento Correto

    . cópia autenticada histórico escolar + apostilamento Não é necessário

    . prova de vida Consulado SP Correto

    . formulário 1D Correto

  • RCSRCS Member
    editado December 2021

    Leticia, muito obrigada pelo retorno. Só mais uma coisinha que esqueci: somente Lisboa recebe esse tipo de processo ou há alguma outra Conservatória?


    Havia colocado uma outra dúvida mas acho que foi numa discussão com outro tema:

    Estou com algumas dúvidas quanto a documentação que preciso para neto de português e gostaria de confirmá-las:

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica do requerente + apostilamento

    . cópia autenticada do RG + apostilamento

    . antecedentes criminais + autenticação da certidão emitida

    . cópia autenticada histórico escolar fundamental e médio + apostilamento

    . certidão de nascimento inteiro teor reprográfica do pai do requerente + apostilamento

    . certidão de nascimento cópia simples do português nascido em 1940 (avô do requerente)

    . formulário 1D pago por cartão de crédito

    O envio só pode ser feito para Lisboa?


    Obrigada!

  • @RCS , sim, até o presente, os processos de netos só tramitam na CRCentrais - Lisboa

    Boa sorte!!


  • Boa tarde.

    Estou com dúvidas sobre o processo de transcrição . por favor me ajudem Meus avós eram portugueses e casaram no Brasil.

    meu avô casou duas vezes , ambas portuguesas.Vou fazer a naturalização pelo meu avô . Já estou com a certidão de baptismo do avô e da avó que vieram ( já apostiladas para fazer retificações em outras certidões . Minhas dúvidas:

    • preciso das certidões de baptismo das duas esposas ;
    • preciso da certidão de óbito do meu avô ;
    • ele era viúvo da primeira esposa quando casou com a minha avó -tenho a certidão de óbito da primeira esposa ; preciso colocar a certidão de óbito da minha avó ;
    • e finalmente as certidões de baptismos originais do avôe da avó vão ficar retidos e vou precisar tirar outras originais para o me processo de naturalização ?
    • Desculpe pelo grande número de perguntas mas quero fazer tudo certo para não cair em exigências .
  • @Salette_Barbosa_ , os Consulados (Santos e Rio ) devolvem os documentos, e você pode usar as certidões para o processo de cidadania.

    Você é descendente do primeiro ou do segundo casamento?

    Se é do segundo, transcreva apenas o segundo casamento. Seu avô deve aparecer na certidão de casamento como viúvo, e você não terá problemas se fizer isso.


  • Oi Leticia . sou muito grato pelas suas informações .

  • @Salette_Barbosa_

    Seu caso gerou, e ainda está gerando, alguma discussão sobre posição e a da @Leticialele sobre o aspecto legal de fazer somente a segunda transcrição. Eu entendo que seria obrigatório fazer todas as transcrições, 1º casamento, óbito, 2º casamento. E pagar duas taxas (o óbito é grátis).

    Eu tenho dois documentos com respostas oficiais que suportam meu entendimento.

    Em Ponta Delgada seguramente teria que transcrever os dois. Os consulados exigem que o casamento esteja averbado na certidão de nascimento, e portanto se os dois estiverem averbados, creio que forçarão a transcrição de ambos. Seria o mais correto a fazer.

    Entenda que é o seu processo, e se quiser tentar fazer somente uma delas é seu direito. Se não der certo, dependendo de onde estiver tramitando, pode perder o pagamento da taxa (em Santos, por exemplo), e das despesas de remessa dos documentos, e ter atrasos por devolução dos documentos. É isso que estou tentando evitar.

  • Bom dia

    Bom dia, consegui reunir os documentos para dar entrada na transcrição de casamento dos meus bisavós pelo escritório de Santos. No preenchimento é melhor colocar os dados da minha mãe (neta dos portugueses) ou posso colocar os meus como bisneto? Tenho que também fazer a transcrição dos óbitos ou não é necessário? Esse formulário é o correto?

  • Tenho uma dúvida e não encontrei informação que se encaixe no forum. Estou iniciando a coleta de documentos para cidadania de minha mãe, neta de portugueses casados no Brasil. Encontrei o registro de batismo do avô portugues, de 1871, a transcrição do casamento dele ocorrido no Brasil em 1900, a certidao de nascimento do filho no Brasil e da minha mãe está certo também. Pelo que entendi, o filho brasileiro teria que ser registrado pelo pai (não foi) para não precisar da certidão de casamento transcrita, correto? Ocorre que não possuo a certidão de nascimento/batismo da avó portugesa. Consigo solicitar a nacionalidade somente com esses documentos ou de qualquer forma terei que achar esse registro da avó portuguesa?

    Obs: já pesquisei nos documentos ou familysearch informações para tentar encontrar, mas não tive êxito, pois o nome dela é muito comum. Segue link da transcrição de casamento no Brasil, que consta os dados:

    nome: Maria de Souza (nome solteira)/ Maria de Souza Rocha (nome casada)

    cônjuge: Jacinto da Rocha e Silva

    pai: Carlos Pinto

    mãe: Anna de Souza


  • Alguem poderia me ajudar na dúvida acima?

  • editado June 2022

    @Rod26

    Na freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real, tem uma Maria, batizada em 1883, filha de Carlos Pinto e Anna de Souza. Ver TIF 017:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1061386

    Tem o batizado de 3 irmãos dela:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XX3-CVPH

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XX7-PY5S

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XXQ-TMJ1

  • @CarlosASP Perfeito Carlos, seria muito coincidência ser outra. Me diga, como conseguiu encontra-la? Procurei de todas as formas no family search e nada. Te pergunto, pois quero, após conseguir enviar os documentos para nacionalidade portuguesa, buscar os antepassados da minha outra parte da familia, que é italiana. Muito obrigado!

  • @Rod26

    Também acho que seria muita coincidência ser outra pessoa. Vi no casamento religioso em 1900 que ela tinha 17 (?) anos, então estava na faixa de tempo possível.

    É uma questão de usar a função Pesquisa do FS de várias formas, até dar certo (nem sempre dá, mas só se sabe tentando).

    Sempre começo pelo nome "menos comum". No caso, achei que era Carlos Pinto. Acrescentei Anna Souza como cônjuge. E selecionei PT como Local. Nisso apareceram os 2 primeiros batismos de filhos do casal que passei acima. Em casos de batismos em PT, sempre prefiro procurar pelos nomes dos pais - já que o FS pode ter indexado o batismo com o sobrenome errado (em geral um do pai - e só com o batismo nunca se sabe que sobrenomes os batizados assumiram na vida adulta ); sem contar os erros de indexação (grafia errada ou modernizada, leitura por computador etc)

    Achei que o resultado parecia promissor. E já sabia que era distrito de Vila Real. Inverti a busca, colocando Anna Souza e cônjuge Carlos Pinto - e acrescentei Vila Real no filtro de distrito. Aí apareceu o terceiro batismo (nele você nota que Carlos Pinto usa mais um sobrenome, Canario, mas o resto dos avós bate - além dos erros de indexação).

    Também tinha olhado os outros registros já anexados na árvore da família. Num batismo tinha visto uma madrinha Lydia de Souza; Lydia não é o nome mais comum. Por isso, quando vi o terceiro batismo, de uma Lydia, achei que podia ser alguém da família (ou uma homenagem a uma parenta).

    É meio que o "conjunto" das informações que vai te guiando se vale a pena ou não investir mais tempo numa pesquisa.

    Com isso tudo, achei que tinha coisa aí. Aí fui folhear pelo site do Arquivo Distrital de Vila Real os batismos da freguesia (se fosse uma com muitos batismos, eu ia só te dar a dica; mas era pequena). E era uma freguesia fácil de ler (com os nomes do batizado nas laterais) e cheguei na Maria.

    Sempre coloco isso para as pessoas: "é importante "rechear" a árvore no FS com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos."

    PT me parece ser um país com bem mais recursos online que a IT para pesquisa de antepassados. Até pela história; PT é um país com basicamente as mesmas fronteiras e regras em toda o território há séculos, já a IT só completou a unificação em 1870 se não me engano.

  • @CarlosASP Muito legal seu método, valeu muito pelas explicações. Confesso que tentei mais ou menos por este caminho, mas não com tanto afinco. Já solicitei os 2 batismos pra transcrever o casamento na sequência. Rumo a nacionalidade. Valeu mesmo, grande abraço!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.